As alcunhas carinhosas que deve eliminar do seu vocabulário

O amor é cego. Em algumas ocasiões é tão cego que perdemos a noção da realidade. O seu poder é tão grande que altera o comportamento das pessoas, convertendo-as em pessoas diferentes, por vezes, até com excesso de açucar. Mesmo que às vezes seja divertido chamar nomes queridos e carinhosos à pessoa que temos ao nosso lado, existem muitas expressões que têm o potencial de levar as relações por um caminho menos bom. Hoje, damos-lhe algumas dicas para evitar chamar nomes mais doces que a casa de Hansel e Gretel ao seu companheiro ou companheira.

Love and ThanksSolicite informação sobre “Love and Thanks”
Love and Thanks

Tudo o que acaba em -inho

Se usar estas palavras num contexto de brincadeira, a sua utilização acaba por ter piada. Mas, se o assunto for sério e se chamar o seu companheiro ou companheira de “coraçãozinho” ou “amorzinho”, não é bonito! Qualquer palavra acabada em “-inho” que lhe venha à cabeça não lhe devia soar a intimidade. Manter a dignidade também é deste âmbito, pois o carinho não reside meramente nos diminuitivos. Procura uma alcunha mais apelativa e pessoal.

big fish

No fundo, todos nós já utilizámos algumas destas palavras em algum momento, como por exemplo, biscoitinho, bombomzinho, xuxuzinho, chocolatinho… Curiosamente, a maioria destes casos vêem acompanhados com o famoso “-inho“. As alcunhas carinhosas, por si, já conferem um doçura, agora imagine com este tipo de terminação…

birthday cake

Nomes de animais 

Porque é que as pessoas gostam tanto de chamar os seus parceiros de passarinho, gatinha ou qualquer outro nome de animais? Não, não e não! Reduzir o nosso companheiro ou companheira a um animal não é muito bom, por muito bonito que possa soar, às vezes. De facto, quando se verifica este tipo de alcunhas existe um certo domínio por parte de um sobre o outro.

animals puppies pugs

Referências aos traços físicos 

Falamos de gordinha, morena, loira, gira, sexy… De facto, o ser humano possui uma imaginação muito fértil e arranja sempre algo físico para se referir ao seu parceiro ou parceira, de uma forma divertida. É verdade que em alguns momentos um “linda” cai sempre bem e sabe ainda melhor ouvi-lo, especialmente quando é espontâneo, no entanto não se passe: o seu excesso e a sua rotina não devem ser aliadas da relação. 

stop neil patrick harris stop it quit it

Extrangeirismo

A sua namorada ou namorado não tem que suportar constantemente palavras como bambino, baby, amore, darling, mon amour ou ma chérie. Na realidade, não é nem inglês nem francês por isso não existe a necessidade de ir buscar palavras suas e deixar de parte a sua cultura portuguesa. Soltar uma ou outra palavra inglesa ou italiana de vez e quando não faz de si o poliglota que provavelmente gostaria de ser.

celebrities reactions tired stress stressed

Coisas de crianças

Curiosamente, as relações implicam voltar atrás no tempo e convertermos-nos em bebés delicados. Bebé, bebecas, bebezinha, riqueza e tantas outras expressões infantis são perfeitas para acabar com a paixão e limitar a ternura. Quer subir a temperatura e entrar num clima com alguém a quem chama de bebezinho? A mania de infantilizar as relações são práticas que deveriam ser enterradas. Uma relaçao quer-se mais natural.

The Simpsons homer simpson episode 5 season 12 wiggle

Alcunhas são uma forma de dar um toque especial à relação e ao seu parceiro ou parceira. No entanto, há que evitar os vocábulos que nos poderão fazer cair no ridículo quando utilizados de uma forma desproporcional.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Os melhores disfarces para casal. Torne o seu Halloween verdadeiramente assustador!
Os melhores disfarces para casal. Torne o seu Halloween verdadeiramente assustador!
Estão a pensar celebrar o Halloween? Neste caso, vão precisar de um disfarce. Descubram aqui os as nossas propostas para visuais verdadeiramente assustadores. E se não conseguirem fazer estremecer ninguém... bom, pelo menos divertem-se!
Foto: João Almeida
O vocabulário do amor: as 20 palavras chave para uma relação perfeita
A Zankyou preparou uma lista de 20 palavras sempre tão associadas ao amor. Chamamos-lhe o vocabulário do amor! Pronta para o conhecer?
9 séries da Netflix para este Outono/Inverno de "manta e pipocas" em casal
9 séries da Netflix para este Outono/Inverno de "manta e pipocas" em casal
Quando chega o frio, o conforto de casa e mais concretamente o sofá, converte-se no melhor lugar para estar em casal e estas séries serão a cereja no topo do bolo perfeita para esses planos caseiros.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação