Estratégias naturais que ajudam a regular o sono e controlar a ansiedade

Um dos efeitos imediatos da ansiedade e do stress é a fraca qualidade do sono, o que resulta num olhar fatigado e numa pele sem brilho – já para não falar na pouca disposição no dia-a-dia. Se o seu grande dia se aproxima, a última coisa que quer é ter de carregar na maquilhagem para disfarçar olheiras, além de que pretende ter toda a energia do mundo, para que seja o dia mais incrível da tua vida.

Se está num período mais stressante e tens os picos de ansiedade no alto, ou simplesmente sente que não consegue ter uma boa noite de sono, pode relaxar – a partir de agora vai ter ferramentas incríveis que a vão ajudar a descansar à noite e a acordar fresca todos os dias. Vamos a elas?

 Aguiam Wedding Photographers
Créditos: Aguiam Wedding Photography

Não utilize aparelhos electrónicos duas horas antes de dormir e evite luzes brancas em toda a casa durante a noite

 A luz dos ecrãs e das lâmpadas brancas é um dos maiores acionadores do nosso cérebro, pois mantém-no em estado de alerta; não utilizar aparelhos electrónicos com ecrãs (TV, computador, telemóvel, etc) duas horas antes de dormir, assim como utilizar apenas lâmpadas amareladas, permite que o nosso cérebro relaxe e comece a desligar para uma noite de sono profundo.

Faça uma última refeição pelo menos duas horas antes de ires dormir, rica em nutrientes e gorduras saudáveis

Uma boa opção para o jantar seria: uma fonte proteica (peixe, carne magra, ovos), gorduras saudáveis (abacate, frutos secos, óleo de coco), e bastantes vegetais e verduras diferentes. Também, pode optar por suplementar com magnésio, um mineral crucial para quase todas as funções do nosso corpo, caso tenha algum défice do mesmo. Entre muitas outras funções, ele ajuda o nosso sistema imunitário a funcionar melhor, fortalece o sistema cardiovascular e permite-nos ter um sono profundo. Alguns alimentos ricos em magnésio: folhas verdes, frutos secos e sementes, peixe, beterraba, abacate, alcachofra, banana, funcho e chocolate preto.

via Pinterest

Faça exercício físico, e, de preferência, não perto da hora de ir dormir 

Está provado que quem exercita o corpo durante o dia, tem um sono mais profundo durante a noite. Não precisa de ser exercício intensivo, mas o nosso corpo foi desenhado para estar em movimento – e não sentado o dia todo – e para transpirar! Elimine essas toxinas, gaste energia, liberte hormonas e vai ver que terás um sono bastante mais reparador.

Torne o seu quarto no seu santuário

O nosso quarto deve ser um sítio seguro e onde nos sentimos mais confortáveis e relaxados. Para isso, torna esta divisão num espaço acolhedor e convidativo ao descanso, através de uma decoração adequada, utilização de cores mais neutras, uma cama e almofadas confortáveis. Um dos grandes erros que as pessoas cometem é trabalhar no quarto, porque depois torna-se bastante difícil desligar das obrigações. O quarto deve ser um sítio onde vamos apenas para descansar (e namorar), e nada mais – a única energia que deve haver nessa divisão é a do relaxamento. Assim, como não deve utilizar luzes muito brancas antes de ir dormir, deve ter o cuidado de tornar o seu quarto o mais escuro possível durante a noite toda, pois o mais pequeno brilho (mesmo o de um despertador digital) é o suficiente para o cérebro não descansar totalmente. Outro factor muito importante é a temperatura: o quarto deve ser um local fresco, não demasiado frio nem quente.

Tanja Van Hoogdalem
Créditos: Tanja Van Hoogdalem

Medite

A meditação, ou qualquer outra prática espiritual/religiosa, é uma excelente ferramenta que nos permite acalmar a mente e focarmo-nos em nós próprios. É uma óptima forma de iniciarmos o processo do sono, pois ajuda-nos a desacelerar a respiração, diminuir o ritmo cardíaco e adormecer mais rapidamente. Experimente meditar por 10 minutos antes de ir dormir, por exemplo, com a ajuda de uma app de meditações guiadas e deixe o seu corpo relaxar. Ao longo do dia, podes ir fazendo exercícios respiratórios – focar na inspiração e expiração profundas durante alguns minutos – para o seu corpo ir tendo momentos de relaxe e, dessa forma, ter um dia bastante mais calmo.

Utilize óleos essenciais

Os óleos essenciais são usados há milhares de anos para fins medicinais e de saúde e são feitos a partir de diferentes partes de plantas. São óptimos pelos seus antioxidantes, agentes antimicrobianos e pelas suas propriedades anti-inflamatórias. Podem-se usar directamente na pele, colocando algumas gotas na nuca e nos pulsos, na almofada, ou utilizar num difusor de aromas – uma excelente forma de tornar o quarto num espaço mais acolhedor. Os melhores óleos essenciais para relaxar e dormir melhor são os de alfazema, camomila e hortelã.

Paulina Arcklin Photography + Styling
Créditos: Paulina Arcklin Photography + Styling

Mantenha-se hidratada

Não é novidade nenhuma que o nosso corpo é maioritariamente constituído por água. O que muita gente não sabe é que a maior parte dessa água é crucial para o funcionamento das células do nosso cérebro, o que faz com que a hidratação seja muito importante não só para o bem-estar geral, mas também para dormirmos bem. No entanto, deve parar de beber líquidos cerca de duas horas antes de ires dormir, para não interromper o seu sono com idas à casa-de-banho.

Miki Fujii Photography
Créditos: Miki Fujii Photography

Para além destas dicas mais importantes, existe um leque de estratégias diferentes que pode experimentar, pois cada dica funciona de forma diferente para cada indivíduo. Estabeleça uma rotina, que permite que o seu corpo saiba qual a hora do dia que é para dormir e qual a hora de acordar. Perceba quais os pensamentos que surgem quando estás na cama e tente lidar com eles antes de entrar no quarto – escrever num diário é uma excelente opção, pois permite-nos deixar os nossos problemas no papel e não na nossa cabeça. Se o problema de sono for mais sério do que uma pequena fase mais ansiosa, pode considerar fazer algumas sessões de terapia ou coaching que a ajudem a resolver certos bloqueios, ou até a consultar um especialista em fung shui, que lhe diga quais as alterações que deve fazer na sua casa e no quarto que irão favorecer o relaxamento.

Saiba, ainda, como construir uma relação uma relação saudável e duradoura 

Joana Moreira 

Facebook Joana Moreira

Instagram Joana Moreira

Youtube Joana Moreira

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Diana Nobre
Resoluções de ano novo: 5 truques para um casamento (ainda) mais feliz
Deixamos-lhe hoje 5 pequenos truques para que não se desiluda a si mesma e aos que o rodeiam falhando as resoluções a que se propôs!
Diana Nobre
Os sete princípios para fazer o casamento funcionar
Escolha amar. E tome essa decisão todos os dias. Simples assim.
Foto Jaime Neto Photography
E porque hoje é Dia dos Irmãos, aqui ficam 25 razões que fazem deles tão importantes!
Apesar das discussões sem sentido, das birras cansativas, das inúmeras vezes que lhe encheram a paciência, a elo que tem com eles é único e é insubstituível.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação