Entrevista com Susana Esteves Pinto – Simplesmente Branco

Susana Esteves Pinto - www.simplesmentebranco.com
Susana Esteves Pinto - www.simplesmentebranco.com

Publicamos hoje a primeira das 5 entrevistas aos vencedores portugueses dos Zankyou International Wedding Awards 2011. A nossa primeira entrevistada é a Susana Esteves Pinto, a alma e bom gosto por detrás do site www.simplesmentebranco.com. Um testemunho inspirador para todos aqueles que se querem aventurar por conta própria, obrigada Susana!

1) Como nasceu o projecto “Simplesmente Branco”?

Com um simples “e se experimentássemos?”!
O mercado americano – o maior e mais interessante nos últimos anos é uma tentação em termos de eye candy, boas ideias e tendências… por cá, salvo honrosas excepções, era um deserto… tanto eu como alguns fornecedores, colegas de trabalho e amigos não nos revíamos em nenhuma das opções existentes para divulgar o nosso trabalho (a minha marca de convites Wise_up Weddings), mesmo estando disponíveis para fazer o esforço financeiro que isso implicava.

Marinei a ideia na cabeça durante ano e meio, pensando na melhor estratégia para a pôr de pé, porque para mim, existia claramente uma oportunidade de mercado para algo deste tipo, até que decidi desafiar os meus actuais parceiros técnicos, a Éter, no Verão de 2009, porque a solo não se vai a lado nenhum!

Reunimos em Évora, num daqueles dias de verão intenso e ao fim de duas horas era claro e óbvio para nós… “conseguimos fazer isto…? Com certeza que sim!”

Para testar ideias, escrita e leitores, e ganhar algum lastro, lancei o
blog Happy Hour Ideias Frescas. Sondei e entrevistei fornecedores amigos ou cujo trabalho aprecio e recomendo, e fui dando a entender que tínhamos uma grande novidade para partilhar… Desde o primeiro momento, o feedback foi óptimo, e o apoio (diria fé!) e carinho, bastante palpáveis! Neste tempo a Éter foi desenhando, gráfica e tecnicamente, o site. Quando chegou o momento, fiz o shift para o Simplesmente Branco e começou oficialmente a grande aventura.

Simplesmente Branco !
Simplesmente Branco !

 Acho que foi uma boa ideia no momento certo, o mercado começa a mudar, os noivos já têm uma noção mais precisa do que querem e gostam e há fornecedores disponíveis para ouvir e executar, todos na mesma sintonia, há uma maior partilha de contactos, colaborações, ideias… É muito entusiasmante perceber que o Simplesmente Branco é o catalizador dessa mudança!

2) Onde vais buscar a tua inspiração?

All over! Internet, livros ,revistas, pessoas, imagens, música (a Wise_up tem este nome por causa de uma música da Amy Mann, que faz parte da banda sonora do filme Magnolia). A minha formação base é em design e observar, ter “olho” e editar são bens essenciais. Costumo dizer que o meu verdadeiro talento é juntar os pontos e isso só é possível porque passo uma boa parte do meu dia de trabalho (e não só!) a ver e a assimilar. Tudo pode servir de inspiração para tudo, gosto de trabalhar as ideias como as cerejas, atrás de uma vem outra que sugere a próxima. Tento pôr isso em prática, de modo leve e descontraído, nos conteúdos que edito, mostrando imagens e sugerindo ideias que se encadeiam
e se constroem a partir daí. Tenho sites de eleição, claro, uma lista de favoritos que leva certamente umas 2 horas a percorrer!

Neste momento, o que mais me inspira é o “prop styling”, ou a arte de contar uma história com objectos. Comecei por prestar atenção a esta profissão com as revistas da Martha Stewart e um artigo que li sobre a sua “prop library”, com milhares de peças. As minhas prop stylists favoritas são, neste momento, a Shana Faust, Rebecca Thuss e Randi Brookman Harris, todas elas, curiosamente, ex colaboradoras da D. Martha.

Simplesmente Branco !
Simplesmente Branco !

3) Que importância teve para o Simplesmente Branco ganhar um Zankyou International Wedding Awards 2011?

Foi fantástico! O Simplesmente Branco, tem, neste momento 9 meses, é fresquíssimo. Ver reconhecido o esforço, coragem e resultado de uma boa ideia é algo muito saboroso e que confirma que estávamos certos e no bom caminho.

Em termos práticos, teve impacto na visibilidade e na mudança de postura ou aumento de confiança nos potenciais fornecedores que pretendemos captar. Foi um bom dia, sobretudo porque partilhado com outros profissionais que apreciamos e estão representados no SB, como a Pinga Amor e Brancoprata ou são amigos e conhecidos como a Catarina Zimbarra e a The Wedding Company.

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação