Uma fotografia que resume 25 anos de amor verdadeiro

O Dia do Orgulho Gay, celebrado mundialmente no passado 28 de Junho, trouxe grandes notícias consigo. Nick Cardello e Kurt English são um casal há 25 anos. A ua história, tal como a de tantos outros homossexuais, tem sido extremamente difícil. No entanto, eles têm conseguido superar todos os obstáculos que iam surgindo no seu caminho (e há provas de tal).

De forma a evidenciar a boa saúde da sua relação e do seu amor, o casal decidiu recriar uma fotografia tirada há 24 anos no Orgulho LGTB+, em Washington, comemorando o seu aniversário (pois, tinham-se conhecido no ano anterior). Quase três décadas depois, a sua história, repleta de dificuldades, continua forte e inspiradora para tantos outros casais, tal como a própria montagem o demonstra.

@tagyourheathen
Foto: Twitter de @tagyourheathen

Muito mais do que uma fotografia 

Entre uma fotografia e outra, não passaram apenas 25 anos. Nick e Kurt, tal como toda a comunidade LGTB+, enfrentaram maus-tratos, SIDA, leis injustas que os proibiam de se casar e, ainda, de mostrarem o seu verdadeiro “eu”. Entre ambas as fotografias, existem anos de luta. Ronald Reagan decidiu ignorar o assunto da SIDA e Bill Clinton, supostamente, mais tolerante, pecou com as leis como Don’t ask, don’t tell que proibia os homossexuais militares de falarem sobre a sua condição sexual, caso pretendessem continuar no exército.

A fotografia evidencia o poder do amor em todas as suas formas. É um sentimento universal que vai conquistando cada vez mais valor à medida que as adversidades surgem. Esta vida resume a vida de Kurt, Nick e de toda a comunidade LGTB+.

@tagyourheathen  foi o responsável por twittar esta fotografia e torná-la viral. Com o título “It’s just a phase(“É apenas uma fase”), o twitteiro fez um comentário irónico à máxima instaurada entre aqueles que se referiam/referem à homossexualidade como uma moda ou fase. Nick e Kurt, com uma das suas fotografias, realçam o quão enganadas estas pessoas estavam. Para além disto, eliminaram estereótipos e lançaram uma mensagem que confia menos no amor: “As pessoas jovens necessitam de ver que o amor duradouro realmente existe”, conta Nick.

Três casamentos para selar o seu amor 

Não foi um. Não foram dois casamentos. De facto, Nick e Kurt organizaram três casamentos para manifestar o seu amor e torná-lo oficial. Contudo, a primeira celebração não foi totalmente oficial visto que se realizou em 1993, quando o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo ainda não era legal no Estados Unidos. Apesar disto, foi um acto simbólico que serviu para os dois constatarem o seu amor e expô-lo aos seus mais queridos.

A segunda celebração teve já um carácter oficial. O estado de Massachussets legalizou o matrimónio gay em 2004 e os nosso protagonistas aproveitaram, assim, esta oportunidade. “Conseguir este direito teve um grande impacto nas nossas vidas. De repente, podíamos ter acesso à sala de um hospital se algum dos dois tivesse que lá ir ou podia proteger-me com o seguro do meu marido”, partilhou Nick.

O terceiro casamento teve lugar na Florida, estado em que vivem juntos há alguns anos e onde se legalizou o matrimónio entre homossexuais em 2015. “Perguntam-nos o que temos feito para estarmos juntos há 25 anos, uma vez que a sociedade está estruturada para que nos separemos”, explica Nick.

Nick y Kurt
Foto vía verne.elpais: Nick y Kurt

A importância do Dia do Orgulho Gay LGTB+

Nick e Kurt conheceram-se na Marcha da Igualdade pela Unidade e o Orgulho (hoje conhecido como Orgulho LGTB de Washington) em 1992. Apesar de viverem longe, este acontecimento uniu os seus caminhos e desenho o cenário para começar a preparar o seu destino. Para o casal, o evento, para além de servir como contexto para os seus aniversários (a segunda foto foi tirada a 11 de Junho de 2017), é uma forma maravilhosa para defender os direitos da comunidade. “Acreditamos que é importante representar a comunidade. As manifestações LGTB+ são enormes e acolhem uma população muito diversificada e permite unir-nos para nos conhecermos e abraçarmos as nossas diferenças”. 

Tudo começou com os distúrbios de Stonewall a 28 de Junho de 1969. Num pub Stonewall In, em Greenwich Village, Nova Iorque, a comunidade LGTB+ enfrentou, pela primeira vez, a repressão que o governo exercia sobre as pessoas que constituem este colectivo. Desde então, a 28 de Junho foi o dia elegido para defender com orgulho os direitos da comunidade.

Nick y Kurt
Foto vía BuzzFeed: Nick y Kurt

O amor está em todos os cantos, e como já dizia a canção “Love is all around”, de Quatro Casamentos e Um Funeral. Em momentos de crises românticas, a história de Nuck e Kurt é um sopro de ar fresco… No entanto, há esperança para todos!

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Férias em casal + festival? Viva o amor... e a música!
Férias em casal + festival? Viva o amor... e a música!
Desfrute de umas férias ou lua-de-mel diferente com o seu parceiro, com amigos e uma boa dose de loucura. Há festivais para todos os gostos, onde se pode deixar levar...!
Diana Nobre Fotografia
15 coisas que um casal deve fazer junto ao menos uma vez na vida!
A rotina, em muitas ocasiões, pode acabar com momentos especiais... E como não queremos que caia em comodismos, recomendamos-lhe 15 coisas que todos os casais devem fazer, ao menos uma vez na vida!
Foto: Adriana Morais
6 atitudes que revelam maior intimidade num casal que o sexo: venham conhecê-las!
A vida a par tem tantos momentos que merecem ser lembrados... Por sabermos isso, não resistimos: revelamos-lhe, hoje, 6 atitudes que revelam maior intimidade num casal que o sexo!.. Vamos a elas?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação