Selar o amor: 7 curiosidades sobre o anel de noivado

Selar o amor: 7 curiosidades sobre o anel de noivado

Porquê um anel? Como foi escolhida esta tradição? Hoje explicamos-lhe tudo. E ainda lhe damos a conhecer sete curiosidades associadas ao anel de noivado.

Selar o amor: 7 curiosidades sobre o anel de noivado
Foto: Meraki Studio
  • Pedido de Casamento
  • Conselhos
  • Msn
  • Pedido de mão
  • Romântico

Se sempre sonhou com o momento em que seria pedida em casamento, então está entre a maioria das mulheres românticas que o fazem desde crianças. E se sorri para si mesma de cada vez que a sua mente divaga e imagina como tudo acontecerá, não se preocupe, pois a maioria das mulheres faz isso também. O momento é romântico (e quer-se assim) e o seu simbolismo é muito importante. Por essa razão (e tantas outras) todas as mulheres que sonham casar-se, sonham com um pedido de casamento especial.

Para assinalar esse novo compromisso e selar o amor que une duas pessoas é preciso um objeto simbólico, algo que materialize o ritual de transição. É essa a grande (e mais importante) função de um anel de compromisso (ou anel de noivado). Porquê um anel? Como foi escolhida esta tradição? Hoje explicamos-lhe tudo (e um par de botas). E ainda lhe damos a conhecer sete curiosidades associadas ao o anel de noivado.

1. A sua origem

no tempo dos egípcios, era costume os homens presentearem as mulheres amadas com anéis. Porquê? Assim manifestavam a sua confiança nelas e a fé de que seriam as companheiras, esposas e mães que eles desejavam. Séculos depois e os romanos ainda perpetuariam esta tradição. Em moldes diferentes, é certo, já que os valores culturais dos dois povos divergiam em alguns pontos, mas ainda assim o simbolismo do anel como o objeto utilizado para selar um compromisso manteve-se. Os romanos chamavam-lhe anulus pronubus (anel de promessa). Tratava-se de uma simples banda de ferro que o noivo oferecia à noiva como prova do compromisso que se preparava para assumir. Atualmente, a tradição é a mesma. O anel perdura como símbolo de uma união ou símbolo de uma promessa. E a sua carga enquanto tal continua inabalável.

Veja também: Como pedir a mão da pessoa amada em casamento de acordo com o signo…. dela

guardar
Créditos: Félix Faura

2. O dedo em que é colocado

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Não é coincidência que o anel de noivado se coloque no dedo anelar. Egípcios, gregos, romanos, todos concordariam que o dedo anelar tem uma veia que conduz diretamente ao coração. Simbolicamente, colocar um anel no dedo anelar de alguém significaria estar mais próximo do coração dessa pessoa.

Veja também: Em que mão devo colocar o anel de noivado e a aliança de casamento?

guardar
Foto: 135 mílimetros

3. A sua pedra preciosa

Há quem prefira um anel simples, liso, modesto. Mas é justo dizer-se que a maioria das mulheres sonha com uma pedra preciosa: um diamante, uma esmeralda, um rubi. Por vaidade, por ostentação, por romantismo, seja porque razão for. Mas a verdade é que a pedra preciosa tem, também ela, um simbolismo especial. A forma como perdura, resiste, não quebra e não dobra quer-se como uma espécie de metáfora para a relação de um casal que se ama. A pedra preciosa é aqui símbolo de força e de pureza, muito como o amor.

Veja também: Como escolher a pedra preciosa do anel de noivado em 5 passos

guardar
Foto: Sanshine Photography

4. O tipo de pedra preciosa

Cada pedra preciosa tem o seu simbolismo. O diamante é a escolha mais popular para um anel de noivado. Na sua essência, representa a perfeição, o triunfo. Em teoria, quanto maior a resistência da pedra preciosa, maior o amor que ela sela. É o diamante símbolo de amor eterno? Histórica e culturalmente assim tem sido interpretado, uma turquesa, uma ametista, um cristal podem sê-lo também. Até porque há noivos com orçamentos que não se adequam aos diamantes e isso não significa que amem menos.

Veja também: Não gosto do meu anel de noivado. E agora?

guardar
Foto: 135 mílimetros

5. A quantidade de pedras preciosas

Também a quantidade de pedras preciosas de um anel de noivado tem um simbolismo especial, culturalmente falando. Uma pedra solitária significaria uma união total, um casal em uníssono.  Contudo, à medida que o número de pedras sobe, as interpretações variam. Três pedras, por exemplo, podem simbolizar um compromisso capaz de conjugar passado, presente e futuro, uma promessa de amor «amei-te, amo-te, amar-te-ei sempre».

Veja também: Onde comprar o anel de noivado: a ajuda que precisa para ouvir um inequívoco “Sim”!

guardar
Foto: Arte Magna

6. A cor das pedras preciosas

Distinguem-se no estilo, no número e também na cor. As tonalidades mais populares são três: rosa, branco e azul. E cada uma delas traz consigo, culturalmente, um determinado simbolismo. O rosa, ou o quartz, representa a clareza e ternura do amor que é prometido. O branco (geralmente um diamante) representa a pureza e a tranquilidade etérea desse amor. A safira, e a sua cor azul, surge como epítome de um amor sábio, fiel, seguro, ou não fosse esta pedra preciosa a pedra do êxito, da verdade e da sabedoria. O rubi (vermelho) significa confiança e inteligência, ao mesmo tempo que a esmeralda (verde) representa a ideia de abundância, de equilíbrio, às quais soma o seu poder de afastar energias negativas.

Veja também: O anel de noivado & a personalidade da noiva: como encontrar o match perfeito

guardar
Créditos: Gabriel and Carin Photography

7. O design do anel

Muitos noivos já querem optar por propostas diferentes e originais. E a ideia clássica de um anel de ouro amarelo não agrada a todos. Felizmente, as grandes marcas de joelharia estão sempre a atualizar-se e têm cada vez mais opções. O ouro branco e o ouro rosa são duas das propostas mais modernas e mais ousadas que já conquistaram a maioria. E, lembre-se, pode sempre customizar o anel que escolher à sua medida. Pode escolher o seu desenho, formato, cor, tipo de ouro e tipo de pedra preciosa pensando exclusivamente no gosto da pessoa que o usará. E o simbolismo de um anel que será peça única será com certeza digno da sua história de amor, também ela única.

Veja também: Com elas foi assim: os mais bonitos pedidos de casamento

guardar
Foto: 135 mílimetros

São muitas as curiosidades sobre os anéis de noivado. E muitas as tradições que ritualizam o momento especial em que alguém é pedido em casamento. Mas o mais importante é sempre a pessoa que faz o pedido. O lugar, o anel, o dia, tudo isso são pormenores que compõem o cenário.

Fique também com as nossas dicas e conselhos para que a única resposta ao seu pedido de casamento  seja um redondo SIM!

 

 

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Arte Magna Fotografia Fotógrafos e vídeo
Meraki Studio Fotógrafos e vídeo
135 milímetros Fotógrafos e vídeo