Casei e vou mudar de casa. E agora?

Casei e vou mudar de casa. E agora?

As melhores dicas para tornar mais fácil a mudança de casa após o casamento, permitindo que o casal desfrute ainda mais desta experiência nova e se adapte à nova rotina mais facilmente.

Casei e vou mudar de casa. E agora?
Photo by andrew welch on Unsplash
  • Vida a Dois
  • Conselhos
  • Guest-blogger
  • Casados de fresco
  • Casal

O casamento é uma nova etapa na vida das pessoas, que traz desafios diferentes, colocando-nos em novas situações. Para muitos, casamento é também sinónimo de mudança de casa, ao deixarem o lar dos pais para construir um novo com a pessoa amada. Mas esta mudança nem sempre é fácil: entre os objetos de cada membro do casal e os presentes que receberam no casamento, existe muita coisa para organizar e que pode complicar tudo. Por isso, em conjunto com o Habitissimo, deixamos-lhe aqui algumas dicas para organizar a mudança de casa após o casamento:

Comece com tempo

Não deixe as coisas para a última hora. Pelo menos 30 dias antes, procure e contrate uma empresa de mudanças para evitar erros que possam ser prejudiciais durante o transporte. Poderá economizar e arranjar caixas em lojas ou supermercados ou comprar você mesmo plástico bolha, para embalar as coisas mais frágeis, mas no que toca ao transporte das peças economizar pode não ser a melhor opção. Deverá também fazer uma lista de tudo aquilo que precisa de levar (incluindo as coisas que receberam no casamento) e fazer um pequeno plano das coisas que podem ir juntas, separadas por divisão da casa e nível de importância de 1 a 3 (sendo que 1 são os objetos que podem ser desembalados por último e 3 são os objetos mais importantes para o dia-a-dia). Outra coisa muito importante: reveja todos os seus pertences e livre-se das coisas que não usa, como roupas ou objetos. Assim, evita andar a transportar coisas desnecessárias e que não vão ser usadas.

Veja também: Recém-casados: abrir uma conta bancária conjunta, sim ou não?

guardar
Foto: Freepik

Alguns dias antes da mudança

Comece a embalar as suas coisas com pelo menos 15 dias de antecedência, seguindo o esquema que criou previamente. Deverá começar pelas coisas menos essenciais e menos usadas no dia-a-dia. Outra coisa a considerar é a alteração ou criação de contratos e subscrições, como da eletricidade, água, jornais e internet. Assim, irá evitar multas por falta de pagamento e terá todas as comodidades de que precisa na sua nova casa. Caso tenham animais de estimação ou filhos, certifiquem-se de que alguém da família está disponível para cuidar deles no dia da mudança: mudar de casa pode ser uma situação muito stressante e com eles pode ser mais difícil organizar tudo.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Veja também: Prós e Contras de ter um cão no início da vida a dois

guardar
Foto: Freepik

O dia da mudança aproxima-se!

10 a 8 dias antes da data da mudança, separe os seus pertences de mais valor, como jóias, e também documentos. Esses objetos devem ser colocados ou numa caixa à parte ou num cofre, caso tenha um, e quem os deve levar no dia da mudança deve ser você, para evitar perdas e transtornos. Crie também um kit de emergência, com coisas básicas, como papel higiénico, alguns talheres e pratos e outras coisas essenciais para o dia-a-dia, para que consiga viver os seus primeiros dias na nova casa com tudo aquilo que precisa à mão.

Verifique também se tudo está embalado corretamente e desligue o frigorífico e restantes eletrodomésticos pelo menos dois dias antes, para que estes arrefeçam ou descongelem. Limpe-os antes de os embalar para evitar mofo, e tire foto aos fios, para depois saber como os deve voltar a conectar.

Veja também: As 10 melhores flores para decorar o seu casamento, a sua casa e a sua vida!

guardar
Foto: Pexels

Seguindo estas dicas, torna-se mais fácil a mudança de casa após o casamento, permitindo que o casal desfrute ainda mais desta experiência nova e se adapte à nova rotina mais facilmente!

Veja outros artigos com as dicas super úteis da Habitissimo:

Créditos fotos: Frame photo created by freepik – www.freepik.com

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!