O vocabulário do amor: as 20 palavras-chave para uma relação perfeita

O vocabulário do amor: as 20 palavras-chave para uma relação perfeita

A Zankyou preparou uma lista de 20 palavras sempre tão associadas ao amor. Chamamos-lhe o vocabulário do amor! Pronta para o conhecer?

O vocabulário do amor: as 20 palavras-chave para uma relação perfeita
  • Vida a Dois
  • Conselhos
  • Msn
  • Amor
  • Casal

Todas as histórias de amor são diferentes. São-no porque as pessoas são diferentes, as vivências e experiências são diferentes e a forma como as pessoas sentem as coisas também. Mas apesar de únicas, todas estas histórias têm elementos em comum. Uma relação forte, estável e saudável precisa sempre de amor. E amar significa toda uma série de coisas. A Zankyou preparou uma lista de 20 palavras sempre tão associadas ao amor. Chamamos-lhe o vocabulário do amor! Pronta para o conhecer?

1. Confiança

A coisa mais importante em qualquer relacionamento é sentir que pode confiar na sua cara-metade. O sentimento de confiança é construído gradualmente, com tempo e paciência. E assim que a confiança que tem na sua cara-metade se tornar absoluta, vai deixar de sentir medo de ser você mesma, até de mostrar os seus pontos mais fracos. Numa relação saudável, é fundamental que seja capaz de falar sobre qualquer coisa, partilhar os problemas e as preocupações de forma honesta. Só isso tornará a relação melhor!

2. Risos

O seu sorriso é a sua característica mais sedutora. E a cumplicidade de um casal manifesta-se invariavelmente na forma como riem juntos. Quando um casal está junto há muito tempo, conquista uma intimidade que se manifesta de várias formas. A piadas que só os dois entendem e das quais só os dois riem é uma das formas mais enternecedoras de essa cumplicidade se manifestar.

guardar
Foto: Parallax Fotografia

3. Amizade

O seu namorado ou marido é o seu melhor amigo. É alguém a quem pode confiar tudo, alguém que se preocupa consigo e que a cuida, alguém que está presente nas melhores e nas piores alturas. Isso é amizade. O facto de também ser alguém que está apaixonado por si é uma sorte! A base de qualquer relação feliz é a amizade.

4. Surpresa

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Assim se quebra a rotina. E é preciso quebrá-la de vez em quando para manter a chama acesa numa relação. As surpresas que fazemos e que nos fazem a nós são uma ferramenta essencial que energiza o relacionamento. E é tão bom ser surpreendido como é surpreender a pessoa que amamos. Oferecer uma prenda sem precisar que seja dia de celebração de uma data especial, fazer um jantar à luz de velas num dia de semana. São pequenos gestos que dizem que investimos tempo e amor em manter a relação cuidada.

guardar
Foto: Efeito Espontâneo

5. Honestidade

Não pode existir confiança sem honestidade. A verdade é imperativa, mesmo quando se trata de uma verdade difícil de confessar. A mentira corrói e, mais cedo ou mais tarde, destrói tudo à sua volta.

6. Entendimento

Outro elemento-chave para fazer o relacionamento funcionar é entender que o outro é diferente de nós, mas que nós o amamos por isso também. Quando discordar da sua cara-metade ou não compreender uma atitude ou uma postura, procure fazer o exercício de se colocar no lugar dele/dela. Tente ver as coisas de outras perspetiva e escute (sem preconceitos) o que lhe dizem.

Leia também: 22 anos de amor: um casal com Síndrome de Down que quebra preconceitos e nos faz acreditar no “felizes para sempre”

guardar
Foto: Momento Cativo

7. Diversão

Não deixe que as questões práticas do dia-a-dia se sobreponham sempre. A sua relação precisa de momentos de descontração. Tire tempo para se divertir com a sua cara-metade. Crie espaços para momentos espontâneos. Partilhe-os com o seu parceiro e faça novas (e bonitas) memórias. A vida será mais leve e mais feliz se o fizer.

8. Tolerância

É sinónimo de entendimento, mas implica um pouco mais: implica paciência. Todos temos características menos felizes nas nossas personalidades. E, de perto, todos somos difíceis. É por isso que é tão importante aprender a relativizar e aprender a ter um pouco de paciência para as pessoas que amamos. Uma vida a dois não é sempre feliz, as inconveniências acontecem e há que abordá-las com a tal paciência de que falamos. Caso contrário, um pequeno problema pode rapidamente assumir contornes gigantes.

guardar
Foto: Parallax Photography

9. Segurança

A sua cara-metade tem de a fazer sentir segura. No sentido literal e no sentido metafórico. Um abraço ou um toque por vezes bastará para a acalmar. A sua presença e a certeza dessa presença vão dar-lhe forças para enfrentar praticamente qualquer obstáculo que a vida lhe atire. Os problemas parecem sempre mais pequenos quando divididos.

10. Respeito

Quer saber como distinguir entre um homem que merece a sua atenção e um homem que não a merece? Um homem que a mereça vai respeitá-la sempre: respeitar a sua opinião, os seus sentimentos, as suas inseguranças. E vai amá-la por tudo isso e mais. Esse é o tipo de homem que lhe merece, igualmente, o seu respeito.

Leia também: Quando um homem ama uma mulher: 5 coisas que eles fazem quando amam!

guardar
Foto: Momento Cativo

11. Carinho

Não ‘economize’ nas manifestações de carinho. Elas são a forma mais espontânea e natural de expressar o seu amor.

12. Atençãofr

Receber a atenção da pessoa que amamos é uma coisa muito poderosa. Faz-nos sentir importantes, desejadas, mais capazes de enfrentar qualquer adversidade e mais cientes do quão importante é amar.

Leia também: Que tipo de homem é o seu parceiro? Descubra nesta lista sobre homens!

guardar
Foto: João Almeida

13. Reciprocidade

Nos relacionamentos, tudo deve ser ‘recíproco’. Não queremos com isto dizer que terá de retribuir exatamente e na mesma medida tudo o que fizerem por si, mas queremos sim dizer que deve cuidar como é cuidada, amar como é amada. Uma relação em que só uma das partes dá e a outra só recebe acabará inevitavelmente em frustração.

14. Prioridade

Você tem de ser a pessoa mais importante. Você tem de ser uma prioridade.

Leia também: 5 sinais inequívocos que ele a irá amar para sempre!

guardar
Foto: AWE

15. Interesse

A par com a atenção que a nossa cara-metade nos merece, vem o interesse que sentimos genuinamente por ela e por tudo o que ela faz.

16. Bom humor

O segredo de uma vida feliz é encontrar alguém com quem partilhar aquilo que nos preocupa e aquilo que nos emociona. E sobretudo, alguém com quem partilhar uma boa gargalhada. O bom humor é essencial para enfrentar qualquer batalha. E são muitas as mulheres que acham que um bom sentido de humor é uma das características mais importantes do seu parceiro.

guardar
Créditos: Mary Me Eventos | Foto: João Almeida

17. Personalidade

Você tem a sua e não deve abrir mão dela. O seu namorado ou marido terá a dele e não deverá abrir mão dela também. É, aliás, é a personalidade de cada um o que o outro ama. Numa relação, é importante que você se mantenha a pessoa por quem a sua cara-metade se apaixonou.

18. Sexo

Por tantas (e boas) razões, o sexo é considerado um dos pilares mais fortes de uma relação. Não apenas pelo ato em si mas por todo o carinho, ternura e amor que envolve.

Leia também: Julga que conhece tudo sobre sexo? Eis 9 curiosidades que provavelmente não sabia

guardar
Photo by Pablo Heimplatz on Unsplash

19. Bondade

O cuidado com a sua cara-metade, a preocupação que lhe dedica é algo que nunca deve esmorecer. Diga bom dia de manhã, pergunte como foi o dia ao final da tarde, envie mensagens de encorajamento num dia que sabe que será complicado, não se poupe nos beijos nem nos elogios. Seja generosa. E espere o mesmo em troca.

20. Diálogo

Encoraje a comunicação. Não caia no erro de tentar adivinhar o que se passa ou de guardar para si algo que tem vontade de dizer. A comunicação já está tão cheia de mal-entendidos, imagine a ausência de comunicação. Os conflitos só se resolvem falando neles. Quer alguma coisa da sua cara-metade? Saiba pedi-la. Não crie ressentimentos vãos na esperança de que alguém adivinhe o que você precisa.

guardar
Foto: Márcio Ribafeita Fotógrafo

E você? Encontra todas estas 20 palavras no vocabulário do seu relacionamento? Se alguma delas está em falta, pode sempre trabalhar nisso. Como em quase tudo na vida, também as relações são o que os americanos chamam de “work in progress“. Trabalhamos para elas todos os dias. E ainda bem!

 

Talvez também lhe interesse:

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mary Me - Eventos ® Wedding planners
Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo
Momento Cativo Fotógrafos e vídeo
João Almeida Fotógrafos e vídeo
AWE Vídeo para casamentos
Márcio Ribafeita Fotógrafo Fotógrafos e vídeo
Parallax Photography Fotógrafos e vídeo