Selar o amor: 7 curiosidades sobre o anel de noivado

Se sempre sonhou com o momento em que seria pedida em casamento, então está entre a maioria das mulheres românticas que o fazem desde crianças. E se sorri para si mesma de cada vez que a sua mente divaga e imagina como tudo acontecerá, não se preocupe. A maioria das mulheres faz isso também. O momento é romântico (e quer-se assim) e o seu simbolismo é muito importante. Por essa razão (e tantas outras) todas as mulheres que sonham casar-se, sonham com um pedido de casamento especial.

It's all AboutSolicite informação sobre “It's all About”
Foto It’s all About

Para assinalar esse novo compromisso e selar o amor que une duas pessoas é preciso um objecto simbólico, algo que materialize o ritual de transição. É essa a grande (e mais importante) função de um anel de compromisso (ou anel de noivado). Porquê um anel? Como foi escolhida esta tradição? Hoje explicamos-lhe tudo (e um par de botas). E ainda lhe damos a conhecer sete curiosidades associadas com o anel de noivado.

Sofia Tregeira Solicite informação sobre “Sofia Tregeira ”
Anel de Sofia Tregeira. Foto: João Almeida

1. A sua origem

Já no tempo dos egípcios, era costume os homens presentearem as mulheres amadas com anéis. Porquê? Assim manifestavam a sua confiança nelas e a fé de que seriam as companheiras, esposas e mães que eles desejavam. Séculos depois e os romanos ainda perpetuariam esta tradição. Em moldes diferentes, é certo, já que os valores culturais dos dois povos divergiam em alguns pontos, mas ainda assim o simbolismo do anel como o objecto utilizado para selar um compromisso manteve-se. Os romanos chamavam-lhe anulus pronubus (anel de promessa). Tratava-se de uma simples banda de ferro que o noivo oferecia à noiva como prova do compromisso que se preparava para assumir. Actualmente, a tradição é a mesma. O anel perdura como símbolo de uma união ou símbolo de uma promessa. E a sua carga enquanto tal continua inabalável.

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Foto Efeito Espontâneo

2. O dedo em que é colocado

Não é coincidência que o anel de noivado se coloque no dedo anelar. Egípcios, gregos, romanos, todos concordariam que o dedo anelar tem uma veia que conduz directamente ao coração. Simbolicamente, colocar um anel no dedo anelar de alguém significaria estar mais próximo do coração dessa pessoa.

Clickon Studio
Foto Clickon Studio

3. A sua pedra preciosa

Há quem prefira um anel simples, liso, modesto. Mas é justo dizer-se que a maioria das mulheres sonha com uma pedra preciosa: um diamante, uma esmeralda, um rubi. Por vaidade, por ostentação, por romantismo, seja porque razão for. Mas a verdade é que a pedra preciosa tem, também ela, um simbolismo especial. A forma como perdura, resiste, não quebra e não dobra quer-se como uma espécie de metáfora para a relação de um casal que se ama. A pedra preciosa é aqui símbolo de força e de pureza, muito como o amor.

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Foto Efeito Espontâneo

4. O tipo de de pedra preciosa

Cada pedra preciosa tem o seu simbolismo. O diamante é a escolha mais popular para um anel de noivado. Na sua essência, representa a perfeição, o triunfo. Em teoria, quanto maior a resistência da pedra preciosa, maior o amor que ela sela. É o diamante símbolo de amor eterno? Histórica e  culturalmente assim tem sido interpretado, as uma turquesa, uma amatista, um cristal podem sê-lo também. Até porque há noivos com orçamentos que não se adequam aos diamante e isso não significa que amem menos.

Félix Faura
Foto Félix Faura

5. A quantidade de pedras preciosas

Também a quantidade de pedras preciosas de um anel de noivado tem um simbolismo especial, culturalmente falando. Uma pedra solitária significaria uma união total, um casal em uníssono.  Contudo, à medida que o número de pedras sobe, as interpretações variam. Três pedras, por exemplo, podem simbolizar um compromisso capaz de conjugar passado, presente e futuro, uma promessa de amor «amei-te, amo-te, amar-te-ei sempre».

It's all AboutSolicite informação sobre “It's all About”
Foto It’s all About

6. A cor das pedras preciosas

Distinguem-se no estilo, no número e também na cor. As tonalidades mais populares são três: rosa, branco e azul. E cada uma delas traz consigo, culturalmente, um determinado simbolismo. O rosa, ou o quartz, representa a clareza e ternura do amor que é prometido. O branco (geralmente um diamante) representa a pureza e a tranquilidade éterea desse amor. A safira, e a sua cor azul, surge como epítome de um amor sábio, fiel, seguro, ou não fosse esta pedra preciosa a pedra do êxito, da verdade e da sabedoria. O rubi (vermelho) significa confiança e inteligência, ao mesmo tempo que a esmeralda (verde) representa a ideia de abundância, de equilíbrio, às quais soma o seu poder de afastar energias negativas.

Anais L. Photographie
Foto Anais L. Photographie

7. O design do anel

Muitos noivos já querem optar por propostas diferentes e originais. E a ideia clássica de um anel de ouro amarelo não agrada a todos. Felizmente, as grandes marcas de joelharia estão sempre a actualizar-se e têm cada vez mais opções. O ouro branco e o ouro rosa são duas das propostas mais modernas e mais ousadas que já conquistaram a maioria. E, lembre-se, pode sempre customizar o anel que escolher à sua medida. Pode escolher o seu desenho, formato, cor, tipo de ouro e tipo de pedra preciosa pensando exclusivamente no gosto da pessoa que o usará. E o simbolismo de uma anel que será peça única será com certeza digno da sua história de amor, também ela única.

It's all AboutSolicite informação sobre “It's all About”
Foto It’s all About

São muitas as curiosidades sobre os anéis de noivado. E muitas as tradições que ritualizam o momento especial em que alguém é pedido em casamento. Mas o mais importante é sempre a pessoa que faz o pedido. O lugar, o anel, o dia, tudo isso são pormenores que compõem o cenário.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Vestidos de noiva com saias volumosas 2016 - saibam tudo sobre eles!
Vestidos de noiva com saias volumosas 2016 - saibam tudo sobre eles!
Os vestidos de saia rodada e volumosa, vieram, desde há muito tempo, para ficar! Saibam tudo sobre eles, aqui.
Inês & João Pedro: descubra o espectacular pedido de casamento nas Maldivas e tudo sobre o seu casamento!
Inês & João Pedro: descubra o espectacular pedido de casamento nas Maldivas e tudo sobre o seu casamento!
Hoje contamos-lhe a história da Inês e do João Pedro, um casal lindíssimo, super jovem e principalmente completamente apaixonados um pelo outro. Um amor que nasceu desde muito cedo e que se fez notar tanto no grande dia do casamento, como na emocionante surpresa que o João Pedro lhe preparou à Inês para pedir-lhe em casamento. NVSTUDIO foi o fotógrafo de casamento encarregado de registar toda esta magnitude de amor e alegria e deslumbrar-nos com as imagens que vamos poder ver a continuação, junto com uma entrevista realizada e respondida amavelmente por estes noivos tão simpáticos!!
O que eles pensam sobre o vestido de noiva: nós fomos saber!
O que eles pensam sobre o vestido de noiva: nós fomos saber!
Achei que era a altura de saber o que pensam eles sobre o vestido de noiva! Três noivos, três declarações de amor! Não acreditam? Então venham espreitar!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação