Publicidade

Como enfrentar o cancro enquanto casal? 9 recomendações essenciais

Como posso ajudar o meu parceiro que tem cancro? A doença também afeta a pessoa com quem partilhamos a nossa vida, por isso a comunicação e o apoio são muito importantes.

Como enfrentar o cancro enquanto casal? 9 recomendações essenciais
Credits: Film Art Team
  • Vida a Dois
  • Conselhos

O cancro representa uma experiência dramática na vida de qualquer pessoa. A maioria dos especialistas da área, seja do ponto de vista médico ou psicológico, apelam à calma, porém um dos maiores apoios durante todo o processo da quimioterapia, é o amor. Este é, sem dúvida, o sentimento mais puro que existe e pode ajudar ultrapassar esta fase tão crítica na vida de uma pessoa.

Estas são algumas recomendações que deverá ter em mente caso esteja a enfrentar esta doença. Lembre-se que o apoio mútuo é vital para poder avançar, controlar e conviver com esta doença.

1. Comunicação

A comunicação é primordial, portanto, a primeira coisa que se deve fazer é enfrentar o medo como casal. Devemos quebrar o tabu da palavra cancro e deixar claro que qualquer mulher no mundo pode enfrentar esta doença. Se considerar necessário, procure ajuda psicológica.

2. Relação fortalecida

Devido à intensidade e proximidade da relação, o cancro tem um grande impacto nos casais. Qualquer um dos parceiros pode experimentar tristeza, ansiedade, raiva e perda de esperança. Para muitos, o medo de perder o parceiro pode fazê-los recordar o quanto gostam do outro e, ao passarem por essa experiência juntos, a relação é fortalecida.

3. Organize-se

Esteja sempre disponível para assistir a todas as consultas médicas, realizar todos os procedimentos ou exames necessários durante o tratamento. É complicado gerir todos os aspectos que o tratamento do cancro implica. A forma de não se baralhar, é ser organizado, pois isso permite-lhe tomar decisões e agir com calma e mais segurança. Peça ajuda ao seu parceiro/a para a ajudar a organizar-se.

Como detetar o cancro da mama? Atenção aos sintomas!

 

guardar
Foto vía Shutterstock

4. Afeto

Como casal devem tentar reinventar e adaptar-se às alterações físicas e emocionais que a doença traz. O impacto físico e emocional que o cancro e o seu tratamento provocam, pode afectar a intimidade do casal. Converse com o seu parceiro e diga como se sente. Procure manter a intimidade mesmo que seja apenas através de manifestações de carinho.

5. Inteligência emocional

Gerir as emoções durante todo o processo de tratamento da doença é complicado e muito duro para quem sofre a doença, por isso deverá tentar saber como controlar as emoções perante os estados depressivos e físicos resultantes da medicação e de todos os procedimentos.

6. Partilha experiências

Disponibilize-se para ajudar e falar com outras pessoas que estão a sofrer o mesmo tipo de doença. Isto permitirá uma partilha de experiências e de emoções que poderão ser muito enriquecedoras para si e que a poderá a ajudar a lidar com a doença.

7. Alimentação saudável

Opte por dietas mais saudáveis e por alimentos que ajudem a manter as suas defesas altas. Isto poderá ajudar a sentir-se melhor e a evitar comportamentos que prejudiquem a sua saúde. Tanto o seu companheiro/a, os seus familiares ou os vossos amigos podem ajudar-vos.

guardar
Foto: EGO Catering

8. Atividades relaxantes

Pratique atividades que a ajudem a relaxar, tais como fazer yoga, tai-chi, reiki, meditar ou rezar. Estas práticas podem ajudar a controlar alguns sintomas e ajudarão a reduzir os níveis de stress ou ansiedade que possa estar a sentir.

9. Controlos constantes

Esteja atenta a qualquer anomalia no seu corpo (tanto externa como interna). Desta forma, poderá detetar alguma patologia associada à doença e reduzir o tempo de resposta do tratamento da mesma. Visite ou contacte o seu médico de confiança caso detete algum problema, partilhe toda a informação com ele. O seu companheiro/a também poderá ajudá-la neste procedimento.

Esperamos que estes conselhos sejam úteis para si. Não se esqueça que a melhor forma de combater esta doença é com prevenção, imediatez de resposta e também com o apoio dos que mais amamos.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!