Rafael Freitas: o genial criativo português!

Como não falar dele? Nascido a 21 de Janeiro, na cidade-berço, desde cedo que o seu talento se revela e desde cedo que o talento encanta multidões: arrojado, elegante, sedutor, único – esse é o cunho de Rafael Freitas, o genial criativo português com uma presença vincada e bem marcada no mundo da moda.

Bem, mas quem melhor que ele, o próprio Rafael, para nos falar de si e para nos envolver no seu fantástico mundo de sonho? Mundo esse que também é meu e vosso!.. Falamos de noivas claro!.. Curiosas?.. Então, esta entrevista é mesmo para vocês!

Solicite informação sobre “Pedro Miranda Photographer”
Pedro Miranda Photographer

1 – É inevitável referir a alta-costura sem referir o seu nome Rafael. O que é que o trouxe até aqui? O que é que o inspira? Qual é o maior prazer da alta-costura?

O que me trouxe até aqui foi o prazer que retiro de cada criação que faço – sempre única e realizada exclusivamente para clientes particulares que não só compram um vestido mas sim, o elevam a uma obra de arte vestível.

O maior prazer que temos na alta-costura é ser, basicamente, tudo possível de realizar… Não existem limites criativos nem produtivos.

A inspiração é algo difícil de descrever pois esta surge naturalmente sem haver nenhum plano preconcebido.  Acontece…

2 – Acha que em Portugal a alta-costura tem falta da atenção do público e falta de charme ou talento?

Um pouco de tudo mas principalmente, existe uma marginalização. A alta-costura é sem dúvida posta um pouco de lado no que diz respeito à inserção de criadores em certames ditos de moda.

Solicite informação sobre “Conheça Rafael Freitas Atelier ”
Pedro Miranda Photographer

3 – Quando uma noiva o procura, procura-o porquê? E com quanta antecedência o deve fazer assumindo que deseja que o seu vestido seja um Rafael Freitas?

Procura-me pelo meu cunho único. Uma assinatura que no mercado, se distingue pela qualidade dos materiais, pelo acabamento e sobretudo pela criatividade. Deverá encomendar-se um vestido meu para que não hajam atrasos, com cerca de 8 meses de antecedência.

4 – Se é de noivas que falamos, como se processa o afinamento de escolha da noiva? Como é escolhido o tecido? Quantas provas são necessárias?

São necessárias cerca de 5 provas. Desde a escolha do modelo, à escolha de materiais, segue-se uma primeira prova e só depois será começado o vestido propriamente dito.

Quando possível faz-se um teste definitivo, ou seja, perante uma presença masculina, observo o seu olhar no decorrer das provas. Se este expressar desejo, sei que o meu trabalho criativo está aprovado.

Solicite informação sobre “Conheça Rafael Freitas Atelier ”
Pedro Miranda Photographer

5 – Se porventura o modelo que a noiva idealiza não lhe parece o mais adequado, tendo em conta o contexto do casamento ou a silhueta da noiva, de que forma é que isso lhe é dito? Ou pelo facto de se tratar de um vestido à medida, completamente personalizado, a primeira questão nem se coloca?

É dito de uma maneira directa, explicando à noiva o porquê e se necessário fazendo uma prova para demonstrar à noiva que não fica bem com o que escolheu e isso normalmente, resulta.

6 – Quando desenha um vestido, a elaboração do look merece o seu conselho?

Sem dúvida, ajudo a noiva a escolher tudo o que envolve esse dia tão especial, desde a parte gráfica, ao catering assim como todo o protocolo envolvido neste dia.

Não esquecendo, claro, de tudo o que a noiva necessita: sapatos, lingerie, cabelos, maquilhagem e jóias, que complementam o vestido, fazendo com que se torne única e cheia de personalidade…

Solicite informação sobre “Conheça Rafael Freitas Atelier ”
Pedro Miranda Photographer

7 – Existe algum vestido que por algum motivo em particular o tenha marcado? Ou algum evento ou produção que tenham sido marcos na sua carreira e para si, a título pessoal?

Sem dúvida, estive presente, ou melhor fui seleccionado, para ser o criador oficial do perfume Midnight Dior,  um desfile inesquecível no famoso Museu dos Coches em Lisboa. Uma experiência única.

8 – Onde se imagina no futuro? O que é que ainda não fez que gostava de fazer? Quais são os seus sonhos?

O futuro é incerto mas trabalho arduamente para que a nível internacional seja reconhecido pelo meu trabalho – alimento o sonho de qualquer criador: estar presente nas principais semanas da moda a nível mundial.

Solicite informação sobre “Conheça Rafael Freitas Atelier ”
Pedro Miranda Photographer

9 – Acha possível definir-se em algumas palavras? Se sim, quais?

Provocador, visionário e emblemático…

10 – Há alguma personalidade que gostasse de vestir? Porquê?

A diva Grace Kelly… Toda a sua história de vida faz com que seja uma personalidade única, impossível de copiar. A sua sensualidade, beleza e elegância misturadas com toda a sua atitude rebelde fascinam-me… Sendo ela uma fonte de inspiração ilimitada.

Solicite informação sobre “Conheça Rafael Freitas Atelier”
Pedro Miranda Photographer

11 – E por último, como define as tendências, em vestidos de noiva, para 2015?

A elegância dos anos 20 e 30 está de volta. Vestidos ricos em rendas, cheios de personalidade. Pormenores como bordados, localizados e realizados manualmente… Cascatas de sedas vibrantes, cheias de movimento… A cor branca eléctrica com pequenos apontamentos de platina. O tom bege a acompanhar as cascatas de pérolas barrocas e pequenos cristais encastrados…

Solicite informação sobre “Pedro Miranda Photographer”
Pedro Miranda Photographer

Verdadeiramente apaixonante não acham? Nós, aqui na Zankyou Magazine, também achamos e não resistimos em partilhar convosco! Para o vosso dia de casamento ou para aquele dia especial, o Rafael, é certamente uma opção a considerar!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação