Casar ao ar livre: ainda tem dúvidas?

Casar ao ar livre está definitivamente na moda! Porquê? Porque possibilita abraçar as principais tendências deste ano: simplicidade, elegância e mistura de estilos. Quem o diz é a Por Magia, empresa especialista na organização de todo o tipo de eventos, que nos ajudou a reunir algumas dicas fundamentais para quem idealiza uma festa ao ar livre.

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Efeito Espontâneo

Se ainda têm dúvidas em relação a casar ao livre, provavelmente vão perceber que não têm razão para isso. De qualquer forma, não vos vamos enganar: há, de facto, algumas condicionantes a respeitar para que tudo corra na perfeição e o dia seja mágico. A Por Magia alerta-nos para três:

1. Melhor horário para casar ao ar livre

 “A hora da cerimónia deverá ser pelas 11 horas ou após as 15 horas, para evitar o pico do sol”.

2. Necessidade de áreas Lounge e Bar

Casar ao ar livre “exige determinadas atenções para podermos dar comodidade e bem-estar aos convidados”. Por isso, “nada melhor do que a criação de áreas lounge e bares com bebidas e cocktails”, sendo que os dispensadores com bebidas frescas e aromatizadas são sempre uma excelente escolha.

Por Magia Solicite informação sobre “Por Magia ”
Wedding Planner: Mary Me | Decoração e Fotografia: Por Magia

3. Necessidade da criação de um Plano B

“Sendo das poucas situações que ainda não se pode controlar ou decidir, aconselhamos sempre a terem um plano B no caso de nas últimas 24 horas o boletim meteorológico decidir dar-vos a notícia que irá ser um casamento molhado… Para muitos casais não será motivo de preocupação, mas para outros será com certeza motivo de ansiedade e desespero nas últimas horas antes do tão esperado momento!”

Diamonds EventsSolicite informação sobre “Diamonds Events”
Diamonds Events | Créditos Joel Photography

Apesar das condicionantes, casar ao livre tem inúmeras vantagens. A maior delas todas é a possibilidade de poder desfrutar da natureza, “com vistas para o rio, no meio de árvores ou na praia…”, permitindo a criação de “um altar lindo e original” e a organização de uma celebração romântica, centrada em “atmosferas rústicas, com presença de materiais da natureza e orgânicos à mistura com objectos vintage e elementos DIY, que são verdadeiramente as principais escolhas de 2016”, salienta a Por Magia.

Ludi FotógrafosSolicite informação sobre “Ludi Fotógrafos”
Ludgi Fotógrafos

Por seu turno, se a vossa ideia de casamento não passa pela formalidade da ocasião, casar ao ar livre é a opção certa, pois geralmente o ambiente é mais agradável e descontraído, o que permite que os vossos convidados fiquem mais à vontade. Por isso, há que “liberar os convidados da indumentária formal e as convidadas do típico e obrigatório tacão alto”.

The Quinta – My Vintage WeddingSolicite informação sobre “The Quinta – My Vintage Wedding”
The Quinta – My Vintage Wedding

Relativamente à decoração, quem idealiza casar ao ar livre normalmente opta por uma decoração menos ostensiva, aproveitando a beleza natural do ambiente e recorrendo a elementos mais leves, com detalhes e arranjos florais mais simples. A decoração Boho Chic – que é a forte tendência deste ano – encaixa-se perfeitamente neste estilo de casamento, utilizando “mistura de cores e estilos, arranjos descombinados e peças vintage mescladas com elementos de madeira”, como nos explica a Por Magia.

The Quinta – My Vintage WeddingSolicite informação sobre “The Quinta – My Vintage Wedding”
The Quinta – My Vintage Wedding
Por Magia Solicite informação sobre “Por Magia ”
Wedding Planner: Mary Me | Decoração e Fotografia: Por Magia

Entretanto, casar ao livre é também muito romântico. Quando os noivos optam por este estilo de celebração, escolhem sempre bonitos cenários ou espaços aconchegantes, que proporcionam maior convívio entre os todos os presentes e momentos mágicos e de puro romance entre os noivos. Para ajudar a criar os ambientes românticos, a Por Magia aconselha as luzinhas e lâmpadas externas, pois dão romantismo e estilo à festa e “têm vindo a ganhar força nas decorações dos casamentos, principalmente ao ar livre”, podendo estar presentes em todo o lado, desde o altar até à pista de dança.

The Quinta – My Vintage WeddingSolicite informação sobre “The Quinta – My Vintage Wedding”
The Quinta – My Vintage Wedding

Casar ao ar livre poderá ser também mais económico, pois dispensa grandes luxos, quer ao nível da decoração ou até mesmo do cardápio, que pode ser mais informal e descontraído ou simplesmente um brunch! Por seu turno, a grande aposta em termos de bolos de casamento para quem opta por casar ao ar livre são os Naked Cakes, uma tendência que, segundo a Por Magia, veio para ficar. “O chamado bolo despido, com frutas ou flores a fazer a decoração, continua a ser uma grande aposta para os casamentos de 2016”, afirmam. De qualquer forma, há um outro tipo de bolo que que tem vindo a ganhar destaque como primeira opção para muitos casais: o Chalk Board, um bolo revestido com superfície de lousa.

Baunilha & Chocolate
Baunilha & Chocolate

Se ainda tinham dúvidas em casar ao ar livre, já não têm…ou têm menos… verdade? Agora que já sabem mais sobre casamentos ao ar livre, procurem as melhores ideias e detalhes mais bonitos na Zankyou e decidam quais as melhores opções para o vosso casamento.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto Its all about
Casar ao ar livre: 8 sugestões incríveis para um casamento menos convencional
Escolha como e onde casar e nós apresentamos-lhe as melhores opções!
Makemyday Portugal Weddings
Patrícia & Simão: o sonho de casar ao ar livre e a paixão por uma antiga Renault 4L
Patrícia e Simão casaram num bosque mágico perdido no tempo e foram buscar a inspiração para a decoração do casamento à natureza e a uma paixão por uma antiga Renault 4L...
Justin Alexander Signature
Vestidos de noiva Justin Alexander Signature 2016: enalteça a sua beleza
Descubra a nova colecção para 2016 de Justin Alexander Signature. A Zankyou apresenta-lhe uma selecção dos vestidos e os detalhes que sem dúvida fazem a diferença!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação