Divide and conquer: 7 dicas para organizar o seu casamento a dois e sem stress

Se uma festa de casamento é o símbolo da celebração do amor e da cumplicidade que une um casal, nada melhor para testar a força dessa união do que os preparativos do casamento. O ideal é que esse passo (em todas as suas fases) seja dado a dois. Todos os detalhes importam durante os meses de planeamento. E importam para os dois. Ambos devem ter atenção a todos os pormenores. As escolhas – do tema do casamento aos sabores do bolo – devem ser tomadas em conjunto.  A ideia de que a organização da festa será uma tarefa que deverá ser reservada à noiva é errada. A festa também é dele.

It's all aboutSolicite informação sobre “It's all about”
Foto It’s all about

A pensar nisso, a Zankyou falou com alguns wedding planners e alguns casais e elaborou uma lista com 7 dicas para tornar a organização do casamento algo divertido para a noiva e para o noivo. Menos chatices, e mais tempo para sonhar com o dia feliz que se avizinha!

It's all aboutSolicite informação sobre “It's all about”
Foto It’s all about

1. Tenha uma conversa sobre a divisão de tarefas

Antes de pôr as mãos à obra, é importante acertar as agulhas. Sente-se com a sua cara-metade e faça um plano. Enumere todas as tarefas que são necessárias e todos os passos que cada uma implica. Antes de distribuir as tarefas, é importante que os dois saibam o que têm de fazer, assim ficam com a noção da verdadeira dimensão de um casamento. Confira estas dicas para noivos que estão a caminho do altar  e faça a sua checklist. Se quer que o seu noivo se envolva com a organização do casamento, tem de ser clara e deve chamá-lo para assumir essa função, logo desde o início. Foi isso que fez a jornalista Amanda Serra, casada há cinco anos, «fui sincera desde o princípio», conta-nos. «Disse ao meu marido que o casamento não era somente meu e que queria uma festa com a nossa cara. E foi!», acrescenta.

Claro que há noivas que preferem assumir toda a organização do casamento. Mas também nesses casos há como envolver o noivo, partilhando tudo com ele e pedindo opinião. também quem não se importe em resolver tudo sozinha. «Eu adorei cada momento da organização do casamento, mas pedia a opinião em tudo antes de decidir. A participação dele foi mais tímida, só precisava de concordar e aprovar», brinca a designer Susana Coimbra.

It's all aboutSolicite informação sobre “It's all about”
Foto It’s all about

2. Tenho o cuidado de atribuir tarefas de acordo com os gostos de cada um

Quem corre por gosto, não cansa. É a sabedoria popular que o diz e com razão! Se assumir as tarefas que mais gosta, e deixar para a sua cara-metade aquelas tarefas com as quais ele se sente confortável, tudo acontecerá de uma forma muito mais natural e sem grandes dificuldades. Os dois vão passar a ver as tarefas de organização do casamento como algo divertido em vez de uma obrigação. «O Renato ficou responsável pelas atividades que mais gostava: escolher as bebidas, tratar da música (playlist e DJ) e escolher os pratos para o catering», diz-nos a gestora de projecto Paula Miranda. «Mas ainda assim quis que ele opinasse em tudo e que fosse comigo às reuniões com todos os fornecedores. Assim, a festa de casamento foi como tínhamos imaginado e temos muitas boas recordações do período de planeamento também».

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Foto Efeito Espontâneo

3. Respeite a opinião do outro

Casar é o princípio de uma vida a dois. E quais os dois grandes pilares de uma relação feliz e saudável? O respeito e a confiança. Você não está a casar sozinho ou sozinha. Portanto, ouça a opinião do seu noivo ou da sua noiva antes de tomar qualquer decisão. Chegar a um acordo é essencial. E o exercício de negociação é óptimo. Se as opiniões forem completamente divergentes em determinada questão, é importante que conversem até chegar a um acordo. A isso se chama compromisso.

Mary MeSolicite informação sobre “Mary Me”
Foto Mary Me

4. Partilhe as informações

O diálogo é fundamental durante o período de organização de um casamento. Informação é poder! Evite as surpresas de última hora. Saiba com o que contar e garanta que a sua cara-metade está na mesma posição. A última coisa que ambos vão querer é deparar-se com o stress das surpresas de última hora. «A nossa opção de Coordenação & Planeamento Integral poupa tempo e dinheiro aos noivos, ajuda-os a preservar a sua relação e a resolver possíveis conflitos. Com o nosso aconselhamento, minimizamos o stress que é comum os noivos e as famílias sentirem e fazemos com que todo o processo se torne mais fácil e mais divertido»”, diz-nos a Maria Luís Vaz Teixeira, da Mary Me Events.

Mary MeSolicite informação sobre “Mary Me”
Foto Mary Me

5. Procure que ambos estejam em sintonia com os fornecedores escolhidos

Para sentir que os fornecedores que escolheu estão tão envolvidos no processo como você, invista algum do seu tempo em reuniões. Queira conhecê-los melhor. E nestes pequenos encontros certifique-se que todos estão em sintonia, que todos sabem o que é importante e como o processo deverá decorrer. Nenhuma pergunta é “estúpida”. Pergunte tudo. seja clara. Não deixe espaço para equívocos. «Nós gostamos de nos envolver em todos os momentos do casamento, por isso partilhem as ideias com os profissionais que escolhem. A experiência por vezes simplifica o que para quem está a casar pela primeira vez parece complicado», aconselha Ricardo Sousa, wedding planner da Quinta da Torre, em Lixa.

Spatium FotografiaSolicite informação sobre “Spatium Fotografia”
Foto Spatium Fotografia

6. Saiba quando pedir ajuda

Cuidado com a vontade de querer fazer tudo. Seja realista. Não é possível fazer isso sozinha. Se tentar, só vai acabar por se sentir vencida pelo cansaço e possivelmente frustrada. Por isso saiba quando pedir ajuda. A divisão de tarefas que fez no início pode não ter sido a mais eficiente e há sempre imprevistos que surgem. Faça frente a tudo isso com a ajuda da sua cara-metade. Não é isso que significa estar casado? Assim já terão um bom treino de enfrentar questões mais difíceis ou só mais trabalhosas juntos.

Spatium FotografiaSolicite informação sobre “Spatium Fotografia”
Foto Spatium Fotografia

7. Pratique o amor

Esta é a regra de ouro. Amar é cuidar, proteger, dividir, partilhar. Não há desentendimento que resista se a sua atitude for sempre uma atitude de amor. Não está numa competição e não tem nada a provar, escolheu construir uma vida a dois, beneficie disso!

João Almeida FotografiaSolicite informação sobre “João Almeida Fotografia”
Foto João Almeida Fotografia

Depois de tudo estar encaminhado, só tem de se preparar para caminhar até o altar e aproveitar todos os minutos da melhor festa da sua vida! E lembre-se, isto é só princípio do seu felizes para sempre.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Stress pré-casamento? Tire um dia para ser mimada
Stress pré-casamento? Tire um dia para ser mimada
A dias do seu grande dia, o melhor que tem a fazer é deixar-se ser mimada! Conte com o Spacio Spa, o Caudalie Vinothérapie Spa e o Spa & Beyond. A Zankyou esteve lá a testar as águas e recomenda...
As 6 apps gratuitas para organizar o seu casamento
As 6 apps gratuitas para organizar o seu casamento
Veja as 6 apps gratuitas para organizar o seu casamento!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação