Tudo o que precisa saber sobre mantilhas

Mantilha de Victorio & Lucchino
Mantilha de Victorio & Lucchino

É cada vez mais uma alternativa ao tradicional véu. São já muitas as noivas que optam por usar uma mantilha no dia do seu casamento. Fomos pesquisar e informar-nos acerca deste acessório que pode fazer toda a diferença. E deixamos-lhe aqui algumas dicas para que possa fazer uma escolha da mantilha acertada para o dia do seu casamento.

 

A origem
Diz a tradição que as noivas que usam uma mantilha no dia do seu casamento são pessoas humildes e puras. Aquilo que se sabe ao certo é que este acessório é de origem hispânica e que foi muito usado nos anos 20 do século passado. Já tinha lido que o vintage está na moda, certo? Pois bem, a mantilha é apenas mais um bom exemplo.

Princesa Leticia de Espanha no dia do seu casamento
Princesa Leticia de Espanha no dia do seu casamento

Véu ou mantilha?
Quais são então as grandes diferenças entre um véu e uma mantilha? Serve o véu para esconder o rosto da noiva desde a entrada na igreja até ao momento em que é dito o “sim”. É normalmente elaborado de um tecido muito leve, uma vez que a noiva vai carregar com ele todo o dia, funcionando como um complemento do vestido. Já a mantilha é, na maioria das vezes, feita em renda e presa no topo da cabeça. O rosto da noiva está assim sempre a descoberto.

Outra das diferenças entre véu e mantilha é que o primeiro tem forma ovalada; o segundo é rectangular, sendo a travessa que prende ao cabelo aplicada numa das pontas.

Mantilhas para noivas
Mantilhas para noivas

Como deve ser o vestido de noiva?
Sendo as mantilhas feitas de renda, o vestido deve ser o mais simples possível. Deve escolher um modelo homogéneo, com poucos detalhes. Se por acaso o seu vestido tiver aplicações em renda, a mantilha deverá usar esse mesmo padrão. Não misture desenhos diferentes.

Vantagens
Como já dissemos, o véu é o acessório tradicionalmente escolhido pelas noivas. Logo, basta optar por uma mantilha para se tornar numa noiva mais original
. Por outro lado, a mantilha combina com a simplicidade do vestido. E um vestido simples é, na grande maioria dos casos, bem mais barato.

Mantilha de renda

Que penteado usar?
Já sabe que a mantilha irá cobrir grande parte da sua cabeça uma vez que deve ser fixada mais ou menos a meio da cabeça. Tal como o vestido, deve optar por um penteado simples. Se tiver o cabelo comprido, opte por levá-lo solto mas se preferir mesmo fazer algo mais elaborado, um coque poderá ser uma boa escolha.

Mais curta, mais longa, mais ou menos trabalhada, com um rendilhado mais moderno ou mais tradicional, é você que decide. A mantilha é um acessório para o cabelo cheio de charme e encanto e que fará de si uma noiva muito especial.

Mais informação sobre

Comentários (1)

Dê-nos a sua opinião

O abêcê das alianças de casamento: tudo o que precisam de saber!
O abêcê das alianças de casamento: tudo o que precisam de saber!
Escolher as alianças certas não é - como já é habitual - uma tarefa fácil: considerar e aliar um sem número de factores - que não devem ser descurados - é coisa para arrancar cabelos! Porque, como já vem sendo habitual, eu só vos trago os melhores conselhos - já que ninguém me gaba! - esta matéria é dedicada ao que devem ter em conta na hora de decidir - tudo, tudo, tudo para vocês! Vamos ver?
Vestidos de noiva com saias volumosas 2016 - saibam tudo sobre eles!
Vestidos de noiva com saias volumosas 2016 - saibam tudo sobre eles!
Os vestidos de saia rodada e volumosa, vieram, desde há muito tempo, para ficar! Saibam tudo sobre eles, aqui.
Bar aberto: será que precisa mesmo de um bartender no seu casamento?
Bar aberto: será que precisa mesmo de um bartender no seu casamento?
O bar aberto um requisito indispensável em qualquer casamento é um dos seus maiores atractivos, pelo menos do ponto de vista dos convidados. E é possivelmente uma das coisas que mais dinheiro lhe exige. Mas talvez não precise de ser...

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação