Os 6 temas que podem causar discórdia quando estiver a planear o seu casamento e a única atitude que não pode assumir!

Nada é perfeito. Quantas vezes ouviu esta frase feita? Muitas, claro. E por um bom motivo: porque reflete a realidade. Os momentos de discórdia e de tensão existem em todos as relações e em todos os casamentos. Sociólogos e psicólogos referem que é até saudável que assim seja. Mas alertam, há uma atitude proibida: a de desprezo.

AWE PicturesSolicite informação sobre “AWE Pictures”
Foto AWE Pictures

Quem o diz é John Gottman, psicólogo na Universidade de Washington e fundador do Gottman Institute. E chama a esta atitude de desprezo o ‘beijo da morte’. Nas discussões tendemos a querer expor o nosso ponto de vista independentemente do ponto de vista da outra pessoa. Tendemos a não dar espaço para ouvir os argumentos contrários, quase desprezando a importância de uma opinião que não coincida com a nossa. Se der por si a pensar «mas porque é que este idiota não vê que é muito mais simples fazer isto da forma que estou a sugerir?», pare e respire. John Gottman alerta que este pensamento é sinal de que se sente superior ao seu parceiro e que não o sente como seu igual. E isso é, definitivamente, má política.

Love and ThanksSolicite informação sobre “Love and Thanks”
Love and Thanks

A opinião de Gottman é corroborada pelo psicólogo Robert Levenson. Este, aliás, estipula que se esta for a atitude padrão num casamento a probabilidade de divórcio é de 93%. O número é o resultado de um estudo conduzido ao longo de 14 anos com cerca de 80 casais. Mas há mais estudos a validar as afirmações de Gottman.

AWE PicturesSolicite informação sobre “AWE Pictures”
Foto AWE Pictures

Agora que sabe isto, entre com um espírito de humildade nas discussões que estão por vir. E elas chegarão. Prepare-se já para aceitar que este seu compromisso rumo a uma vida a dois está cheio de pequenos outros compromissos. E lembre-se que as discussões não têm de ser necessariamente negativas. Tudo depende da sua atitude. Para já, eis as seis razões de maior discórdia na altura de começar a planear o casamento.

1. A data do casamento

Você quer verão. Ele quer primavera. Ou vice-versa. Para si é mais fácil tirar férias em julho. Ele só consegue férias em setembro. A logística de marcar a data do casamento não é a tão fácil quanto isso. Muitas vezes temos limitações que são impostas pelos nossos compromissos com o trabalho ou com a família. Há que garantir que as circunstâncias são convenientes para ambos, de modo a reduzir a pressão que existe em toda a organização do casamento.

It's all aboutSolicite informação sobre “It's all about”
Foto It’s all about

2. O número de convidados

Você tem uma família grande, cheia de tias e primos (em primeiro, segundo e terceiro grau) e quer tê-los todos consigo no grande dia. Ele tem uma família pequena e preferiria uma cerimónia intimista. Ou vice-versa. Eis aqui outro momento em que será preciso fazer compromissos para acertar agulhas. A forma mais simples é o meio termo entre o seu número ideal e o dele!

Love and ThanksSolicite informação sobre “Love and Thanks”
Foto Love and Thanks

3. O orçamento

Para algumas mulheres, o dia do casamento é o realizar de um sonho de menina. E por isso podem estar inclinadas a gastar mais. Muitas vezes isso pode ser um problema. Estabelecer um orçamento de milhares de euros para um casamento pode representar um motivo de discórdia. A sua cara-metade pode preferir investir parte do orçamento para a entrada de uma casa, para a lua-de-mel ou simplesmente para uma conta poupança. É tudo uma questão de prioridades. E nem sempre as suas têm de coincidir em 100% com as da pessoa que escolheu para partilhar a sua vida. O importante é que ambos queiram chegar a um compromisso. De igual para igual, claro.

It's all aboutSolicite informação sobre “It's all about”
Foto It’s all about

4. A lua de mel

É ‘a’ viagem! Representa um investimento generoso e por isso é a viagem de sonho para ambos. Mas imagine que a sua viagem de sonho é uma semana no México e a da sua cara-metade é uma semana de descoberta um pouco por toda a Ásia? Imagine que você quer uma semana de paz numa cabana de luxo numa praia de areias brancas e água tépida mas a sua cara-metade prefere percorrer meio mundo com uma mochila às costas? Ou vice-versa…

Moments4everSolicite informação sobre “Moments4ever”
Foto Moments4ever

5. A lista de registo

Em que lojas vai estar a sua lista de registo? O que será importante que vos ofereçam? Mais uma vez, os dois podem não concordar nas prioridades. O importante é que cheguem a uma lista em que as coisas mais importantes para ambos tenham espaço. Mas para melhor resultados, só mesmo as listas online da Zankyou, que garantem que fica com o dinheiro dos presentes na sua conta bancária, para lhe dar o melhor uso possível. E sem a chatice dos cheques.

Love and ThanksSolicite informação sobre “Love and Thanks”
Foto Love and Thanks

6. O tipo de cerimónia

Esta questão coloca-se sobretudo em casais com religiões diferentes e consequentemente com rituais diferentes para a realização de um casamento. Se você for católica e ele for judeu, por exemplo. Ou se você for ateia e ele for católico. Deverá ele abdicar de um casamento pela igreja porque você não se sente confortável com essa situação? Ou deverá insistir num casamento pela igreja sabendo o que você sente em relação a isso?

It's all aboutSolicite informação sobre “It's all about”
Foto It’s all about

As perguntas serão com certeza levantadas, mas cada casal terá a sua resposta. Todas são válidas. A chave está numa discussão saudável. Lembre-se do truque: entre nas discussões de igual para igual e entre nas discussões para chegar a um consenso (não para provar que tem razão). Assim se ama a dois!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação