Lua-de-mel no México: sabor, natureza e alegria!

O México é um coração que palpita com alegria na América Central, proporcionando cenários de extrema beleza aos recém-casados que escolhem este destino. É um país de música, cor e história, de raça e ilusão, entregue ao calor de um povo que é e vive para ser feliz. Celebre a sua lua-de-mel numa terra única, mágica e picante, ideal para os casais mais apaixonados.

Anna Omelchenko
Foto via Shutterstock: Anna Omelchenko

Dados importantes

O país de Frida Kahlo é conhecido mundialmente por inúmeros elementos distintos e, portanto, estereotipados. Mas o México é muito mais do que isso! Para começar, é um dos países mais populosos do mundo, de onde se destaca o calor de cada um dos seus habitantes. Para além disso, alberga ambientes muito diferentes, que apresentam uma ampla gama de contrastes, dos quais é exemplo a agitação da grande Cidade do México, que contrasta com a pureza dos ambientes naturais e variados que a rodeiam.

O México conta também com um clima invejável, perfeito para gozar dos seus múltiplos ambientes naturais, todos eles temperados com alguns dos melhores ingredientes provenientes da terra, grandes responsáveis por posicionar a gastronomia mexicana entre as melhores do mundo.

No seu território fala-se espanhol e convivem até 67 línguas indígenas. Toda esta miscelânea idiomática é um fiel testemunho da diversidade de ambientes que se respira por todo o país, assim como da convivência entre uma cultura atual e milenária, que impera em todos os lugares. Berço da civilização maia, a sua memória estende-se desde o passado e continua a ambientar o presente da vida mexicana.

posztos
Foto via Shutterstock: poto

Cidades & Beleza natural

Cidade do México é a capital do país e guarda em si um maravilhoso universo de sensações.

Guadalajara, por seu turno, é uma bela cidade que se destaca pela arte das suas ruas e alguns vestígios coloniais, sendo o símbolo do país pela sua cultura de mariachi e tequila.

Mérida é outro dos grandes centros urbanos do México, mais conhecidas pela sua riqueza arqueológica de origens pré-hispânicas. Por fim, entre as muitas cidades que deverá visitar, destacamos Monterrei, famosa pelo imponente e inconfundível Cerro de la Silla e a delícia gastronómica de cabrito cozido em brasas.

Assim, se gostava de ter um pouco de turismo urbano na sua lua-de-mel, o México pode ser o destino para si, pois para além da exuberância natural, também se destaca pela sua arquitetura, cultura e ruas pitorescas e agitadas.

Bill Perry
Foto via Shutterstock: Bill Perry

Para além da grande oferta cultural do país, o México tem o luxo de poder contar com grandes construções esculpidas pela natureza. A encantadora mistura de falésias, florestas e planícies combina harmoniosamente com o que resta das suas antigas civilizações, imbuídas nos seus séculos de história, que constituem cenários fantásticos para visitar durante a lua-de-mel.

jgorzynik
Foto vía Shutterstock: jgorzynik

Top 5 de lugares de interesse

1. O estado de Iucatão é um dos mais célebres do território, sobretudo pelas suas pirâmides de Chichén Itzá, centro arqueológico que faz parte do prestigioso grupo das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, para além de ser considerado o epicentro da cultura Maia. O Iucatão também é célebre pelos cenotes, os enormes poços escavados na rocha que, para além de mitos ancestrais, albergam uma fresca e límpida água para poderem relaxar.

Subbotina Anna
Foto vía Shutterstock: Subbotina Anna

2. Cidade do México: A sua oferta cultural é elevada, reforçada com extraordinários e emblemáticos edifícios senhoriais, situados em grandes avenidas. Por sua vez, como importante cidade latino-americana que é (classificada como a 14ª do mundo em termos de população), abraça a agitação das grandes metrópoles, com os seus bairros genuínos que contrapõem outros ambientes mais requintados.

Foto vía Shutterstock: FCSCAFEINE

3. Riviera Maya: ao longo de 130 quilómetros, Riviera Maya é um dos grandes destinos de férias para os cidadãos do mundo mais exigentes. A oferta cultural, a praia e as festas são tão atrativas que é impossível resistir aos seus encantos. Os vestígios maias (a cidade de Tulum, por exemplo) comungam agradavelmente com a excelência artística de onde parece ter nascido a areia branca e as águas turquesas das suas praias, como a conhecida Playa del Carmen. 

Foto vía Shutterstock: Simon Dannhauer

Neste cenário único encontramos o hotel The Reef Playacar, que homenageia a vida marinha que dorme nas profundezas circundantes, da qual também se extraem as delicatessen marinhas do seu restaurante.

Para os apaixonados que preferem a agitação, o  Gran Hyatt é o resort perfeito, pois, além da beleza natural das suas idílicas praias, contam com uma animada vida noturna (bares, festivais…) que geralmente oferece a Praia Mamitas.

Foto: The Reef Playacar

4. Chiapas também aglutina vários locais naturais extraordinários, como a cidade maia de Palenque, outro reduto desta bela e milenária cultura. Ali se elevam edifícios de pedra entre a selva, sulcada por rios e abençoada pelo som da natureza na sua vertente mais pura. Muito perto, situam-se as Cascatas de Água Azul, que atraem qualquer amante de aventura a esta reserva magnífica da flora e fauna mexicana, assim como o Desfiladeiro Sumidero, uma falha geológica espetacular, que nos presenteia com uma vasta vegetação, magníficas falésias e o rio Grijalva.

Foto vía Shutterstock: Joanna Zaleska

5. Entretanto, o estado de Oaxaca guarda tesouros como as Cascatas de Hierve el Agua e o Monte Albán, enquanto San Luis Potosí oferece destinos magníficos como a Bela Huasteca Potosina, o Sótano de las Golondrinas e a Real de Catorce. Por seu turno, em Michoacán (ou Michoacão) destacam-se a ilha Janitzio, a Reserva da Biosfera da Mariposa Monarca e a igreja de Paricutín, que são as suas grandes atrações. Os restantes estados (Puebla, Querétaro, Guanajuato…) constituem outro baú repleto de extraordinários tesouros arqueológicos e naturais de extraordinárias, como o Grande Deserto de Altar, em Sonora. Todos eles cenários ideais como fundo para a sua grande viagem de lua-de-mel!

Foto via Shutterstock: stacyarturogi

Veja também: Como escolher o destino para a sua lua-de-mel

As virtudes da costa

O México goza de uma localização privilegiada, com o Oceano Pacífico a oeste e o Golfo do México e o Mar das Caraíbas a este. Consequentemente, conta com praias que parecem desenhadas com a arte de um pintor impressionista, excelentes para uma viagem de noivos de destino mar. Rivera Maya, Cancun, Cozumel e Acapulco são as grandes referências costeiras do país e quatro motivos de visita para muitos turistas.

e X p o s e
Foto vía Shutterstock: e X p o s e

O paraíso parece tomar forma na Riviera Maya, com os seus impressionantes cenários e um sem fim de atividades que permitem o contacto com a Natureza. Tudo isto implica uma oferta hoteleira de alto nível, com serviços e comodidades de excelência e atuais à disposição dos casais visitantes.

Belmond Maroma Resort & Spa está situado na floresta e na praia, tendo o luxo como principal bandeira, oferecendo atividades como o yoga, sauna e spa, bem como visitas a um paraíso privado. Por seu turno, o Hotel Esencia, que se situa entre Tulum e a Playa del Carmen, dispõe de 29 suites e villas especializadas em manter a privacidade dos seus visitantes.

Em plena selva tropical, na aldeia de praia Xcalacoco, encontram também o Hotel Viceroy Riviera Maya, um destino de luxo, conforto e intimidade, que respeita a causa ambiental. Já no Banyan Tree Mayakoba mistura-se a hospitalidade e a cultura mexicana e asiática, entre manguezais, dunas naturais, maravilhosos recifes de coral e a magia da costa como cenário perfeito para desfrutar do ócio mais seleto. Por fim, o Andaz Mayakoba Resort é outro dos espaços de luxo que possui Riviera Maya, também uma escolha acertada graças aos seus amplos quartos, piscina, gastronomia requintada e localização em frente à costa caribenha.

Belmond Maroma Resort & Spa
Foto: Belmond Maroma Resort & Spa

Ainda na Riviera Maya, Tulum (estado de Quintana Roo) é um dos seus grandes centros, combinando a oferta cultural dos seus vestígios arqueológicos do período pós-clássico maia com a ampla oferta de praias cristalinas. Ali, no meio daquele santuário natural caribenho, o Hotel Jashita é um dos mais exclusivos e íntimos espaços de recolhimento para recém-casados. Este resort fica na Baía Soliman, tão bonita como um pedaço do céu e protegida com todo o cuidado, incluindo a sua incrível vegetação circundante, de onde se destacam as suas belas flores buganvillas.

Entretanto, no Rosa del Vientouma das estrelas de Tulum, podem escolher quartos em plena floresta ou sobre a areia da praia, usufruindo de um luxo indescritível. Também no Karisma Hotel & Resorts poderão contar com a beleza dos seus espaços e paisagens circundantes, bem como a excelência dos seus serviços.

Hotel Jashita
Foto: Hotel Jashita

Cancun, Cozumel e Acapulco

Perto da Riviera Maya e dos grandes centros históricos maias de importância, Cancun é também um dos locais para férias mais desejados por todos os habitantes do planeta. As suas praias são um espetáculo visual para os recém-casados que pretendem relaxar na sua primeira viagem a dois enquanto marido e mulher, mas que também não abdiquem de descobrir o melhor da cultura do país, entre as suas perfumadas florestas e plantas e rochas. Em termos de oferta hoteleira, os Grand Residences Riviera Cancun, RIU Cancun e Nizuc monopolizam o melhor que existe em Cancún.

Grand Residences Riviera Cancun
Foto: Grand Residences Riviera Cancun

A ilha de Cozumel também figura entre os grandes êxitos de destino de férias no México, devido nomeadamente à importância do seu extraordinário recife de coral, fiel representante da biodiversidade das águas caribenhas. O Presidente Cozumel é o hotel que domina esta zona da Riviera Maya, albergando belas surpresas, como o seu restaurante aéreo.

Entretanto, Acapulco, com os seus três ambientes – Acapulco Tradicional, Acapulco Dorado e Acapulco Diamante – combina a exclusividade e o isolamento das praias e  de florestas com a vertente turística de edifícios altos e a agitada vida noturna. Cabe tudo nos seus três tesouros!

Polly Dawson
Foto vía Shutterstock: Polly Dawson
Foto: Presidente Cozumel

Gastronomia

O México está frequentemente associado a um carnaval frenético de sabores, odores e sensações. O picante, um must para os autênticos mexicanos, é a nota dominante dos seus pratos e a da sua divertida obra culinária. Influenciada pela cozinha internacional com o passar dos anos, a gastronomia única e especial mexicana apresenta-nos hoje sabores repletos de personalidade, texturas e tonalidades. Na verdade, é um dos poucos países americanos que conservam a gastronomia da época pré-hispânica, apesar de ter vindo a sofrer algumas alterações.

A cozinha mexicana especializou-se no uso de milho, feijão, pimentos, tomates, ervas, diferentes aves e condimentos tipicamente mexicanos. A tortilha de milho é um dos seus elementos estrela, utilizada para envolver os mais diversos alimentos em formato de tostas, quesadillas, tacos, chalupas, gorditas e picaditas, para além de outros pratos mexicanos. Também os seus molhos se destacam dos seus bosques de sabores, assim como o pimento, que ali tem múltiplas variantes, sendo o ingrediente fundamental de todas as delicias cremosas desta gastronomia, assim como o segredo fundamental que coloca a cereja em cima da maioria dos pratos. A cozinha mexicana alcançou uma extraordinária fama mundial e influenciou numerosas cozinhas do mundo inteiro, desde as mais humildes até à alta cozinha.

holbox
Foto vía Shutterstock: holbox

O México é uma montanha russa de segredos, sabores e emoções, muitos deles conhecidos e outros ocultos, reservados às mentes mais inquietas. Uma lua-de-mel nesta terra verde e viva é um grande começo para as vossas recordações futuras, um presente construído por verdadeiros fãs do amor. E, então, estão entusiasmados?

Clique no play e siga as nossas dicas para escolher a viagem de lua-de-mel perfeita!

 

Talvez também lhe interesse:

Dê-nos a sua opinião

Lua-de-mel na Tailândia: uma viagem de sonho a dois
Lua-de-mel na Tailândia: uma viagem de sonho a dois
A Tailândia, uma vez vista, nunca mais vai sair de moda. É a lua-de-mel que tem satisfeito todos os tipos de noivos, desde os que procuram relaxar até aos que procuram um clima de aventura.
Lua-de-mel na Nova Zelândia: a magia da nossa realidade
Lua-de-mel na Nova Zelândia: a magia da nossa realidade
Se o Universo tivesse de escolher a sua obra de arte mais preciosa talvez escolhesse este belo país da Oceânia. Porque não visitá-lo na sua lua-de-mel?
Os 9 melhores lugares do mundo para fazer mergulho na sua lua-de-mel
Os 9 melhores lugares do mundo para fazer mergulho na sua lua-de-mel
O vosso sonho é mergulhar nas águas mais cristalinas e desfrutarem, juntos, da beleza do fundo do mar? Então venha daí conhecer estes espectaculares lugares!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação