Casar ao ar livre: ainda tem dúvidas?

Casar ao ar livre está definitivamente na moda! Porquê? Porque possibilita abraçar as principais tendências deste ano: simplicidade, elegância e mistura de estilos. Quem o diz é a Por Magia, empresa especialista na organização de todo o tipo de eventos, que nos ajudou a reunir algumas dicas fundamentais para quem idealiza uma festa ao ar livre.

Se ainda têm dúvidas em relação a casar ao livre, provavelmente vão perceber que não têm razão para isso. De qualquer forma, não vos vamos enganar: há, de facto, algumas condicionantes a respeitar para que tudo corra na perfeição e o dia seja mágico. A Por Magia alerta-nos para três:

1. Melhor horário para casar ao ar livre

 “A hora da cerimónia deverá ser pelas 11 horas ou após as 15 horas, para evitar o pico do sol”.

2. Necessidade de áreas Lounge e Bar

Casar ao ar livre “exige determinadas atenções para podermos dar comodidade e bem-estar aos convidados”. Por isso, “nada melhor do que a criação de áreas lounge e bares com bebidas e cocktails”, sendo que os dispensadores com bebidas frescas e aromatizadas são sempre uma excelente escolha.

Por Magia Solicite informação sobre “Por Magia ”
Wedding Planner: Mary Me | Decoração e Fotografia: Por Magia

3. Necessidade da criação de um Plano B

“Sendo das poucas situações que ainda não se pode controlar ou decidir, aconselhamos sempre a terem um plano B no caso de nas últimas 24 horas o boletim meteorológico decidir dar-vos a notícia que irá ser um casamento molhado… Para muitos casais não será motivo de preocupação, mas para outros será com certeza motivo de ansiedade e desespero nas últimas horas antes do tão esperado momento!”

Apesar das condicionantes, casar ao livre tem inúmeras vantagens. A maior delas todas é a possibilidade de poder desfrutar da natureza, “com vistas para o rio, no meio de árvores ou na praia…”, permitindo a criação de “um altar lindo e original” e a organização de uma celebração romântica, centrada em “atmosferas rústicas, com presença de materiais da natureza e orgânicos à mistura com objectos vintage e elementos DIY, que são verdadeiramente as principais escolhas de 2016”, salienta a Por Magia.

Por seu turno, se a vossa ideia de casamento não passa pela formalidade da ocasião, casar ao ar livre é a opção certa, pois geralmente o ambiente é mais agradável e descontraído, o que permite que os vossos convidados fiquem mais à vontade. Por isso, há que “liberar os convidados da indumentária formal e as convidadas do típico e obrigatório tacão alto”.

Relativamente à decoração, quem idealiza casar ao ar livre normalmente opta por uma decoração menos ostensiva, aproveitando a beleza natural do ambiente e recorrendo a elementos mais leves, com detalhes e arranjos florais mais simples. A decoração Boho Chic – que é a forte tendência deste ano – encaixa-se perfeitamente neste estilo de casamento, utilizando “mistura de cores e estilos, arranjos descombinados e peças vintage mescladas com elementos de madeira”, como nos explica a Por Magia.

Por Magia Solicite informação sobre “Por Magia ”
Wedding Planner: Mary Me | Decoração e Fotografia: Por Magia

Entretanto, casar ao livre é também muito romântico. Quando os noivos optam por este estilo de celebração, escolhem sempre bonitos cenários ou espaços aconchegantes, que proporcionam maior convívio entre os todos os presentes e momentos mágicos e de puro romance entre os noivos. Para ajudar a criar os ambientes românticos, a Por Magia aconselha as luzinhas e lâmpadas externas, pois dão romantismo e estilo à festa e “têm vindo a ganhar força nas decorações dos casamentos, principalmente ao ar livre”, podendo estar presentes em todo o lado, desde o altar até à pista de dança.

Casar ao ar livre poderá ser também mais económico, pois dispensa grandes luxos, quer ao nível da decoração ou até mesmo do cardápio, que pode ser mais informal e descontraído ou simplesmente um brunch! Por seu turno, a grande aposta em termos de bolos de casamento para quem opta por casar ao ar livre são os Naked Cakes, uma tendência que, segundo a Por Magia, veio para ficar. “O chamado bolo despido, com frutas ou flores a fazer a decoração, continua a ser uma grande aposta para os casamentos de 2016”, afirmam. De qualquer forma, há um outro tipo de bolo que que tem vindo a ganhar destaque como primeira opção para muitos casais: o Chalk Board, um bolo revestido com superfície de lousa.

Baunilha & Chocolate
Baunilha & Chocolate

Se ainda tinham dúvidas em casar ao ar livre, já não têm…ou têm menos… verdade? Agora que já sabem mais sobre casamentos ao ar livre, procurem as melhores ideias e detalhes mais bonitos na Zankyou e decidam quais as melhores opções para o vosso casamento.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Prenúncio de Festa - Produção de Eventos
Prenúncio de Festa, por quem os sinos dobram!
A Rita é a capitã à frente desta equipa, mas não reclama para si o mérito pelo sucesso do projecto que criou em Outubro de 2012. Pelo contrário, gosta de frisar que o espírito de equipa que une todos os seus elementos que a compõem é o grande motor por detrás das recordações que os noivos aqui fazem.
Foto: Shutterstock
Um casamento romântico no campo: tudo o que procura está aqui!
Casar no campo é um das opções cada vez mais comuns entre os casais que preferem afastar-se do reboliço da cidade.
Foto: Vanessa & Ivo
Casamento no campo: flores, (formigas) e muito amor
O campo tem uma energia inigualável. Por isso, deixe-a entrar no seu coração no dia mais importante da sua vida. Case no Campo!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação