8 estratégias para as redes sociais durante a COVID-19

8 estratégias para as redes sociais durante a COVID-19

Redes sociais como o Facebook ou Instagram devem, agora mais do que nunca, transmitir conteúdo que permita criar uma conexão emocional com o seu público. Estamos todos a passar por tempos difíceis e delicados, nomeadamente os casais que tiveram de adiar o seu sonho...

8 estratégias para as redes sociais durante a COVID-19
Foto: Shutterstock
  • Atualidade
  • Conselhos
  • Guest-blogger
  • Msn
  • 2020

Estamos ainda em plena “guerra” contra a COVID-19, apesar dos sinais positivos que já se vão timidamente revelando em muitos países da Europa, incluindo Portugal, que se tem demonstrando um exemplo no controlo da propagação e na eficácia de resposta a esta pandemia. Em tempos delicados como este, em que estamos todos preocupados com o bem-estar das pessoas que amamos e em que nos vemos numa situação que mexe com as nossas vidas e emoções, a presença das empresas nas plataformas de redes sociais, nomeadamente no Instagram ou no Facebook, pede mais, do que nunca, conteúdos que criem uma maior conexão com os seus seguidores e clientes. Isto aplica-se particularmente ao mundo dos casamentos, em que milhares de casais no mundo inteiro foram obrigados a adiar o seu casamento. É tempo, por isso, de olhar para lá das nossas rotinas diárias, fazer uma pausa e ver a luz ao final do túnel, porque, em breve, estaremos juntos de novo, os casamentos vão recomeçar a ser celebrados e vamos festejar juntos o amor (veja o que está a acontecer em Wuhan). Transmitir esta mensagem tem sido e vai continuar a ser essencial, até chegarmos ao momento em que possamos fazê-lo. Neste artigo, a Zankyou fornece aos profissionais algumas diretrizes simples, para ajudá-los a comunicar e a conectar-se quer com outros fornecedores, como com os casais.

1. Demonstre a #unidadedaindustriadoscasamentos

O nosso gestor de redes sociais e content marketing, Raúl Valencia, dá-nos excelentes conselhos: “Publique mensagens e notícias positivas, utilizando hastags que apoiem e reflitam as ações extraordinárias realizadas pelas autoridades dos vossos países, bem como a solidariedade dos cidadãos, e utilize hastags que outras empresas locais ou profissionais de casamento também utilizem”, afirma.

guardarProcure hashtags populares
Procure hashtags populares

2. Mostre quem está nos bastidores

Rodolfo McCartney, da agência No Quiero, diz-nos: “Este é o momento certo para mostrar que nós somos humanos, de revelarmos quem somos e o que nos preocupa. Muitas pessoas no nosso setor (e muitas noivas) estão nervosas. Existe um medo generalizado, causado pela incerteza. Há muitas perguntas que nos fazem para as quais não temos resposta, mas podemos dar a mão aos nossos clientes e ajudá-los. Agora, a prioridade é falar com os nossos clientes. Estamos o dia inteiro em casa, por isso devemos mostrar-lhes que estamos no mesmo barco, que somos pessoas reais, de carne e osso”. 

Por isso, tire um minuto para partilhar o que está a ler, o que está a fazer. É tempo de mostrar o nosso home office, demonstrar que ainda estamos ativos, de revelar aos nossos seguidores um pouco da nossa vida familiar e mostrar-lhes como nos estamos a adaptar a estes tempos difíceis. Neste sentido, McCartney, que trabalha com algumas importantes marcas bridal (como Beba’s Closet e Roberto Verini) e as ajuda a criar este tipo de conteúdo, recomenda que se façam mais storieslives em vez de publicar fotos no feed

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Por seu turno, Daniela Arcangeli, de Enoteca la Torre, explica: “Esta experiência só confirma o quão maravilhoso é o nosso trabalho, porque é baseado em pura empatia e em criar uma relação próxima com os clientes (noivos) que acompanhamos durante o ano inteiro, no caminho que os conduz à realização de um sonho. Eles telefonam-nos todas as semanas, às vezes só para saber como estamos, e nós mantemos uma relação muito próxima com eles porque eles precisam de nós, mais do que nunca”.

guardarredes sociais foto de mulher
Este é o momento certo para mostrar que nós somos humanos | Photo by NordWood Themes on Unsplash

3. Faça uma pausa e analise o seu business plan e a sua estratégia de comunicação

“A crise é uma boa oportunidade para se reinventar, para criar novos projetos”, diz-nos McCartney, acrescentando: “As pessoas precisam de saber quem está por detrás de cada marca. E é tempo de analisar toda a nossa estrutura, a nossa empresa, de nos focarmos nos nossos valores e pontos fortes. Não iremos ter outro momento como o atual para poder analisar a nossa empresa tão profundamente. Sente-se, olhe para o seu business plan, analise. Enfatize os valores da sua marca e pergunte a si mesmo, ‘estamos a comunicar corretamente’?, aconselha.

guardarduas mulheres de negócios em frente a um computador
Planeie com antecedência de forma inteligente

4. Continue a promover, mas de forma diferente

Neste momento, não existem “horas boas”, nem “boas fotos” para postar. Concentre-se em comunicar uma forte identidade de marca e não apenas em fornecer um serviço. “Neste momento, temos de mostrar o que podemos fazer”, diz MCCartney. “Vamos puxar pela cabeça para sermos originais e chegarmos aonde queremos.”

Anna Francisco, uma wedding planner do sector de luxo, diz-nos: “Eu acredito que é importante continuarmos ativos nas plataformas de redes sociais para que os nossos clientes não pensem que estamos em casa sem fazer nada. A nossa atividade continua em casa e é importante transmitir isso, para dar segurança e demonstrar profissionalismo”.

Através dos dados da pesquisa COVID-19 que realizamos, e no que diz respeito aos casais que se casam este ano, sabemos que eles esperam compreensão e flexibilidade dos profissionais e fornecedores do setor. Por isso, é hora de ouvir e de criar/manter empatia com os noivos e transmitir-lhes a segurança de que lhes pode oferecer aquilo que eles procuram em si.

guardarpessoa a pegar num smartphone fotografar noivos
Vamos puxar pela cabeça para sermos originais | Photo by Marcos Paulo Prado on Unsplash

5. Mantenha contacto com fornecedores da sua área

É hora de conectar-se com outros fornecedores e expandir a sua rede de colaborações: contacte com eles através de um live video, escreva artigos e colabore com outros empresários do setor. Os recursos são infinitos. Agora, mais do que nunca, podemos estar em contacto com noivas e noivos, ajudando-os a resolver as suas dúvidas, sermos úteis para todos aqueles que precisam de ajuda na organização do seu casamento e que viram a organização do casamento desacelerar devido ao confinamento.

guardarcomunique com outros fornecedores
Comunique com outros fornecedores

6. Em que plataformas devo publicar? 

De todos os social media existentes, e tendo em conta o número de utilizador ativos mensais, os principais são o Facebook, Youtube, Twitter, Instagram, LinkedIn, Snapchat, TikTok e Pinterest. O mais importante é determinar onde está o nosso target (neste caso, noivas e noivos). No que diz respeito aos casamentos, as plataformas mais utilizadas são as mais “visuais” ou focadas em imagens (já que as noiva procuram, sobretudo, inspiração). Por isso, dever-se-á centrar em, pelo menos, uma destas redes sociais: Instagram, Facebook e Pinterest. Existem muitos benefícios na utilização das redes sociais sociais, mas é importante ter metas específicas antes de avançar. Ter objetivos definidos será importante para determinar não apenas a plataforma social a escolher, mas também o conteúdo que deverá criar, bem como o público que irá encontrar.

O Pinterest tem vindo a ganhar muito peso nos casamentos. Há muito mais mulheres no Pinterest do que homens, e é uma plataforma ideal para encontrar inspiração a todos os níveis: decoração, catering, beleza, vestidos, convites, viagens e fotografia. Crie belas coleções de imagens, redirecionando-as para o seu site ou para o o seu perfil da Zankyou.

O Facebook é ótimo para criar relacionamentos e mostrar o lado humano do seu negócio (por isso é ideal em tempos difíceis!) A chave aqui é mostrar um lado diferente do seu negócio, com conteúdo específico ou com a partilha de notícias ou publicações que mostram o que é mais importante para si.

O Instagram é perfeito que para partilhar imagens inspiradoras no seu feed, como para mostrar o lado humano da sua empresa, através do Instagram Stories e dos Lives. Hoje em dia é uma das plataformas mais populares, quer para empresas, como para os noivos/casais.

Nunca é demais realçar: o mais importante é definir uma estratégia específica, alimentar e selecionar diariamente conteúdos e manter uma análise constante do seu alcance e resultados.

guardarpessoa a usar um android smartphone
Mantenha uma análise constante do seu alcance e resultados | Photo by Georgia de Lotz on Unsplash

7. E que conteúdo específico devo publicar nos meus perfis?

Alguns exemplos específicos que Raúl Valencia recomenda são:

  • A flexibilidade que oferece durante estes períodos de incerteza: por exemplo, a flexibilidade no que diz respeito a datas ou pagamentos (na pesquisa realizada pela Zankyou, estas foram as principais necessidades por parte dos noivos).
  • Mostre as imagens e os vídeos mais emocionantes do seu trabalho, para criar uma conexão com o seu público: tente demonstrar amor, família e partilha.
  • Conecte-se ao vivo com noivas e noivos e responda a perguntas: planeie um live no fim-de-semana, promova-o durante a semana e mostre no que está a trabalhar e de que forma é que está a ajudar os seus noivos a planear os seus casamentos, mesmo que tenha de ser à distância de um clique.
  • Colabore com outros fornecedores e mantenha os noivos informados: pode planear webinars para casais e fazer reposts de colaboradores, pois isso ajudará a manter-se conectado e relevante no seu sector.
guardarmesa com computador e agenda e chávena de café
Algumas ideias para o ajudar

8. Recursos gratuitos

Aqui estão alguns recursos gratuitos úteis que encontramos para ajudá-lo a gerir as suas redes sociais:

  • Um calendário social media gratuito onde pode planear o seu conteudo.
  • Unsplash, um excelente site onde pode fazer o download de fotos líndissimas e inspiradoras gratuitamente
  • Feedly, onde pode acompanhar os tópicos e tendências que são importantes para si.
  • Canvas, onde pode criar bonitos templates para o seu Instagram Stories (não precisa de ter conhecimentos de design!)
  • Um interessante gerador de ideias para conteúdos onde pode escrever a sua ideia e eles dão-lhe um slogan divertido que pode usar para inspiração.
  • LatergramHootsuit para gerir e agendar os seus posts.
  • Se precisar de mais ajuda com os seus planos de marketing  e comunicação,
  • If you need more help with your marketing and communication plans, aqui tem um mini-guia gratuito (em inglês) para o ajudar a responder a algumas dúvidas que possa ter.

Talvez também lhe interesse: