Tudo o que precisa saber sobre mantilhas

Tudo o que precisa saber sobre mantilhas

É cada vez mais uma alternativa ao tradicional véu e são já muitas as noivas que optam por usar uma mantilha no dia do seu casamento.

Tudo o que precisa saber sobre mantilhas
Créditos: Pronovias
  • Acessórios Noiva
  • Tendências
  • Msn
  • Veu
  • Noiva
  • Clássico

É elegante, original, tradicional e pode ser muito irreverente, se a noiva assim o quiser. É cada vez mais uma alternativa ao tradicional véu. Um acessório muito utilizado por nuestros hermanos por ter origem hispânica, que simboliza humildade e pureza, e era muito usado nos anos 20 do século passado. São muitas as noivas que optam por uma mantilha no dia do casamento. Pronta para se render aos encantos deste bonito acessório? 

Depois de se apaixonar, saiba como usar a mantilha adequada para o dia do seu casamento. Sim, porque como tudo no mundo dos casamentos, a mantilha também tem as suas exigências. Obedece a imensas regras protocolares e violar algumas delas não seria aceitável. Ela é bonita e elegante, dá um toque romântico e único à noiva, mas em troca exige a sabedoria de saber usar. Em Portugal não é tão comum, mas em Espanha as mães dos noivos e as madrinhas também a utilizam muito para dar um toque especial a este dia.

guardar
Créditos: B Ponto

Véu vs. Mantilha 

O véu, regra geral, esconde o rosto da noiva desde a entrada na igreja até ao momento do “sim”. Este acessório tende a ser composto por um tecido leve, já que a noiva o vai carregar todo o dia. A mantilha por sua vez é geralmente feita de renda e presa no topo da cabeça da noiva. Com a mantilha o rosto da noiva está sempre descoberto. Por seu turno, o véu tem uma forma ovalada, enquanto que a mantilha tende a ser retangular, com uma das pontas a prender ao cabelo com uma travessa.

Leia também: Mais de 40 véus de noiva que a tornarão ainda mais especial no dia do seu casamento

guardar
Créditos: Pronovias

O vestido com a mantilha 

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Uma vez que as matilhas são feitas de renda e já têm muitos apontamentos, o vestido deve ser o mais simples possível. O mais indicado é optar por um modelo homogéneo e com poucos apontamentos. De qualquer forma, se optar por por um vestido de renda ou com desenhos, deverá usar o mesmo padrão na mantilha, para não ficar com um look confuso.

Leia também: 100 vestidos de noiva simples e apaixonantes para noivas minimalistas

guardar
Foto: Alenjandra Salido

Mantilhas? Sim e sim!

O véu é o acessório mais tradicional, principalmente em Portugal. Por isso, se quiser marcar a diferença opte por uma mantilha e ficará logo uma noiva mais original. Não precisa de ser uma noiva clássica ou simples para usar mantilha, até pelo contrário. A mantilha permite que crie um look bem jovem, original e moderno, basta saber conjugar e criar harmonia com o resto do look. Outra das vantagens é que as mantilhas têm rendas com trabalhados únicos e incrivelmente bonitos, que deixarão os seus convidados de boca aberta e proporcionarão bonitas fotografias dos momentos no altar.

Leia também: Seda, tule ou mikado? Os 13 tecidos mais usados pelo estilistas

guardar
Foto: Alejandra Salido

O protocolo 

  • A mantilha em tons claros só pode ser utilizada pela noiva e deve ser comprida.
  • As convidadas solteiras que queiram usar mantilha no casamento devem usar em tons bege e deve ser sempre curta.
  • Em nenhuma circunstância as solteiras poderão usar uma mantilha clara.
  • Se a madrinha é solteira deve ser sempre preta e curta.
  • A mantilha preta é exclusiva para as madrinhas, as casadas e as viúvas.
  • As madrinhas são também as únicas que podem usar um vestido comprido num casamento de dia, mas sempre com uma mantilha curta e preta.
  • As mantilhas são exclusivas para casamentos religiosos e casamentos que queiram cumprir este tipo de protocolos, não se deve levar mantilhas a casamentos pelo civil.
  • As mangas devem ser compridas ou com decote à francesa para não deixar os ombros descobertos.

Leia também: Vestidos de noiva de manga comprida: apaixone-se à primeira vista!

guardar
Inês Eugénio de Almeida | Foto: Frame You Fotografia

Independentemente do protocolo, queremos deixar claro que o mais importante é usar o que mais gosta e como se sente melhor. Afinal é o seu casamento e deve ser tudo como sonhou! Deve tudo estar de acordo com o gosto pessoal dos noivos e não do protocolo. No entanto, tente não ferir suscetibilidades.

Curiosidade: Sabia que a Rainha de Espanha é a única pessoa que pode utilizar mantilha branca em reunião com o Papa?!

Penteado com mantilha 

Já sabe que a mantilha irá cobrir grande parte da sua cabeça, já que deve ser fixada mais ou menos a meio da mesma. Tal como o vestido, deve optar por um penteado simples. Se tiver o cabelo comprido, opte por levá-lo solto, mas se preferir mesmo fazer algo mais elaborado, um coque poderá ser uma boa escolha.

Mais curta, mais longa, mais ou menos trabalhada, com um rendilhado mais moderno ou mais tradicional, é você que decide. A mantilha é um acessório para o cabelo cheio de charme e encanto e que fará de si uma noiva muito especial.

Leia também: Penteados de noiva: 150 propostas muito TOP!

guardar
Foto: Alejandra Salido

A mantilha dará um ar especial e romântico ao seu look. Consoante a sua personalidade escolha a mantilha da sua vida. Brilhe neste dia tão mágico e não deixe de ser incrivelmente feliz!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Pronovias Coimbra Lojas de Vestidos de noiva
Pronovias Braga Lojas de Vestidos de noiva
Pronovias Porto Lojas de Vestidos de noiva
Pronovias Lisboa Lojas de Vestidos de noiva
BPonto Véus e outros acessórios
Pronovias Viseu Lojas de Vestidos de noiva