Dicas para não entrar em desesperação quando os convidados demoram a responder

Preparar um casamento requer muitas coisas e os nervos estão à flor da pele. Criar a lista de convidados não é uma tarefa fácil. Calcular o número de convidados, definir como vão ser os convites… mas e depois? Enviamos tudo e ficamos à espera da resposta, que por vezes demora muito – muito – tempo a chegar. Hoje queremos dar-vos algumas dicas para não entrar em desesperação quando os convidados demoram a responder.

Solicite informação sobre “Hoje é especial”
Convites de casamento. Foto: Hoje é especial
Foto: Benjamin Chan
Foto: Benjamin Chan

Sabemos que o casamento é algo importante na vida das pessoas e que, umas das questões mais importantes do “antes de casar” é a escolha de com quem queremos – sinceramente – partilhar este grande dia.

Solicite informação sobre “Hoje é especial”
Escolher quem queremos que assista ao nosso grande dia. Foto: Hoje é especial

A organização do casamento depende muito da quantidade de convidados que finalmente assistem à celebração e é por isso que os convites de casamento devem ser uma das primeiras questões a tratar, antes de pensar em data, espaço para copo d’água ou igreja. Normalmente enviam-se entre 3 a 4 meses de antecedência para que os convidados possam confirmar a assistência, reservar a data e organizar-se no caso de que tenham que viajar até algum lado para assistir ao evento. Depois de enviadas, só falta aguardar a resposta mas… até quando? E quais são os dados que devemos solicitar?

Foto: Sarah Parrot
Foto: Sarah Parrot
Solicite informação sobre “In Love | Wedding stationey styling”
Convite de casamento. Foto: In Love | Wedding stationey styling

Em primeiro lugar, devemos ter em conta que, seja no próprio desenho do convite ou num papel à parte, devem incluir-se os dados necessários para comunicar-se com os noivos e confirmar a assistência. Podem criar um e-mail especial para o vosso casamento, comprar uma sim telefónica especial só para receber chamadas e sms’s  de confirmação, isto servirá para que não se perca nenhum detalhe. Ao ser exclusivo do casamento, ajudará na vossa organização e contabilidade de assistentes e confirmações.

Foto: Cottontail
Foto: Cottontail
Foto: Cottontail
Foto: Cottontail

Outra questão importante a incluir poderá ser a data limite para responder com o número e e-mail de contacto. Desta fora, a vossa mensagem será clara e os convidados poderão ver que vocês têm certa necessidade de resposta prévia à data indicada. Por ventura, por vezes à muitos convidados que mesmo vendo que há uma data limite, e-mails de contacto e número de telefone… não respondem. Por isso, há alguns conselhos mais que lhe vão servir.

Foto: Denise
Foto: Denise
Foto: Sarah Parrot
Foto: Sarah Parrot

Se os convidados a  pesar de contar com os dados de contactos, não respondem, então é hora de que os noivos organizem-se para ligar aos convidados, que estão em falta para lembrar-lhes que precisam da confirmação.

Solicite informação sobre “Mimo - feito à mão”
Convite de casamento em forma de caixa. Foto: Mimo feito à mão

Muitas vezes, há pessoas que recebem o convite, lêem-no e guarda-no ipso facto e por isso, a vossa chamada será importante, porque a não resposta, será por esquecimento e não por negativa. O ideal é que a pessoa confirme nesse momento para evitar momentos incómodos de ter que voltar a lembrar-lhe o quão importante que é para vocês, ter todos os assuntos resolvidos com antecedência.

Solicite informação sobre “In Love | Wedding stationey styling ”
Convite de casamento. Foto: In Love | Wedding stationey styling

Se a ideia de ligar não vos convence, então poderão enviar um sms ou criar um grupo de Facebook para aqueles que demoram na resposta. Adaptar-se ao sistema de comunicação que muitas vezes algumas pessoas estão acostumadas a lidar poderá ser uma boa maneira de encontrar resposta. De qualquer maneira, há sempre algum destes convidados sem resposta, que o melhor é falar com eles pessoalmente.

Se ainda há pessoas que não respondem e antes de ficar sem sítio e sem comida, o melhor é reservar tendo em conta esse número de possíveis assistentes. São momentos incómodos para os noivos e para o convidado que é melhor evitar.

Solicite informação sobre “Mimo - feito à mão”
Convite de casamento. Foto: Mimo feito à mão
Foto: Cottontail
Foto: Cottontail
Foto: Sarah Parrot
Foto: Sarah Parrot

Por último, sempre devemos ter em conta o tipo de mesas, a sala e a flexibilidade que oferece o serviço de catering referente a este tipo de situações. Se a celebração é estilo cocktail ou é uma festa mais informal, não há tanto problema com a falta de algum convidado; no caso de ser um casamento mais formal, com mesas montadas, recomendamos pensar sempre num segundo plano, para que na distribuição não fiquem mesas com mais de duas ausências. São ajustes de última hora, que com a ajuda de wedding planners como: Era uma vez um sonho perfeitoPrimeweddingplanner ou Como Branco Wedding Concept, ou incluso, com muito paciência vossa, poderão ter um final feliz!

Solicite informação sobre “In Love | Wedding stationey styling”
Convite de casamento. Foto: In Love | Wedding stationey styling

Lembre-se que também poderá enviar os convites a través do vosso Site de Casamento da Zankyou. Ou poderá encontrar empresas de convites tais como: Hoje é especial, Mimo feito à mão, In Love | Wedding Stationery & Styling.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Quando um homem ama uma mulher: 5 coisas que eles fazem quando amam!
Quando um homem ama uma mulher: 5 coisas que eles fazem quando amam!
«Quando a gente gosta, é claro que a gente cuida»! Simples assim, já o cantava o Caetano Veloso...
Efeito Espontâneo
Engravidar? Agora não, obrigada! Saibam quando está na hora!
Ter um filho, constituir família, é uma das maiores preocupações de qualquer casal. Aliás, muito mais do que isso: é uma das mais importantes decisões na vida. São novas responsabilidades, um inteiro mundo novo, um sem número de prioridades novas... Uma vida a estrear!
Não: 5 desculpas não tão credíveis assim que se usam para recusar um convite de casamento!
Não: 5 desculpas não tão credíveis assim que se usam para recusar um convite de casamento!
Estamos em Março. A Primavera está apenas ao virar da esquina. Começamos as primeiras dietas, as primeiras horas de treino no ginásio. Entregamos os primeiros convites e apaixona-mo-nos por aquele vestido de noiva... Infelizmente, às vezes, o processo da entrega dos convites, acaba por ser moroso e triste. Enquanto, espera-se, a grande maioria manifesta entusiasmo, outros focam-se mentalmente no catálogo de desculpas - que pensam ser bonitas, elegantes e credíveis - para evitar estarem presentes no casamento. No vosso casamento. Para vocês, deixa-mo-vos as 5 desculpas não tão credíveis assim e que se usam para recusar um convite de casamento!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação