O Eco Wedding nunca sai de moda, 7 dicas importantes para se ter um casamento amigo do ambiente!

Os casamentos eco friendly estiveram em voga nos anos de 2010 e 2011, actualmente deixaram de ser tendência e passaram a ser um ideal de casais com consciência ecológica.

E como acredito neste conceito, pretendo reacender essa chama, pois penso que nunca vai sair de moda tentarmos diminuir ao máximo o impacto sobre a natureza. Dá para se realizar um casamento sustentável, sem perder a elegância e o charme de uma cerimónia tradicional.

AhHA! PhotosSolicite informação sobre “AhHA! Photos”
AhHA! Photos

Então vamos as dicas:

Local da cerimónia e copo-d´água

O primeiro passo a ser dado é procurar espaços que fazem reutilização da água, separação do lixo para reciclagem ou usam fontes renováveis de energia. Já em termos de logística, realizar a cerimónia e a recepção no mesmo sítio ou próximos um do outro vai evitar o deslocamento dos convidados e reduz as emissões de CO2.

Flores

O que acham da ideia de oferecer depois do enlace as flores usadas na decoração da cerimónia e festa para um lar de idosos? O reaproveitamento das flores para uma causa nobre é ter um 2 em 1, ou seja, vão estar colocando em prática um aspecto social aliado a sustentabilidade.

Lili Cherry Solicite informação sobre “Lili Cherry ”
Lili Cherry

Material gráfico

Se fizerem questão de um estacionário completo, então sugiro papéis reciclados, papel-semente ou pardos.

E o que acham de enviar os convites por correio electrónico? São tão giros quanto os impressos e causam menos impactos ambientais, além de serem mais económicos. Criar um site ou blogue com as informações sobre o evento como: mapa para chegar no local da festa, lista de presentes e dicas de como ser no dia-a-dia mais sustentável também é uma boa ideia. E tudo isso pode ser feito na plataforma Zankyou, veja exemplos.

Zankyou Solicite informação sobre “Zankyou ”
Zankyou

Vestido da noiva

A escolha do vestido sempre foi um desafio e muita das vezes até causa uma certa insegurança na noiva, uma forma simples de resolver esse problema é reformar o vestido usado por sua mãe ou avó em seus casamentos, além de ser sustentável é uma forma de homenagear pessoas especiais. O aluguer de vestidos também é uma óptima opção, porque após o casamento não terás o vestido encalhado no roupeiro.

Nando Duarte Estúdio Solicite informação sobre “Nando Duarte Estúdio ”
Nando Duarte Estúdio

Lembrança verde

As plantinhas são as minhas favoritas, quem não gosta de receber? Envelopes com sementes de flores também é mega ecológico! Outra alternativa é a ecobag, que consiste em sacos ecológicos que ajudam a preservar o meio ambiente. São feitos com materiais que não agridem a natureza.

Catering

Também é possível ser sustentável nos comes e bebes, para a ementa prefira alimentos mais orgânicos e saudáveis, que não usem agro-tóxicos. Para isso, procure empresas que priorizem a sustentabilidade, visto que, existem chefes de cozinha preocupados com essas questões.

Quinta do Frade
Quinta do Frade
Quinta do Frade
Quinta do Frade

Decoração

Sempre fui a favor do reaproveitamento de mobílias vintages, e adoro usar esse tipo de inspiração na página Do Pedido ao Altar do facebook. Além disso, reciclar materiais usados como caixas de frutas e legumes e outros objectos como livros, quadros, jarras transforma a atmosfera em mais acolhedora.

Usem muitas velas, ficam lindas na decoração do casamento e representam uma boa poupança com energia eléctrica.

Quinta da Torre
Quinta da Torre

Em tempos de aquecimento do planeta, devemos pensar nos recursos naturais em todos os momentos, até mesmo na hora de se casar. Uma festa de casamento ecológica não só mostra que os noivos têm uma consciência ambiental, como pode ficar muito criativa e diferente. Pensem nisso!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Real Wedding: Casar por amor nunca sai de moda!
Real Wedding: Casar por amor nunca sai de moda!
As histórias de amor não têm de ser complicadas. Só precisam de ser verdadeiras. Os casamentos não precisam de ser ...
O seu namorado é muito amigo da ex-namorada. Convida-a para o casamento, sim ou não?
O seu namorado é muito amigo da ex-namorada. Convida-a para o casamento, sim ou não?
Fica a questão: a ex-namorada do seu namorado deve constar na lista de convidados para o seu casamento? Sim ou não?...
Decore o seu casamento de forma original: bandeiras e grinaldas
Decore o seu casamento de forma original: bandeiras e grinaldas
Aqui fica uma ideia versátil que tem a capacidade de transformar um espaço em segundos: bandeiras e grinaldas.
Foto H&M
Vestidos de noiva eco-friendly da H&M chegam esta semana às lojas
Os preços? Entre os 199 e os 499 euros.
«O que vestir no casamento da minha filha?» Conheça as dicas de especialistas em moda nupcial.
«O que vestir no casamento da minha filha?» Conheça as dicas de especialistas em moda nupcial.
A Zankyou esteve à conversa com alguns designers e wedding planners e dá-lhe hoje algumas sugestões de dress code para a sua mãe.
The Storytellers
Como ter um vídeo perfeito e inesquecível? 7 dicas infalíveis de profissionais!
Quer um vídeo original, mas ainda não encontrou inspiração? Perguntámos a alguns videógrafos quais os segredos para captar os melhores momentos do seu casamento!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação