Decoração de interiores vs decoração de exteriores

Não será o mesmo decorar uma festa de aniversário ou evento e decorar um casamento, especialmente se for o seu. Acreditamos que os casamentos devem ser vividos com a maior intensidade. Por isso, torna-se tudo mais especial quando o espaço onde é celebrado o dia tem apontamentos e uma decoração que se identifique com os noivos e com as suas personalidades, ou pelo menos, que esteja de acordo com os gostos pessoais dos mesmos.

Personalize o seu espaço com uma decoração sua. Evite cair no geral e no que já foi feito. O objetivo é que, quando olhem à vossa volta neste dia, sintam que o mundo conspira a vosso favor.

It's all about...
It’s all about…

Casamento ao ar livre

O casamento ao ar livre é indicado para noivos que gostam do ar puro e de estar em contacto com a natureza. Caso contrário, pode optar também por colocar uma tenda no jardim ou escolher um moderno e elegante espaço aberto. É também a opção mais aconselhada para os casais que vão casar nos meses de primavera/verão. Nesse caso, a Quinta D’Azenha é idílica, não fosse todo o seu teor histórico. Construída em 1780, é movida pelas mágicas e cristalinas águas do Rio Ave. Em tempos chamada de Azenha do Bicho, manteve do seu passado a bonita azenha, que dá o nome à quinta. Pensada para receber casais apaixonados a celebrar o seu amor, esta conta com vários cantos e recantos românticos onde a natureza se reinventou em homenagem a cada história de amor. Aqui, cada casal escolhe o seu cenário para dizer o “sim” e partir à aventura de uma vida a dois. Nesta quinta, tudo é possível, para a concretização das suas ideias e a realização de uma festa de sonho.

No que diz respeito à qualidade da decoração do seu casamento, é indiferente se vai casar durante a noite ou durante o dia, porque, com a decoração e iluminação certa, o sítio que escolher ficará maravilhoso, independentemente da presença do sol.

Se é dos que acredita que a natureza traz boas energias e um brilho especial à sua festa, opte por uma decoração baseada em apontamentos naturais, como as flores, as plantas e as frutas. Acrescente também apontamentos rústicos, como um carrinho de mão, um trator velho (mas bem limpinho), pipas de vinho, cortiça ou ainda paletes. Use garrafas de vidro para fazerem de jarras para as flores. O importante é ter criatividade e pode até fazer um DIY: se tiver tempo faça você mesmo os centros de mesa com rodelas de cortiça e encha garrafões de vidro com limes.

Se pretender confiar no trabalho de profissionais, Verde aos Molhos – Decoração será uma mais-valia na hora de escolher e organizar a decoração, pois personaliza o seu casamento de uma maneira original e sempre em concordância com os gostos dos noivos. Ficará surpreendida e muito feliz com o resultado final. Um verdadeiro cenário digno de filme!

Continuando as nossas dicas para os casamentos ao ar livre, use móveis antigos para dar um ar vintage, elegante e ao mesmo tempo moderno. Pode fazer, por exemplo, uma mesa de cocktails, de chás frios ou de sumos naturais com uma mobília antiga, mas bem restaurada. Uma ideia original é pintar um móvel castanho de branco. Não se preocupe se ficarem pequenas partes a notar-se o castanho, porque isso dará um ar super new vintage.

Quinta do Hespanhol | Foto: Momento Cativo
Quinta do Hespanhol | Foto: Momento Cativo

Se vai casar à noite e o seu casamento tiver como pano de fundo o céu e a natureza, saiba também como favorecer o seu espaço. Com a empresa de decoração A Vida é Bela essa questão fica resolvida “num abrir e fechar de olhos”. Até porque o que os profissionais desta casa pretendem é dar uma nova cor e luminosidade ao seu dia de casamento, dedicando-se por inteiro, para decorar o espaço, conforme o seu gosto e estilo, independentemente das circunstâncias (tempo, horário, etc…). Estes decoradores são especialistas na arte de bem decorar com flores, conseguindo um misto de perfumes, cores e texturas que nos envolvem numa série de sensações indescritíveis e elevando-nos a um patamar superior. À noite, até parece que cada pétala e cheiro que lhe é inerente é exacerbado!

Por ser de noite, o aspeto a que terá de dar mais atenção é a iluminação. Para além disso, a festa tende a ser mais elegante, por isso aconselhamos luzes que relaxem. As luzem amareladas são uma excelente opção, pois dão um ar extremamente romântico ao seu espaço, para além de que deixarão os seus convidados descontraídos e prontos para celebrar o vosso casamento. De noite, aconselhamos-lhe ainda a não despender muito tempo e dinheiro na decoração demasiado pormenorizada (ao contrário da de dia). Neste caso “menos é mais”. Escolha uma decoração com menos itens, porque com a iluminação correta e a natureza como suas aliadas, já não precisará de muito mais.

Decoração Makemyday Weddings | Design & Styling | Foto: Diana Nobre Fotografia
Ana Pastoria Photography

Casamento em espaço fechado 

Os espaços fechados são adequados quer para o verão, como para o inverno, sendo que constituem uma segurança nos meses mais frios. Neste caso, ao nível da decoração terá mais liberdade. Seja qual for o estilo e o espaço que escolher, pode fazer o que quiser. Terá apenas de ter atenção se o sítio já tem apontamentos que só por si puxem por algum estilo especifico.

Por exemplo, neste caso da fotografia imediatamente acima, o espaço já puxa por um ar vintage, por isso para o resto da decoração ou faz um irreverente e giro contraste ou entra em concordância e cria um ambiente rústico, mas que pode mesmo assim ser moderno e adequado às ultimas tendências da moda de decoração.

Já o espaço retratado abaixo é um bom exemplo de mitch & match, já que os copos e as flores entram em concordância com os azulejos e a própria sala.

No Valle Canas, por exemplo, depara-se com simplicidade e elegância num espaço minimalista. Com uma arquitetura moderna, o que distingue este espaço da concorrência é o conceito. “Não se trata de um espaço tradicional, somos mais arrojados, minimalistas, somos fãs do ‘menos é mais’. Penso que no fundo é essa a diferença. ‘Quem casa connosco’, identifica-se com a nossa simplicidade e elegância”, afirma a gestora do espaço, Sandra Baptista. Situado a poucos quilómetros da de Coimbra, todo o serviço é planeado de forma a respeitar a singularidade dos noivos. Os profissionais da Valle Canas apenas criam o layout do espaço, de acordo com os desejos do cliente, depois deixa-o escolher entre dois salões.

Valle Canas - Centro de Eventos Agende a sua visita!
Valle Canas – Centro de Eventos

Entretanto, se preferir um espaço diferente de tudo (a céu aberto), damos-lhe uma sugestão com argumentos de peso: um estilo arquitetónico inovador, uma beleza natural irreverente e apenas a 6 km de Lisboa… Precisa de mais para se render? A Quinta do Vale – Santo Antão do Tojal é um sítio mágico para celebrar o seu casamento. Com um jardim que alberga plantas dos mais variados cantos do mundo e um interior envolvido pelo mesmo, aqui encontra o equilíbrio perfeito para festejar o casamento. A beleza exótica da Quinta do Vale traz as energias perfeitas para ser muito feliz neste dia.

Quinta do Vale
Quinta do Vale

Por seu turno, o seu dia merece ser eternizado da melhor maneira. Por isso não descuide esta tarefa em mãos alheias e encarregue os melhores. Ana Pastoria Photography é uma fotógrafa de casamentos viciada em dias felizes e apaixonada por fotografar os momentos que ficam para sempre. A melhor maneira de imortalizar não só os momentos, mas também os sentimentos que sentiu neste dia. Cada vez que vir as suas fotos vai-se apaixonar pelo dia, pelo ambiente e por tudo o que sentiu.

As fotografias, aliás, são também uma excelente maneira de decorar o seu espaço. Para além de ser uma forma muito bonita de personalizar a decoração, é também uma solução bastante económica. E também uma maneira de os seus convidados se sentirem mais próximos. Assim poderá contar a sua historia de amor por fotografias, acrescentando amigos e família que seguramente vão gostar de ver.

Por falar em amigos e familiares, nada como os captar no seu estado mais autêntico. E Diana Nobre tem essa capacidade especial  de trabalhar de forma espontânea. Recorrendo à técnica do fotojornalismo, Diana conta a história da festa como ninguém. Tal como ela própria diz: “quero que o casal se reveja nas imagens. Se se abraça de certa forma, eu não quero alterar isso. Pretendo que os noivos sintam que são eles na totalidade nas imagens”. Ela procura então fotografar para expressar todas as emoções, sentimentos e estados de espírito. Não é por isso de admirar que a fotógrafa passe ao lado dos sorrisos forçados. Prefere procurar o natural. Se conseguir “apanhar” alguém desprevenido, melhor. Aí, tem margem para criar e surpreender até os que fogem das câmaras.

No fundo não se esqueça que “menos é mais”. O mais importante é optar por algo que vos caracterize, mas não gaste nem demasiado dinheiro nem tempo com a decoração, porque no fundo estão todos ali para passarem um dia único e para celebrarem o vosso compromisso.

As ideias são muitas e com criatividade e uma ajuda de uma mão amiga, como a de R Concept Weddings, tudo será mais fácil. Com efeito, com este serviço de wedding planning como seu aliado poderá desfrutar desta fase da vida sem nervos ou complicações, já que terá uma uma preciosa ajuda em todos os detalhes. Tudo o que fazem é com paixão e total dedicação, por isso ajudam-na a viver esta fase com um brilho ainda mais especial.

A Zankyou também a ajuda com tudo o que necessita para o casamento dos seus sonhos. Consulte a nossa gama de fornecedores para tratar de todos os detalhes. Simplifique e viva esta fase da sua vida como deve ser vivida e não abdique de nada neste dia que é só vosso e serve, acima de tudo, para celebrar o vosso amor. A decoração deve ser um aspeto agradável de organizar e não uma dor de cabeça. E seja feliz para sempre.

Se gostou deste artigo leia também o ultravioleta vai ser a cor da moda em 2018 segundo a Pantone. Use-a no seu casamento! 

Dê-nos a sua opinião

Foto: AhHA! Photos
Um casamento com toques cítricos: uma decoração mais energética
O contraste marcado pela natureza é imprescindível em qualquer casamento, e a energia que as cores vibrantes que os cítricos proporcionam, criam uma atmosfera enérgica contagiante. Se procura uma decoração única e com um efeito fantástico, sem dúvida que os elementos cítricos serão os seus melhores aliados.
Credits: Fontenelle Decorações
O tule, o seu melhor aliado para a decoração do seu casamento. Fascinante!
Temos a certeza que com estas ideias terá um sem fim de propostas e uma chuva completa de inspiração para decorar o seu casamento com tule.
Foto: Across the Mountains
5 ideias de decoração incríveis e fora do comum
É certo que cada estilo tem o seu charme, mas o mais importante é que defina muito bem a decoração que deseja para o grande dia, para que cada elemento esteja em perfeita sintonia com o que sonhou.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação