Namorar Portugal: o amor está no ar!

Por estes dias não se fala noutra coisa que não no São Valentim e no seu esperado dia, celebrado pelos apaixonados de todo o Mundo – o programa perfeito, o outfit perfeito, o presente perfeito, o par perfeito!.. O amor anda literalmente no ar – incautos, cuidado! – e ninguém lhe escapa!

Por estes dias também – aliás, ao longo de todo este mês – há um local onde o amor é especialmente celebrado. Lá sim, o amor é rei e senhor e todos, sem excepção, acabam, inevitavelmente, enamorados. Falo-vos hoje – e que apropriado não acham? – da iniciativa Namorar Portugal e do seu Fevereiro – o mês do romance. O amor ganha lugar de destaque em em Vila Verde e eu estive à conversa, a propósito, com a Dra. Júlia Fernandes – vereadora da Cultura, Educação e Acção Social do município – a quem deixo o meu público agradecimento por toda a simpatia e disponibilidade demonstradas.

1 – Para quem ainda não conhece a iniciativa Namorar Portugal: como é que ela nasce e como toma forma? O que a diferencia de outros projectos similares que assentam em produtos regionais e tradicionais?  

O conceito Namorar Portugal nasce da estratégia do Município de Vila Verde em aproveitar o enorme potencial turístico e cultural dos Lenços de Namorados, ícone identitário local. A estratégia baseia-se na promoção de um elemento de tradição que permite criar um evento, uma programação e todo um vasto conjunto de produtos, aliando esta tradição com a modernidade, e criando objetos contemporâneos de elevado valor cultural.

Começamos em 2003 com um concurso de moda dirigido a criadores e designers, para que apresentassem propostas inspiradas no mote ‘Lenços de Namorados, Escritas de Amor’. Esse concurso tem atualmente projeção internacional, com participações que vêm, inclusive, do Brasil. Todos os anos na noite de 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, é materializado na gala Namorar Portugal um evento destacado pelo Turismo de Portugal com a certificação de ‘Evento de Interesse para o Turismo’. O enorme interesse suscitado em torno da gala Namorar Portugal, e da sua inspiração maior, os Lenços de Namorados, levaram em 2009, à criação de uma programação denominada Fevereiro, Mês do Romance, composta por iniciativas culturais, na esmagadora maioria gratuitas, como concertos, desfiles de moda, saraus culturais, passeios, recitais de poesia, caminhadas, workshops, concursos, degustações e programas turísticos como Sabores do Romance, que une restaurantes, unidades de alojamento, bares e pastelarias do concelho, com descontos e campanhas especiais e decores temáticos. Todo este universo, que se traduz em marca registada pelo Município de Vila Verde, transforma Vila Verde na terra do Amor, a capital dos Lenços de Namorados. Este é um conceito forte e diferenciador.

A Teciborda, pelas mãos da artesã Céu Cunha, é um hino ao romance.
E na sua colecção, a Teciborda, inclui também deliciosas caixinhas para o tão ansiado pedido de casamento.

2 – Quais as linhas orientadoras, ao momento, da Namorar Portugal? Qual a inspiração maior?  

A inspiração do Namorar Portugal são os motivos dos Lenços de Namorados e as suas escritas de amor. Este ícone é um legado histórico e cultural. Surgiram no Minho, por volta do século XVIII, bordados pelas raparigas que aprendiam a bordar umas com as outras e movidas por sentimentos amorosos de uma paixão secreta, de amizade, saudade, esperança… A sua origem simples e bela está presente nos ícones mais carismáticos bordados: a chave (do coração, para o abrir), o passarinho (como mensageiro de segredos), o coração (como símbolo do amor) e o barco, um ícone muito usado em meados do século passado, testemunhando o enorme fluxo de migração para o Brasil, das promessas de regresso e da saudade deixada. As cores ricas dos lenços e os motivos ligados à natureza e ao campo são uma das imagens de marca dos Lenços de Namorados. Mas a singularidade está nos versos escritos pelas jovens e replicados por outras, no português da época, oralizado e com erros ortográficos e que os tornam únicos no mundo! A estratégia da marca Namorar Portugal visa trazer para a contemporaneidade esta riqueza, os valores, as cores, os traços manuais e toscos, através de diversas formas de arte, de produtos modernos e inovadores, e de eventos e iniciativas, divulgando-os a nível nacional e internacional.

O Manel e a Maria, da autoria da Sílvia Abreu da Bicho Bravo juntaram-se este ano à marca Namorar Portugal.

3 – Os produtos da linha Namorar Portugal são por si só únicos e mobilizam diferentes gerações e diversos parceiros e nomes. Há algum que seja um particular impulsionador, que destaquem e que o público destaque, da Namorar Portugal? Quais são os mais procurados e onde os podemos encontrar à venda?  

Os produtos Namorar Portugal encontraram parcerias em empresas como a Vista Alegre ou a Lameirinho, mas têm especialmente permitido desenvolver todo o tecido económico local, criando empresas e gerando valor acrescentado. Todos os produtos são apreciados e procurados pelo público, desde os Lenços de Namorados, confecionados pelas bordadeiras da cooperativa Aliança Artesanal, passando pelos produtos entretanto lançados, que são interpretações modernas dos Lenços, na cerâmica, têxtil-lar, calçado, acessórios de moda, artigos decorativos em madeira, cortiça, gesso, em vinhos, chocolates ou produtos de merchandising e souvenirs turísticos,… Podemos encontrar todos os produtos à venda na Loja Namorar Portugal (www.namorarportugal.pt/loja) e no espaço Namorar Portugal, em Vila Verde, a primeira loja física da marca, que fica no Centro de Dinamização Artesanal e sede da cooperativa Aliança Artesanal, a entidade de preserva e divulga os Lenços de Namorados na atualidade. Além destas plataformas, muitos dos produtos com a chancela Namorar Portugal já se encontram à venda em todo o país e fora dele, nas lojas e revendedores dos parceiros e empresas que os lançaram.

A arte da Milinha é composta por pequenas obras de arte, como carteiras ou porta-chaves, bordadas com motivos dos Lenços dos Namorados.

4 – Fevereiro é o mês por excelência do amor e dos enamorados, em grande parte devido ao dia de S. Valentim. Quais as iniciativas que relevam para este ano e quais aquelas para as quais convidam especialmente os casais a participar?  

Ainda temos meio mês de programação Fevereiro, Mês do Romance a decorrer. Estruturamos para este ano um programa de 31 dias, divididos em quatro semanas temáticas: semana da Tradição, do Amor, da Saudade e da Aventura, que termina a 1 de março. Durante a semana procedemos ao lançamento de 24 novas linhas de produtos Namorar Portugal e reservamos os fins-de-semana para actividades culturais como concertos musicais, saraus de poesia e música, desfiles de moda, e outras propostas lúdicas e desportivas como como a descida Romântica do Rio Cávado, percursos pedestres, passeios de clássicos,… Depois da gala Namorar Portugal, destacamos o Desfile de Acessórios de Moda, como o segundo grande evento da programação, a realizar a 28 de Fevereiro, como que a encerrar com chave de ouro esta programação. Temos o cuidado, todos os anos, de propor actividades que agradem a todos os públicos e que vão ao encontro de todos os gostos… O nosso objectivo é, não só atrair, como fixar turistas no concelho, para desfrutarem do melhor do território, através destas propostas culturais. O programa completo encontra-se no site oficial www.namorarportugal.pt.

A Chocolate com Pimenta apresentou recentemente o seu novo bombom do amor: espumante e frutos vermelhos.
A linha Vila Verde, da Vista Alegre Atlantis, conta agora com duas novas peças: um tabuleiro para tortas e um prato de pé alto.

5 – A internacionalização da marca, assim como a sua crescente nacionalização, tem vindo a ser apostas a cada ano que passa, e o amor é uma linguagem universal e sem barreiras. O que querem dar a conhecer a quem não conhece propriamente o Minho e estas iniciativa e marca em particular? A receptividade tem sido ao nível da que esperavam?  

A marca Namorar Portugal está a fazer um percurso de internacionalização, desde logo através de alguns dos seus parceiros, mas também através da participação em feiras internacionais e do site, disponível em três idiomas. A receptividade é sempre excelente porque ninguém fica indiferente ao principal impulsionador do projeto, os Lenços de Namorados, e aos sentimentos de amor, amizade, solidariedade e fraternidade que eles transmitem, porque são universais. Além disso, a criatividade e a inovação presentes nos produtos Namorar Portugal é muito apreciada por todos, independentemente do país, cultura ou origem, e a contemporaneidade das centenas de peças que já estão no mercado tem recebido rasgados elogios. O que se pretende é que turistas e clientes, nacionais ou estrangeiros, queiram conhecer esta região do Minho e descobrir que terra é esta que deu origem a um elemento tão forte e simbólico como o Lenço dos Namorados. Cá vão descobrir como é heterogénia e esmagadora a paisagem – montanhosa a norte, bucólica a sul, como é substancial a gastronomia, cheia de nuances gustativas e olfactivas, e quão simpáticas são as nossas gentes, que nos ‘metem no coração’ sem nos conhecerem antes. Difícil será partirem sem que fiquem com saudade, mas essa também é uma das emoções que inspirou os bordados dos nossos Lenços….

A Sanjo, marca portuguesa de culto, conta agora também com uma linha Namorar Portugal: uma versão em branco e outra em vermelho.

6 – Onde imaginam a Namorar Portugal daqui a 10 anos? 

Imaginamos ver a marca Namorar Portugal colocada nos principais mercados internacionais, associada a marcas de prestígio. Esta marca tem um potencial de crescimento brutal e são cada vez mais os parceiros que se querem associar e fazer parte desta “grande família” que é já Namorar Portugal, com origem em ‘Vila Verde, Onde o Amor Acontece!’

O "Portugal em Festa" - programa de Domingo à tarde da SIC - rendeu-se aos encantos de Vila Verde e da Namorar Portugal.

A marca Namorar Portugal contempla uma linha bastante mais vasta de produtos, mas dado o seu número, não os conseguimos mostrar todos – o vinho Rosé Bonina, as capas Gatémia, as malas FootNote… Fazem todas parte deste universo enamorado! Podem conhecê-los a todos, na loja online associada à marca, aqui e encontrá-los também, no espaço Namorar Portugal, em Vila Verde, ambas já referidas pela Dra. Júlia Fernandes.

Os Sapatos Namorar Portugal fazem as delícias das noivas!

Não deixem passar ao lado o mês do amor em Vila Verde e aproveitem com a vossa cara-metade todas as actividades e programas que o município vos propõe!

A primeira loja física da marca, no Espaço Namorar Portugal, foi inagurada no final do mês passado.
O Município de Vila Verde dá-vos as boas-vindas e está pronto para vos receber.

E já agora… Feliz dia de São Valentim!

Mais informação sobre

Comentários (2)

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação