Provença Francesa: 6 inspirações para um casamento "créme de la créme"!

Sempre perfumados a alfazema, os míticos campos lilás da Provença são uma das imagens mais emblemáticas da famosa região francesa e uma inspiração poderosa para as noivas mais românticas. Bucólicos e etéreos, serviram de cenário a dezenas de histórias de amor. E a sua pode ser a próxima. Se não puder investir num destination wedding e rumar até ao sul de França, traga a Provença até si. Como? É simples: espreite as 6 dicas para conseguir um casamento de inspiração “provençal”.

Foto Emm and Clau
Foto Emm and Clau

1. Aposte em convites rústicos

O seu convite de casamento é o primeiro contacto que os seus familiares e amigos terão com a sua festa. O seu estilo deve representar o estilo de casamento que imaginou. Para incorporar o estilo provençal, a melhor aposta são os convites rústicos. Inspire-se na ideia de convites artesanais, como os criados pela fotógrafa Diana Nobre. Concentre-se menos no estilo de letra e mais em acrescentar pequenos detalhes personalizados ao seu convite: acrescente um ramo de alfazema a cada convite, troque o envelope da praxe por algo menos formal, amarrado com um pequeno cordão.

Diana NobreSolicite informação sobre “Diana Nobre”
Foto Diana Nobre
Diana NobreSolicite informação sobre “Diana Nobre”
Foto Diana Nobre

2. Escolha a alfazema para protagonista

Um casamento provençal é necessariamente um casamento ao ar livre. Mas não basta que saiba escolher o espaço perfeito. É preciso que que saiba também criar o altar perfeito e decorá-lo como manda a tradição provençal: com flores. E entre elas, muitos ramos de alfazema. A cor e aroma desta famosa planta vão transportar os seus sentidos e os dos seus convidados para a região francesa que a inspirou.

Quinta do HespanholSolicite informação sobre “Quinta do Hespanhol”
Quinta do Hespanhol. Foto Momento Cativo
Solicite informação sobre “”
Foto French Antique Wedding

3. Crie pequenos recantos românticos

Use a organização e decoração do espaço a seu favor. Exemplos? Tire partido das árvores e traga-as para a decoração do seu casamento, colocando gaiolas ou molduras rústicas sobre ou sob os seus ramos, por exemplo. Coloque alguns cestos de vime com flores pequenas, singelas e até selvagens em alguns pontos estratégicos. Use mobiliário antigo em madeira natural, recuperado e pintado de branco, em lugares improváveis do jardim. Lembre-se de privilegiar sempre os tons pastel e, claro, o lilás!

Quinta do HespanholSolicite informação sobre “Quinta do Hespanhol”
Quinta do Hespanhol. Foto Momento Cativo
Quinta do HespanholSolicite informação sobre “Quinta do Hespanhol”
Quinta do Hespanhol. Foto Momento Cativo

4. A decoração das mesas deverá ser uma extensão do estilo de toda a festa

Sobre as mesas, mantenha o mesmo estilo que usou para criar os diferentes espaços da festa. Toalhas brancas com detalhes rendados ou bordados são a opção perfeita para as mesas. Ao contrário da simplicidade que se exige da toalha, tente ser um pouco ousada com a escolha de louça diferenciada. Inspire-se na ideia de um bistrô francês. Os centros de mesa devem ser o mais criativos possíveis: caixas metalizadas (latas vintage) a servir de jarras para flores campestres, por exemplo.

135 milímetrosSolicite informação sobre “135 milímetros”
Foto 135 milímetros
Solicite informação sobre “”
Foto 135 milímetros

5. Os naked cakes são obrigatórios (e a sua decoração tem de ser especial)

Nenhum estilo de bolo está tão de acordo com o espírito provençal do que os naked caked. Rústicos mas cheios de sabor, simples mas deslumbrantes, encaixam perfeitamente na paisagem bucólica que será o centro de toda a sua decoração. Para os aproximar ainda mais de todo este cenário, dispense os cake toppers clássicos ou decorações megalómanas. Um simples ramo de alfazema ou algumas olhas de oliveira farão toda a diferença.

Naiomi Kenton
Foto Naiomi Kenton via La Mariee aux Pieds Nus
Naiomi Kenton via Style Me Pretty
Foto Naiomi Kenton via Style Me Pretty

6. O souvenir perfeito? Personalize. Personalize. Personalize!  

Pense que pequenas recordações traria consigo se visitasse a Provença francesa: sabonetes artesanais, cremes L’Occitane, macarrons ou éclairs? Crie um pequeno kit (um cesto de vime seria perfeito) e inclua pequenas amostras de todos estes mimos para oferecer aos seus amigos e familiares.

Momento CativoSolicite informação sobre “Momento Cativo”
Foto Momento Cativo

Singelo e despretensioso, é o estilo de casamento perfeito para noivas com um perfil menos tradicional e mais “avant-garde”!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Nelson Marques Photography
Casar em Portugal: o palco para um destination wedding de sonho!
Cada vez mais os casais optam por vir casar em Portugal. Por mil e uma razões este é um destino excelente para o seu casamento. Visite as maravilhas deste país e apaixone-se outra vez!
Quinta D'Azenha. Créditos Helder Couto Photo
Decoração de interiores vs decoração de exteriores
Na decoração de um casamento vale-nos a capacidade artística dos profissionais da área. Em casamentos outdoor ou indoor, o importante é a originalidade e a promessa de um cenário idílico para dar o "sim"
Foto André Tavares
First look: a tendência que está a conquistar Portugal
Porque não há-de ser ele o primeiro a vê-la a ela de vestido de noiva?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação