Prós e Contras de ter um cão no início da vida a dois

Casaram há pouco tempo? Estão agora a começar a aventura de “viver juntos”? Em qualquer dos casos, há certas decisões que requerem uma grande reflexão. Face a temas verdadeiramente sérios, o mais sensato é analisar a situação. Gostava de ter um animal de estimação? Então continue a ler este post para ter perfeita noção dos prós e dos contras de tomar esta decisão nos primeiros anos de convivência a dois. Acredite, é algo bem mais complexo e relevante do que pensa.

Veja também 8 maus hábitos que tem de largar se decidirem “viver juntos”

Kar Tr
Foto via Shutterstock: Kar Tr

Pró: alegra o dia

Os cães têm a capacidade de dissipar as nuvens de um dia nublado. Quando aquele ser vos recebe em casa com alegria, a querer brincar e a cheirar ao vosso redor, a sensação é de recompensa pelo dia duro que passaram. É uma sensação impagável, que lhe faz esquecer qualquer problema, inclusivamente algum problema que o cão tenha causado numa outra altura.

Contra: demasiada atenção

Os cães não são gatos, o que quer dizer que necessitam de muito mais atenção e cuidados. Um gato é muito independente, lava-se quando mais lhe convém e faz as suas necessidades no seu espaço, sem ser necessária grande aprendizagem. Pelo contrário, educar um cão é um processo longo e trabalhoso, que põe à prova a paciência de qualquer pessoa. Por seu turno, nem sempre apetece ir passeá-lo, às vezes os cães cheiram mal e sujam-se com facilidade (e nem todas as pessoas estão preparadas para banhos agitados na banheira…).

Veja também Dog Days are not over! O seu melhor amigo também tem lugar no seu casamento

FCSCAFEINE
Foto via Shutterstock: FCSCAFEINE

Pró: torna-o responsável

Apesar de não podermos comparar uma criança a um animal, cuidar de um cão pressupõe uma responsabilidade capaz de educar as pessoas que querem ter uma família. Um cão obriga a renunciar a muita coisa, a dar atenção, a desembolsar uma considerável quantidade de dinheiro e a entregar-se ao cuidado de outro ser vivo. Com esta experiência prévia, estará mais preparada(o) para o que vier, apesar de um filho ser  – obviamente – muito mais sério e trabalhoso.

Contra: mantê-lo não é barato

Começaram agora uma nova vida e é normal que não vos sobre dinheiro. Por isso, se decidirem ter um cão, recomendamos a adopção (há muitos cães que necessitam de uma família) em vez de comprar. Por seu turno, e mais uma vez, o cão não se pode comparar a um filho, em nenhum sentido, mas o gasto que se tem, apesar de menor, também é significativo. Está disposta(o) a passar por tudo isto nesta altura? A verdade é que ainda são jovens e têm muitas coisas para fazer e viver, que requerem um certo esforço financeiro.

Veja também Ainda com dúvidas em relação à lua de mel? Galeria com os melhores destinos!

Dean Drobot
Foto via Shutterstock: Dean Drobot

Pró: sente-se amado

Quase todos os cães são uma fonte de amor. A diferença entre outros animais menos activos ou mais anti-sociais e os cães é que estes são fieis e transmitem muito carinho. Deixam-se amar e mimar e não tardam em tornar-se um membro importante da família. Um cão é uma aventura, independentemente do tamanho e da raça. E depois de algum tempo, tal como acontece com os filhos, os nossos cães tornam-se os mais belos e encantadores do mundo. São companheiros de vida.

Contra: limita-o

Nesta etapa da vida, em que a vossa convivência a dois ainda está nos primeiros capítulos, devem aproveitar para sair, viajar muito, poder ir a reuniões de trabalho imprevistas e fazer planos impulsivamente…Definitivamente, nesta idade e ainda sem filhos, é o momento ideal para desfrutarem da companhia um do outro, em qualquer parte e sem limitações de nenhum tipo. Um cão é um companheiro maravilhoso, mas por vezes não é permitido em muitos alojamentos, condicionando, por exemplo, qualquer viagem ou estadia. Na Zankyou acreditamos que terão tempo para acolherem animais de estimação em casa. Agora o tempo deve ser vosso, para poderem ainda viver com improviso.

Veja também 15 coisas que um casal deve fazer junto ao menos uma vez na vida!

Halfpoint
Foto vía Shutterstock: Halfpoint

Pró: sente-se protegido

Um cão faz-lhe companhia quando não tem ninguém ao seu redor. Em terríveis noites de tempestade, um animal como este oferece-nos protecção apenas com a sua presença. Para além disso, sempre que tivermos medo ele estará ali, ao nosso lado, para nos acompanhar e deixar-se abraçar. Até o cão mais pequeno sabe enfrentar qualquer intruso, pelo que nos dá segurança.

Contra: criam dependência

Se tem um cão, será muito difícil de largá-lo. A companhia de um animal é tão maravilhosa que não irá suportar a sua ausência por muito tempo. Apesar de parecer um pouco insensível, as famílias que perdem um animal de estimação normalmente adquirem outro o mais rapidamente possível, para preencher o vazio. Por isso, no caso de gostarem de animais, quem sabe se não seria melhor esperarem um pouco mais para passar por tudo isto. Ter um cão é um contrato vitalício que assinam inconscientemente. Para além disso, é melhor começar esta aventura depois dos filhos crescerem, quando um cão já não representar nenhum perigo.

Veja também 20 experiências que deve ter com o seu parceiro antes de ter filhos

Syda Productions
Foto via Shutterstock: Syda Productions

Já se decidiu? Um cão é um animal de estimação, mas é também um amigo. Procure começar esta amizade quando estiver preparada(o). Se para si o início da convivência a dois é tranquilo, perfeito! Mas analise todas as situações antes de dar este passo. Um cão é um ser vivo incrível e merece todos os cuidados e muito carinho.

Dê-nos a sua opinião

Quer um casamento feliz? Aqui fica uma lista de conselhos definitiva, realista e directa
Quer um casamento feliz? Aqui fica uma lista de conselhos definitiva, realista e directa
Mark Manson, um reconhecido jornalista e escritor, perguntou às pessoas com mais experiência sobre os segredos para um casamento feliz.
Faraway
Tome nota destes 12 conselhos de um divorciado para evitar erros no seu matrimónio
Porque a experiência dos outros pode ajudar a manter viva a sua relação, fique atento aos conselhos de alguém que se divorciou e se arrependeu de não ter feito de outra forma...
IKEA: 10 artigos estrela para decorar a sua primeira casa e mudar de vida
IKEA: 10 artigos estrela para decorar a sua primeira casa e mudar de vida
Já que a sua primeira casa será a que vai marcar mais a sua memória, decore-a com perfeição, comodismo e estética. É possível, sabia? Basta consultar o maior expert do mercado a esse respeito, o IKEA

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação