Serão as pessoas casadas mais felizes? Descubra o que diz a ciência

As estatísticas são unânimes. A esmagadora maioria dos estudos feitos sobre o assunto nas últimas décadas aponta para a conclusão de que as pessoas casadas são mais felizes. Apesar da clareza dos dados, ninguém sabe ainda responder se é um caso de relação causa-efeito. Isto é, se as pessoas casadas são mais felizes porque são casadas ou se as pessoas mais felizes tendem a casar. Se quiser, coloque-se antes a questão: as pessoas felizes são mais felizes porque casam?

Para tentar dar resposta a essa pergunta, um grupo de economistas propôs-se a estudar os níveis de felicidade pré-conjugal. O desafio seria o de responder se as pessoas ficam mais felizes depois de casarem. O estudo, entretanto publicado no National Bureau of Economic Research baseou-se em dois inquéritos nacionais do Reino Unido e da Gallup Worl Poll, remetendo para uma amostra mundial. As principais descobertas apontam para uma felicidade conjugal que persiste, perdura e até intensifica com o tempo. Eis os três principais motivos para o aumento dos níveis de felicidade após o casamento:

1. Amigos primeiro

No dia a dia de uma relação, o sentimento de amizade e o sentimento de companheirismo são tão ou mais importantes do que a paixão. E num casamento, estes tendem a ser os sentimentos que prevalecem. A partilha, a cumplicidade e o carinho que nasce disso faz com que cada uma das partes se sinta vista, acompanhada, valorizada e, consequentemente, feliz.

2. Dois é mais forte do que um

A força que conseguimos ir buscar a alguém que nos ama e que nos cuida, motiva, impulsiona, suporta. Na força dessa pessoa, encontramos ainda mais força e essa estrutura prepara para os desafios que a vida traz.

3. Os problemas parecem mais pequenos

Dividir os problemas e as angústias, ajuda a tirar algum do peso que vamos acumulando com os pequenos stresses de que é feito o nosso dia-a-dia. Há menos dramatismo na forma como as pessoas casadas encaram os desafios porque essas pessoas têm a garantia de um apoio irredutível.

A felicidade não depende apenas do seu estado civil. Isso é apenas um dos factores que contribui para o seu estado de espírito.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Miguel Matos Fotografia
Como ser um casal feliz? 6 Conselhos para que a paixão fale por si!
Esqueça as utopias e centre-se em objectivos reais, daqueles são verdadeiramente alcançáveis. Como cuidar da sua relação, por exemplo!
Foto: I do - Inez Cortez Photography
4 coisas que nunca mais serão as mesmas depois do casamento: venham conhecê-las!
De facto, o que é que a partir do momento do "sim, aceito", será diferente? Em concreto, o que é que a palavra casamento trará de novo? Venham conhecer a resposta a essas e a outras perguntas, aqui, na Zankyou Magazine!
Memories Fotografia
O amor para todo o sempre existe? Nós e a ciência respondemos!
A sabedoria popular sugere que não há paixão que não perca intensidade e amor que sempre dure... Diz-se que, o pico de tudo e de mais alguma coisa se vai desvanecendo, ao longo do tempo... Mas, ainda assim, será que o amor para todo o sempre, afinal, existe?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação