Publicidade
O segredo de 80 anos de casamento: casal celebra uma vida de paciência e amor!

O segredo de 80 anos de casamento: casal celebra uma vida de paciência e amor!

A paciência é a qualidade de quem sabe sofrer e ultrapassar os contratempos e as adversidades com força e sem lamúrias. Este casal com 80 anos de casamento é o melhor exemplo e inspiração para cultivar esta virtude!

O segredo de 80 anos de casamento: casal celebra uma vida de paciência e amor!
  • Vida a Dois
  • International
  • Família
  • Emotivo
  • Casal

Em dia de São Valentim vamos contar-lhe uma história. A história de uma vida a dois que nos faz continuar a ter fé no Amor e a acreditar no “felizes para sempre“. E uma coisa é certa: se admira os seus pais, os seus avós ou algum casal conhecido pelas bodas de casamento que celebram vinte, trinta ou quarenta anos de união, agora esse número irá soar-lhe a pouco! Apresentamos-lhe Masao Matsumoto e Miyako, um casal japonês que completou em outubro do ano passado 81 anos de casamento e que, por isso, são hoje considerados pelo Guinness World Records “os cônjuges mais velhos do mundo em idade combinada”, já que são casados desde outubro de 1937.

guardarwww.guinnessworldrecords.com
Crédito: www.guinnessworldrecords.com
Publicidade

Como na Zankyou adoramos partilhar histórias inspiradoras, faz todo o sentido contarmos-lhe hoje, no dia em que casais no mundo inteiro estão a celebrar, os detalhes deste incrível exemplo de superação e de muito amor que caracterizou uma vida repleta de vicissitudes.

Ela & Ele, o início

Masao Matsumoto nasceu no dia 9 de julho de 1910 e sua mulher, Miyako, no dia 24 de novembro de 1917.  Foram apresentados um ao outro por um amigo comum, apaixonaram-se e ficaram noivos. Mas a Segunda Guerra Mundial impediu que o casamento acontecesse de imediato e tiveram de o adiar, concretizando-o uns anos mais tarde.

Hoje, Masao Matsumoto tem 108 anos, e sua mulher 101, tendo terminado o ano de 2018 a somar a marca histórica de 209 anos entre os dois. O Japão orgulha-se de ser um dos países com uma esperança média de vida alta – e este casal inspirador é um bom exemplo disso.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

guardarwww.guinnessworldrecords.com
Crédito: www.guinnessworldrecords.com

Enfim casados!

Miyako e Masao casaram em 1937, mas a verdade é que o grande dia esteve quase para não acontecer. Com efeito, quando Miyako e a sua família chegaram a casa dos pais de Masao, onde seria celebrado o casamento, depararam-se com a ausência do noivo, que ainda não tinha regressado de uma outra região do Japão. A boda teve de ser adiada mais uma vez, pois a verdade é que o Masao não tinha dinheiro para voltar para a casa dos seus pais, uma vez que estava a pagar uma dívida dos seus irmãos. Assim, se tudo não tivesse acabado por se resolver, hoje não poderíamos comemorar esta maravilhosa e longeva vida a dois!

guardarFuente: RTE
Fuente: RTE

A guerra, um obstáculo no caminho

O casal sofreu inúmeras dificuldades enquanto o Japão se envolveu numa série de guerras. Com efeito, até a Segunda Guerra Mundial terminar, Masao foi chamado três vezes para prestar serviço militar, deixando para trás Miyako e as suas duas filhas, que entretanto nasceram.

Por causa dos conflitos bélicos do seu país, Miyako estava mentalmente preparada para o pior: a possibilidade de não voltar a ver seu marido… No entanto, a vida deu-lhes a oportunidade de se reencontrarem, tendo Masao regressado para a sua família em 1946, quando era só “pele e osso”, como revelou Miyako.

Depois de ultrapassada a distância, o casal teve mais três filhas, mas se o terror da guerra tinha terminado, o ambiente do pós-guerra significou ainda muitos mais desafios para esta família, que teve de lutar para ter comida na mesa e roupa no corpo.

No entanto, apesar de todas as dificuldades que passaram, os dois enamorados formaram uma grande família, contando atualmente já com um vigésimo quinto bisneto, que nasceu em setembro do ano passado.

guardarwww.guinnessworldrecords.com
Crédito: www.guinnessworldrecords.com

O reconhecimento mundial

O Guinnes World Records deu-lhes o merecido reconhecimento, tendo o casal recebido com muita honra o certificado que os reconhece como o casal mais longevo do mundo. O mesmo foi entregue na Casa de Repouso onde os dois vivem, tendo Miyako exprimido a sua emoção: “Estou tão grata que vou chorar”, disse à Reuters. Já uma das suas filhas, Hiromi, comentou que os pais estão a viver o “último capítulo das suas vidas”.

O segredo de um casamento para sempre

No dia em que se celebra o amor, queremos saber qual a fórmula do sucesso que leva duas vidas a caminhar lado a lado até à eternidade. Miyako respondeu, revelando que terá sido a paciência que permitiu tantos anos de vida de casado. “Passei por momentos difíceis”, lembra, acrescentando que os aguentou porque acreditava que tempos melhores se seguiriam. E não é para menos… a paciência é a virtude daqueles que sabem sofrer e tolerar os contratempos e adversidades com força e sem lamúrias.

https://twitter.com/twitter/statuses/1037360207075135489[/embed]

Bodas de carvalho: um marco na vida a dois que destaca a paciência, a esperança e o amor. Gostou deste artigo? Então talvez também lhe interesse:

Publicidade

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!