Mais vale tarde do que nunca: casamento com mais de 40 anos

Será que é possível subir ao altar depois dos 40 ou já é tarde? Pode uma mulher começar de zero com essa idade? Pode usar um vestido de noiva? Para todas estas questões entramos em contacto com profissionais que nos ajudaram a perceber mais sobre o tema.

Foto: Kevin Mullins
Foto: Kevin Mullins

O que significa ser uma noiva com mais de 40 anos? A psicóloga transpessoal Marcela Miguens respondeu-nos: “Se tivesse que escrever uma psicologia das etapas do casamento, um capítulo importante seria o de “Noivas com mais de 40 anos”.

Os meus 36 anos de consulta psicológica ensinaram-me muito sobre como pode e quer a mulher viver de forma plena quando está apaixonada. Muitas dizem: – A vida começa aos quarenta, até lá andei aos tombos. Foi com o tempo que aprendi a amar-me e a amar – Muitas passaram por caminhos de erros  e sofrimentos. Outras não arriscaram-se a estar com nenhum homem e estão agora esplêndidas com os seus 40 anos. “

Solicite informação sobre “Foto: Pinga Amor”
É sempre de dizer "olá" ao amor. Foto: Pinga amor

A psicóloga Miguens também nos comentou que as mulheres nessa etapa da vida são mais livres, apaixonadas e mais criativas. Que podem sonhar com o homem perfeito e iniciar ainda uma nova etapa e deixou-nos alguns conselhos sobre onde encontrá-lo:

1. Num encontro com um velho amigo da infância que está sozinho depois de uma tentativa de casamento  feliz que acabou mal. 

2. Um amigo em comum que decide juntar-vos porque acha que podem confraternizar. 

3. Um encontro repentino com um desconhecido que depois de 2 minutos de conversa, torna-se numa pessoa indispensável na sua vida. 

4. Ou uma relação que começa na web e um dia resolvem encontrar-se pessoalmente na cidade.

O certo é que as noivas depois dos 4o anos, em geral, são mulheres que construíram-se elas próprias, que sabem o que querem, que aprenderam a amar-se e por tanto, com um nível de humor e tolerância que não tinham aos 20. 

Foto: Luz de Flash
Foto: Luz de Flash

Depois da explicação profissional também reunimos comentários de mulheres que viveram a experiência na própria pele. Estas responderam à pergunta: “O que sentiram ao ser uma noiva com mais de 40 anos?” E elas responderam:

Marcela (49 anos): “Ser uma noiva depois dos 40, é ser uma mulher aberta à oportunidade de viver um amor pleno, que sente como late o seu coração e lhe tremem os joelhos como se tivesse 20 anos quando lhe perguntam: – Queres casar comigo? – É uma mulher que aceita mostrar o seu corpo seu tabus, com as marcas que o tempo deixou. 

Quando conheci o meu marido a data do casamento chegou pouco tempo depois – ele era o homem perfeito. – O primeiro que pensei foi: Como vai ser o meu vestido? Consultei webs, casas especializadas, etc. Foi difícil e realmente não encontrei o vestido que sempre sonhei mas consegui a história que sempre quis ter. 

Cheguei à conclusão que a ilusão por casar, formar uma família feliz, dar e receber e amor é uma aspiração à qual nunca podemos renunciar, nem com 80 anos, sempre e quando, a pessoa esteja disposta a vivê-la.”

Solicite informação sobre “Foto: Adoro”
É sempre tempo para ser feliz, basta querer. Foto: Adoro
Solicite informação sobre “Foto: Adoro”
As mulheres com 40 anos sabem o querem. Foto: Adoro

– M. (60 anos): “Sempre perguntei-me a mim mesma: Haverá esse ‘alguém’? Evidentemente estas ânsias estão nos genes de todos. Sou daquelas pessoas que pensa que temos o amor que merecemos e eu disfarcei o meu com o ‘traje’ de inseguranças, medos, interesses ou sonhos românticos. Foi disto que se trataram os meus primeiros amores, a quem agradeço todo o conhecimento que me deram sobre mim mesma. 

Foi um caminho longo, muito longo e depois de muitos anos, fui ‘tirando esse traje lentamente’ que só tapava o que não queria ver. E quando fiquei totalmente ‘nua’, num deserto de desespero, onde tudo já tinha acabado para mim  depois daquele amor que estava tão dentro de mim… então, apareceu, olhei para ele, olhamos um para outro e, amor à primeira vista, sim, almas gémeas“.

– Cecilia (50 años): “Para entender como cheguei a ser noiva com esta idade, um bre resume: casamento aos 18 anos, 2 filhos, divórcio aos 23, casamento aos 26 e outras 2 filhas, 18 anos mais tarde o meu marido faleceu. 

Mas o destino tinha preparado para mim uma grata surpresa: Carlos. Era 10 anos mais velho que eu e com outras tantas penas (casamento com 3 filhos, divórcio, outro casamento e viúvo também). Fomos unidos pela dor ao princípio até curar-nos a cada um as nossas feridas e então, voltou a vontade de voltar a ‘fazer’ e a ‘ser’.  

Solicite informação sobre “Foto: Pinga Amor”
O destino tinha algo preparado para a Cecília. Foto: Pinga Amor

Envelhecer sozinho acho que a maior tristeza. O Carlos é o meu apoio, faz com que me sinta bem, com vontade de viver e lutar por novos projectos. É a pessoa com quem partilho e consulto todos os factos da minha vida. É o melhor que tenho (junto aos meus filhotes) e ele agradece-me todos os dias porque graças a mim, tem vontade de voltar mais cedo para casa todos os dias.

Não é lindo? É disto que se trata o amor. Da compreensão mutua. A gota da paciência que devemos pôr todos cada dia para aqueles detalhes do outro que não gostamos, que até nos chateiam. Qual é o problema se ele aperta a pasta de dentes pela metade? Qual o problema que eu deixe a minha mala espalhada pela sala? Nada, se em troca de “aguentar” isto temos com quem partilhar o despertar de  cada manhã.

Foto: Sébastien Delacrose
Foto: Sébastien Delacrose

E para não deixar dúvidas… Pode usar um vestido de noiva? Claro que sim! Veja as dicas para o vestido perfeito.

Solicite informação sobre “Branco Prata”
Vestido de noiva de Pó de Arroz. Foto: Branco Prata

Tendo em conta a visão profissional e as experiências que nos contam estas belas mulheres, porquê limitar-se com a idade? Sem dúvida as mulheres com mais de 40 anos também têm a possibilidade de reconstruir ou começar a sua vida.

O que acha? Partilhe connosco a sua opinião a través das nossas redes sociais: Facebook e Twitter.

E lembrem-se: Todas as noivas têm o direito a ser felizes, a felicidade não tem idade e o limite é mesmo o céu.

_______________________________________________

Créditos artigo original Zankyou Ar: Psicóloga Transpersonal, Lic. Marcela Miguens  | Marcela Salcedo Holla | Fotos: Kevin MullinsLuz de Flash, Sébastien Delacrose |

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

7 coisas que nunca lhe disseram sobre a noite de núpcias (atenção, depois de ler isto não será a mesma)!
7 coisas que nunca lhe disseram sobre a noite de núpcias (atenção, depois de ler isto não será a mesma)!
O momento pelo qual tanto ansiava chegou! A festa acabou. Os convidados foram embora. Só ficaram você e a sua cara-metade, finalmente casados. É o vosso momento, a vossa intimidade, a vossa noite de núpcias. Acha que tudo será perfeito, mas a verdade é que nem sempre as coisas se passam assim! Hoje revelamos-lhe 7 segredos que nunca lhe disseram sobre esta noite.
Tudo o que o seu namorado pensa de si (mas nunca iria confessar): cuidado com a última!
Tudo o que o seu namorado pensa de si (mas nunca iria confessar): cuidado com a última!
Quantas vezes foi a um restaurante e pediu um jantar saudável e equilibrado quando na verdade só queria mergulhar de cabeça no brownie de chocolate? Sabe o que o seu namorado pensa quando faz isso? A Zankyou foi descobrir seis coisas que o seu namorado pensa mas não diz.
Real Wedding: Casar por amor nunca sai de moda!
Real Wedding: Casar por amor nunca sai de moda!
As histórias de amor não têm de ser complicadas. Só precisam de ser verdadeiras. Os casamentos não precisam de ser ambiciosos ou megalómanos. Só precisam de ser por amor. O casamento do Daniel e da Ana foi assim: por amor!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação