Como combinar o vestido de noiva com o fato do noivo em 5 passos

Este é um tópico que geralmente gera um debate acalorado. E é que muitos noivos e estilistas recusam-se categoricamente a combinar o traje da noiva e do noivo, inclusive os dos convidados que são pares, enquanto outros apoiam a causa com uma defesa de ferro e múltiplos argumentos. Na Zankyou, acreditamos que pode apostar nessa combinação, sim, desde que seja feita de maneira subtil e, acima de tudo, com muito bom gosto! Fique atenta a estes 5 passos para combinar adequadamente o vestido da noiva com o fato do noivo.

Passo 1. Corresponder personalidades

Antes de começar a tarefa de combinar os trajes de casamento, tem de saber se realmente quer sobressair por essa escolha. E, em caso afirmativo, vá em frente! No entanto, mesmo que um casal se ame, nem sempre compartilha dos mesmos gostos e chega a um acordo sobre o assunto “moda”. Portanto, leve em consideração as possíveis diferenças ao conjugar estilos, porque nem você nem ele se devem sentir forçados a usar algo de que não gostam no dia do casamento.

Se partilham os mesmos gostos e, geralmente, têm ambos sucesso na escolha da roupa diante do outro, terão já muito caminho conquistado, já que ambos concordarão com as propostas um do outro, e ninguém sairá prejudicado com razão das possíveis disputas. Mas, se não for esse o caso e os vossos estilos forem completamente diferentes, pior ainda, pois o risco de entrarem em discórdia será elevado. Procure observar os pequenos detalhes para tentar procurar alguma cumplicidade para o estilo do grande dia. E existem muitas possibilidades. Saiba como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos e sem complicações.

Foto: Inez Cortez

Passo 2. Misturar estilos

Evidentemente, apenas casais em casamentos do mesmo sexo poderiam ser ousados ao ponto de usar a mesma roupa ou algo muito similar. Mas no caso de casais heterossexuais, o assunto pode ser complicado e muito! E como o vestido de casamento é branco em 99% na maioria dos casos, o assunto fica bem mais complicado.

Começando pelos vestidos de noiva que não são brancos, mas em tonalidade pastel, ela e ele podem combinar o vestido dela com a gravata dele. Nenhum dos dois chamará muito à atenção, além de ser muito elegante. No âmbito daqueles que renunciam ao branco, o vestido e as meias dele têm a oportunidade de se conjugarem e de fazê-lo de uma maneira quase impercetível, apenas notada pelos verdadeiros observadores. De uma maneira subtil, o propósito pode ser alcançado, introduzindo um toque de comédia em toda a questão.

Foto: The Wedding Wonderland

Os sapatos da noiva também servem seguir o exemplo da gravata do noivo. Quando o vestido é longo e branco, um detalhe cintilante nos sapatos, usando uma cor que ajuda a contrastar, serve como um contraponto perfeito para o vestido, além de combinar com a gravata do seu companheiro. Além disso, as meias do noivo podem ser combinadas com os sapatos da noiva, criando uma simbiose quase à mesma altura no corpo, ideal para fotos de estilos alternativos, tão típicas hoje em dia. Veja aqui as melhores lojas para encontrar o “par” perfeito.

Foto: João de Medeiros

Passo 3. Aproveite as flores

As flores estão sujeitas a diferentes utilizações em casamentos. Como decoração são fundamentais, especialmente na primavera e no verão, onde o caráter natural e fresco das estações e eventos é reforçado. E, é claro, aparecem nos detalhes usados pela noiva e pelo noivo, desde o bouquet dela, que nunca pode faltar e para o qual existe uma série de tipos, até à flor da lapela dele e a coroa de flores para a noiva.

As combinações mais comuns no âmbito das flores, geralmente opta-se pela conjugação da flor da lapela do noivo com a o bouquet de flores da noiva, utilizando os mesmos tipos de flores ou os mesmos tons. Além disso, podem adicionar um complemento da coroa de flores, um elemento com cores boémias e elegantes que, baseado em tons suaves, é ótimo em conjugação com a flor da lapela.

Para casamentos mais casuais, como os casamentos de praia, os pingentes de flores de estilo havaiano também podem atuar como um elo de ligação.

Foto: AhHA! Photos

Passo 4. Use os complementos

Muito subtis e, portanto, uma das nossas sugestões favoritas. A ideia é usar alguns complementos dele e dela para obter algum elemento em comum.

O exemplo mais claro é o dos brincos e botões de punho. No caso do noivo, esta será a joia principal que levará para o casamento, pelo que deve ser aproveitada. E embora o design dos brincos e dos botões de punho possa andar de mãos dadas, também pode usar as cores dos seus detalhes, formas e outras semelhanças. Elas, por outro lado, às vezes usam a cor e os padrões dos brincos para combinar com as meias do seu namorado. E é muito subtil e original!

Foto: AWE

Quanto a outros acessórios que podem ser combinados, não nos podemos esquecer dos relógios, que também são um elemento de destaque para todos. Também as pulseiras e os colares com os alfinetes, ou os alfinetes conjugados com os laços, com os relógios ou com a fivela do cinto, compartilhando o mesmo tom metálico. São detalhes muito pequenos que podem ampliar o valor sentimental, embora nem todos se apercebam isso. Se quiserem que esses detalhes subtis se notem e criem algum fator surpresa, podem sempre pedir a colaboração ao vosso fotógrafo, que certamente não se importará de tirar as melhores fotos do noivo e da noiva, dando um estilo bem engraçado ao vosso álbum de casamento.

Foto: Jaime Neto Photography

Passo 5. Recorrendo a pequenos detalhes

Dentro desta seção, é livre de apostar nas maiores excentricidades, algumas das quais estão cada vez mais na moda.

Começando com o mais simples e impercetível, algumas noivas combinam o tom ou a forma da casa dos botões do seu vestido, geralmente colocados na parte de trás, com os botões do fato, camisa ou colete do noivo.

Foto: Miguel Matos

No caso de um casamento no verão, os óculos de sol são um complemento que, embora seja bizarro no conceito de um traje de noiva, ajuda a proteger do sol e adiciona um componente interessante ao visual. Assim, muitos casais usam os mesmos óculos para determinados momentos ou para certas fotografias da sessão, criando um vínculo afetivo e pontual.

Outro recurso, que se tornou moda há muito tempo, é usar um calçado mais desportivo em casamentos mais informais, ou trocar os sapatos na hora do banquete por um estilo muito mais confortável. Nestes casos, usar o mesmo tipo de sapato é uma opção devido ao caráter unissexo deste tipo de calçado, e que pode ser usado em cores bem diferentes e nada clássicas, dando um toque arrojado ao visual.

Foto: Wendy Creating Moments | Créditos: Plumeria

Agora que já sabe como conjugar os estilos da noiva e do noivo, não perca ainda as nossas sugestões para a decoração de um casamento de outono e consulte o nosso guia para escolher o bolo de casamento perfeito para a sua boda.

Veja também como escolher o fato do noivo:

E como escolher o vestido de noiva:

E para ajudá-la na organização

Descarregue o nosso ebook

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: Fine Art Studio Estudiodellas
Como combinar vestido de noiva e o bouquet?
Para ajudar nesta decisão, a Zankyou sugere-lhe hoje o bouquet perfeito de acordo com o design do seu vestido.
Como escolher os acessórios para o noivo em 5 passos
Como escolher os acessórios para o noivo em 5 passos
A 'vaidade' não é uma exclusividade da noiva. Siga estes 5 passos e aprenderá a vestir-se como um autêntico dandy!
Como escolher o vestido de noiva em 5 passos
Como escolher o vestido de noiva em 5 passos
Hoje deixamos-lhe aqui dicas preciosas para arrasar na escolha do vestido de noiva perfeito, tendo em conta uma série de fatores importantes!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação