Cuidado! Há datas em 2019 que é melhor nem cogitar para o seu casamento

Cuidado! Há datas em 2019 que é melhor nem cogitar para o seu casamento

Como todos os anos, há datas menos propícias para casar. Se calhar a mais óbvia é o Natal, mas até lá muita água vai rolar! O melhor é encaminhá-la para as datas certas. Comece a fazer cortes. Nós damos uma ajudinha

Cuidado! Há datas em 2019 que é melhor nem cogitar para o seu casamento
  • Planear o Casamento
  • Conselhos
  • 2019

Créditos foto destaque: Aguiam Wedding Photography

Se já decidiu dar o grande passo, está na hora de marcar a data. Pode parecer um pormenor sem importância, mas não! Há datas que não são nada apropriadas para marcar o seu casamento. Imagine o que seria casar sem convidados ou sem o apoio fundamental dos fornecedores. Pois é, isso seria possível, porque há dias que por si só já têm uma certa importância. Se calhar, são mais indicadas para se comemorar outro evento, como é o caso da Páscoa ou do Natal… Ou até o dia da Mãe! Uma celebração de cada vez, e como a sua é muito importante, você não vai querer que ninguém esteja com o pensamento noutro tema.

Estava a pensar casar em que mês? Então, dê uma espreitadela no calendário e certifique-se que não acontece nada que possa distrair a atenção dos seus convidados e amigos. Como o Mundial foi o ano passado, já tem mais uma folga de um mês. Junho e julho voltam a ser bons meses para casar. Mas será que nesta altura há algum dia impeditivo. Isso é que vamos ver. Tome nota dos dias menos apropriados para casar este ano!

guardarJoão Almeida
foto. João Almeida

Carnaval

Comecemos pelo primeiro evento do ano (depois do Dia dos Namorados) mais significativo, o Carnaval. A não ser que queira ver toda a gente mascarada no dia do seu casamento e a cantar o “mamãe eu quero…mãmãe eu quero mamar”, mais vale esperar uns dias. É que há verdadeiros aficionados pela folia, “loucura” e diversão. Não que a festa da sua boda não implique isso tudo, mas você vai querer que toda a animação no seu Grande Dia seja por si, pelo seu noivo e pela vossa felicidade. Não porque é Carnaval! Sabemos que você não levaria a mal, mas… Portanto, já sabe, toca a abolir o dia 5 de março do seu calendário pré-nupcial. Pelo sim, pelo não, mais vale também não marcar o seu casamento para o fim de semana anterior. Há muita gente que aproveita para se divertir de sexta a terça-feira gorda e faz ponte no trabalho. Eis o(s) primeiro dia(s) a riscar!

guardarIt's all about...
Foto: It’s all about…

Mudança de hora

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Passados uns dias do equinócio da primavera, muda a hora. E passar para o horário de verão significa menos uma hora de animação. Isto porque os relógios adiantam uma hora da 1h00 da manhã para as 2h00. Já sabe, dia 31 de março mais vale ficar “quietinha”. Adie o casamento uma semana. É mais seguro! Em especial, porque todas sabemos como você gosta de aproveitar todos os minutinhos de festa! Só de imaginar que iria perder uma hora, até lhe fazia confusão!

Páscoa

Parece que não lhe escapa um mês para ponderar descansada o dia da sua boda! É verdade, abril é o mês da Páscoa. É dia 21, mas a Semana Santa começa a 15. O melhor é apagar estes dias da sua cogitação. Claro que não iria casar a uma segunda-feira, mas já há cada vez mais casamentos a acontecerem de sexta a domingo. Esqueça! Ainda há muita gente que dá valor à quinta e sexta-feira santas também. E o pior é que, nestes dias, os católicos praticantes não comem carne. O que iria fazer com o menu que tanto trabalho lhe deu a escolher?

guardarAnnie Spratt por Unsplash
Créditos: Annie Spratt por Unsplash

Do dia do Trabalhador, passando pelo dia da Mãe até ao de Nossa Senhora

Julgava que maio que já podia estar à vontade? É melhor não. Começa logo com o dia do trabalhador, no dia 1. Deve estar a pensar, “mas ninguém casa a uma quarta-feira”. Normalmente não, mas há quem o faça. Seja como for, muita gente aproveita para tirar os dois dias da semana seguintes até ao fim de semana. Você não iria querer “estragar” quatro dias de diversão por um (a sua boda), pois não? Sem falar que domingo, dia 5, é dia da Mãe. Este dia também não seria nada bom para casar, porque todas as mães que fossem à sua festa seriam um pouco esquecidas. Imagine a sua… Seja como for, maio é o mês das noivas, graças a Nossa Senhora de Fátima. Muitos casais católicos optam por casar neste mês como forma de homenagear a santa. Convém é que deixe passar o 13 de maio. Mas como este ano calha a uma segunda-feira – o dia da semana menos indicado para casamentos – acreditamos que não seja complicado para si não casar neste dia. Aconselhamos que deixe passar uma ou duas semanas, porque mesmo os que não “ligam” a esta data, ficam indiretamente tocados por ela. E os que vão a Fátima precisam de tempo para voltar para suas casas e refazer as rotinas.

guardarIt's all about...
Foto: It’s all about…

Dia de Santo António

Dia 13 de junho calha a uma quinta-feira. Como já há muita gente a casar neste dia da semana, em especial à sexta, o melhor é descartar este dia e os próximos até ao fim de semana. Claro que este problema prende-se mais com os lisboetas, mas mesmo que você seja do norte, por exemplo, pode ter um convidado alfacinha. Veja lá! Lembre-se quem em junho já faz calor e as pessoas começam é a sonhar com alguns dias livres para irem à praia. Se não precisam de trabalhar na quinta-feira, metem mais um dia e lá vão de armas e bagagens passar o fim de semana fora, muito provavelmente longe do local do seu casamento.

Outros feriados à quinta

Não que não haja nenhum feriado noutro dia da semana, mas não considerámos “perigosos”, porque os seus convidados não hão de fazer ponte. Ou você gostaria de casar a uma segunda-feira, dia de Portugal (10 de junho), por exemplo? Portanto, apontámos o feriado de corpo de Deus (20 de junho) e o de Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto) os menos propícios para casar. Agora, dêmos um salto até dezembro…

guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

Natal e Fim de Ano

Ninguém no seu juízo perfeito casa no dia de Natal (25 de Dezembro). Já basta quando se faz anos nesse dia ou época. Aí, não há nada a fazer. Mas já que pode controlar essa situação, viva a consoada e celebre o nascimento de Jesus em pleno. Os seus amigos e convidados achariam que você é louca se os convidasse para casar num destes dias. “O Natal é para as crianças”, diz-se. Então, deixe os seus convidados à vontade a saborearem a companhia livre dos seus miúdos. Com o fim de ano também não se “brinca”. A passagem para o ano seguinte deve ser comemorada por si só. Como este ano calha a uma terça-feira achamos que descartar esse dia não será problema para si. Viva esta época como uma criança.

guardarZi Fernandes
Foto: Zi Fernandes

Esqueça os dias frios

Os dias de mais calor, apesar de nos deixarem a suar em bica, puxam mais à animação. As hormonas fervilham e só queremos dançar, cantar e pular. Já os dias frios são mais complicados! Não só a indumentária dos noivos se torna mais difícil de escolher, em especial a da noiva, devido à sua natureza descapotável, como a dos convidados que tem de ser escolhida com mais afinco. Mas o pior ainda é mesmo a temperatura. Se tiver o azar de casar num espaço pouco aquecido, corre o risco de ver os seus convidados a tiritar e a procurar por uma lareira. Das duas uma, ou aposta num local com um bom ar condicionado e evita fazer a receção ao ao livre, ou esquece o inverno e aguarda pela primavera ou verão!

guardarFilipe Santos Fotografia
Foto: Filipe Santos Fotografia

Posto isto, já decidiu quando casar? Antes de responder, é melhor ficar a conhecer o que há por detrás destas 13 superstições, relacionadas com o casamento? Nós contamos-vos tudo!

E a sua lua-de-mel vai ser onde? Primeiro, é melhor saber qual a melhor altura do ano para ir de lua-de-mel? A pergunta do século!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Filipe Santos - Fotografia Fotógrafos e vídeo
It's all about... Fotógrafos e vídeo
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Zi Fernandes Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!