X

Do’s & Dont’s! 6 coisas que tem mesmo de fazer no seu casamento. E 6 coisas que tem mesmo de evitar!

Há erros e erros! Para que não cometa um do qual possa arrepender-se verdadeiramente, a Zankyou contou com a experiência das weddings planners Rita Carvalho (Cereja Weddings) e Lúcia Simões (Guida Design de Eventos) e diz-lhe hoje as seis coisas que precisa de fazer no grande dia (e que algumas noivas tendem a esquecer) e as seis coisas que deve evitar que aconteçam (e que nem todas as noivas fazem). Já diz a sabedoria popular que o seguro morreu de velho e que mais vale prevenir do que remediar.

135 milímetros

DO

1. A festa é para viver do princípio ao fim.

Não deixe que o stress, a ansiedade e as obrigações que fazem parte do seu grande dia a distraiam daquilo que é realmente importante: usufruir da sua festa. Ao recordar este dia, vai querer saber que esteve presente e feliz do princípio ao fim, na preparação do cabelo e maquilhagem ao momento de fechar a pista de dança.

João de Medeiros

2. Priorizar é preciso!

Contrarie a vontade megalómana de querer tudo sem olhar a preços e logística. O dia tem 24 horas mas nem assim vai conseguir ter de tudo um pouco. Seja razoável e saiba que é preciso (e aconselhável) escolher uma de muitas opções. E ver com cuidado cada uma delas.

3. A sua opinião é a mais importante.

Ouvir conselhos, sim. Deixar que a influenciem de forma a convencerem-na de algo que não quer, nunca quis e com que nem sequer se identifica, não. Cuidado com as cedências que faz aos seus amigos e família.

4. Não tenha medo de brilhar.

Mime-se. E permita-se um bocadinho de futilidade saudável: concentre-se no vestido, cabelo, maquilhagem. Assuma que quer estar bonita e que quer sentir-se confiante na sua pele. Você vai ser o centro das atenções. Não tenha medo disso e aceite que vai brilhar.

Timoteo Mendes Fotografia

5. Mas saiba dividir o protagonismo com o seu noivo.

Porque o dia também é dele, os preparativos e o palco devem ser também. Incentive-o a fazer parte de todos os momentos e delegue. As melhores memórias que vai ter do dia do seu casamento são os momentos vividos a dois.

6. Coma!

São muitas as noivas que se sentem mal durante a festa porque se esqueceram de comer. Entre is agradecimentos que têm de fazer aos convidados, as fotografias que têm de tirar e os pormenores que ainda falta resolver, poucas se entregam ao prazer da gula livremente. Faça-o!

DON’T

1. Básico! Não abuse do álcool.

Aproveitar a sua festa é imperativo, claro. Mas tudo com peso e medida. Não beba mais do que comeu. Mantenha-se divertida mas consciente. Crie memórias. Não as perca.

2. Em vez de entrar em pânico, respire!

Se algo correr menos bem, respire e evite o stress. Lembre-se que os seus amigos e familiares estão lá para ajudar. E se tiver consigo um wedding planner delegue tudo em absoluto.

Detail – Life Style Photography

3. Nada de dívidas.

Sim, sabemos que quer que o dia seja perfeito, único, lindo. Mas não se comprometa com orçamentos que não vai poder cumprir. Não conte com o dinheiro que os convidados vão oferecer para pagar o casamento e não contraía dívidas. Ajuste o orçamento a si. Não se ajuste ao orçamento.

4. Reavalie o dinheiro que vai gastar no vestido.

Se arrependimento matasse… E parece que são muitas as noivas que cedo se arrependem do valor que gastaram no vestido de noiva. Use uma fórmula, se o vestido representar mais de 50% do seu orçamento, talvez seja melhor repensar a coisa!

5. Comunique. E seja clara.

Não abdique de ter uma conversa esclarecedora com todos os fornecedores envolvidos no seu casamento. Não parta do princípio que eles sabem o que fazer ou o que você quer. Seja clara nas suas instruções para que não se arrependa quando vir que algo não está a correr exactamente como tinha idealizado.

Ilustre Fotografia

6. Marque a lua-de-mel para a semana a seguir ao casamento.

Ou espere um ou dois dias. O importante é que não vá a correr do lugar da festa para o aeroporto. Evite essa correria e evite passar o primeiro dia da lua de mel cansada, de cama e a reajustar as agulhas. Guarde dois ou três dias depois da festa para descansar, relaxar e reorganizar-se e depois sim, vá usufruir da sua grande viagem.

Com tanta coisa a acontecer, é normal que não tenha tempo para se lembrar de tudo. Por isso é que é tão importante ouvir a opinião de quem tem mais experiência na área. Prevenir, lá está!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação