Casar ou juntar? 4 casos reais das nossas leitoras para ajudá-la a decidir

Casar ou juntar, eis a questão! Foto: Myriam Beneyto

Na altura de começar uma vida a dois, muitos são os casais que se deparam com uma dúvida: casar ou juntar? Fomos falar com algumas leitoras para tentar perceber os prós e contras de casar e de juntar e, quem sabe, ajudá-la a si e ao seu mais-que-tudo a tomar esta importante decisão.

Não é fácil, avisamos desde já. Quando um casal apaixonado decide começar uma vida em conjunto, tudo parece um mar de rosas… até que se encontram os primeiros espinhos. Casar ou juntar? Ela quer juntar os trapinhos e poupar o dinheiro do casamento para poderem viajar muito; já ele quer uma festa sem olhar a despesas, com todos os amigos e familiares presentes. Como decidir?

Mosaico dos pequenos pormenores que fazem os sonhos. Fotos: Fran Russo, Flavia Soares, Fran Cabades, Adrián Tomadín, Boutique Tres Decó e Concha Molina

«Eu sonho com um vestido de noiva vintage desde muito pequenina. No entanto, na altura em que eu e o Fred decidimos que queríamos começar a construir a nossa vida a dois, não havia condições para uma festa de casamento como a que idealizamos. Assim, decidimos juntar-nos, e planeamos casar dentro de dois anos, mais ou menos. Sem pressa. Mas com lista de casamento – para a lua-de-mel! O que conta, na verdade, é que estamos muito felizes juntos e que haveremos de ter a nossa festa de sonho… mesmo que sejam os nossos filhos a levar as alianças!» Carolina, Cascais.

«Para mim não fazia sentido juntar-me. Sou católica e queria casar pela igreja. Mas o Luís não fazia questão nenhuma nisso – aliás, andou anos a tentar demover-me… Só que os meus argumentos foram mais fortes. Ele compreendeu que para mim era uma questão de fé e fizemos uma cerimónia especial, prevista para os casos em que há disparidade de cultos. Resumindo: eu cumpri o meu sonho e respeitei a minha fé e o Luís não foi obrigado a fazer nada com que não se sentisse à vontade. Perfeito!» Xana, Leiria

Um casal feliz! Foto: Layla Eloá

 «Nós namoramos desde os 16 anos e sempre falámos em viver juntos numa casa em frente ao mar. Quando começámos a trabalhar, alugámos um apartamento mobilado na praia e gozámos aquele espírito de férias durante uns anos. Depois lá decidimos comprar casa e foi tudo evoluindo de forma natural. Hoje já temos dois filhos e, se me perguntarem, eu não faço questão nenhuma de casar mas gostava de ter uma festa temática gira e usar um vestido de noiva super chique; o André gostava que nos casássemos mas não gosta da ideia de uma festa… Por isso, acho que vamos ficar como estamos. Tem resultado muito bem!» Lara, Caldas da Rainha

«Eu sou um bom exemplo porque reúno os dois casos. Quando era mais nova vivi com o meu namorado alguns anos e nunca pensámos em casar. Mais tarde, já depois de nos separarmos, conheci o meu atual marido e, já ambos na casa dos 30 e com experiências de vida diferentes, quisemos assinalar a nossa união com uma cerimónia simples, que marcasse o “primeiro dia do resto das nossas vidas”. Casar ou juntar, é tudo uma questão das circunstâncias pessoais do casal. Desde que consigam respeitar os desejos um do outro e entrar em acordo, será a decisão acertada, sempre!» Anabela, Lisboa.

Mais esclarecida? Se tiver outras experiências para partilhar connosco, faça o favor: casar ou juntar, como optar?

Dê-nos a sua opinião

Noivas minimalistas 2013: aqui ficam as nossas propostas
Noivas minimalistas 2013: aqui ficam as nossas propostas
Hoje a redacção Zankyou propõe alguns vestidos de noiva das colecções 2013 perfeitos para as noivas adeptas do glamour e da eterna elegância da simplicidade.
SMS: Solte mensagens-surpresa! Com uma pequena ajuda da Moleskine
SMS: Solte mensagens-surpresa! Com uma pequena ajuda da Moleskine
Passaram 20 anos desde o envio do primeiro SMS e, para comemorar, a Moleskine lançou o 'caderno que se transforma num dispositivo balístico para lançar mensagens de texto analógicas.
Damos as boas-vindas às tendências em vestidos de noiva com as colecções 2015
Damos as boas-vindas às tendências em vestidos de noiva com as colecções 2015
Já estão aqui as novas tendências para vestidos de noiva das colecções de 2015 !

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação