Como escolher a pedra preciosa do anel de noivado em 5 passos

O anel de noivado deverá ser uma surpresa. Mas a pessoa que irá presenteá-lo não o poderá adquirir completamente à toa, nem tão pouco deixar-se levar por opiniões que nada têm a ver com a natureza da noiva. É bom poder contar com os profissionais e com as pessoas mais próximas para ajudarem nesta tão importante tarefa, mas haverá muito mais para aprofundar, junto da pessoa amada. Porque esta peça deve ser única, já que, em princípio, irá acompanhar a vida inteira de quem a usar, além de representar um momento chave de qualquer história de amor.

Por isso continue a ler e descubra como escolher a pedra preciosa do anel de noivado em apenas 5 passos. E depois… siga em frente!

Passo 1. O orçamento é fundamental

Antes de entrar em qualquer fase da organização do casamento, é conveniente ser realista. Sobretudo em relação ao anel de noivado, o primeiro gasto da celebração. Por isso, antes de mais, precisa de fazer uma estimativa de quanto pode custar o casamento, mesmo que seja por alto. Não se esqueça que o anel é o início de tudo e que, depois, vêm as despesas mais sérias. Seja consciente.

Foto: Momento Cativo

Informe-se sobre o preço médio dos anéis e pense em quanto pode destinar a esta fase. E porque a pedra é o elemento que melhor determina o preço de uma peça deste calibre, não deite tudo a perder ao comprar o anel com a pedra mais resistente e mais valiosa do mercado, gastando o que tem e não tem, logo à partida. A verdade é que não tem necessidade de aparentar mais do que é, nem provar nada a ninguém, tanto ao seu parceiro ou parceira, como ao resto das pessoas. O amor pode tudo e o importante será sempre o detalhe e aquilo que o gesto representa, não o seu valor. Se tem o dinheiro, claro – vá em frente! – mas tente não desperdiçar, tendo em conta tudo o que vai ter de gastar depois.

Conheça também os 4 truques para combinar anel de noivado e aliança

Passo 2. Não negligencie a sua personalidade

A personalidade é um dos conceitos mais importantes de um casamento, pelo que defendemos que os noivos demonstrem o seu estilo único num momento tão significativo como este. E é por isso que pedimos às noivas que evitem “disfarçar-se” no seu grande dia, querendo parecer algo que não são, e para serem reais. Com o anel de noivado acontece exatamente o mesmo.

Foto: Jaime Neto Photography

Se vai unir-se em matrimónio com a pessoa certa, certamente que conhece os seus gostos e os pequenos detalhes que tornam o seu mundo especial, aquelas pequenas coisas que a/o tornam completamente irresistível. Porquê esquecer tudo isso no anel de casamento? Não compre um anel de noivado com uma pedra que não combine com o estilo da pessoa que o irá usar. Não é difícil: aposte na simplicidade se ela/ele não tiver especial predileção por jóias; dê tudo o que puder (dentro das suas possibilidades… releia o ponto 1!) para adquirir uma pedra impressionante, caso as joias sejam as melhores amigas da sua cara-metade.

Saiba também quais são os 7 momentos em que NÃO DEVE usar o anel de noivado: tome nota!

Passo 3. Verifique a resistência da pedra

Embora a beleza da pedra preciosa seja determinante na escolha do anel de noivado, a sua resistência não deve ter menos importância. Aliás, pode até ter mais peso, caso queira garantir que o anel permaneça intacto uma vida inteira ou diminuir em larga escala a probabilidade de o mesmo se estragar com o passar dos anos. Com efeito, os riscos e sujidade podem arruiná-lo para sempre, pelo que não deve negligenciar este aspeto, sempre que seja possível. Para isso, é preciso conhecer um pouco mais sobre o mundo tão complexo das pedras preciosas e minerais, a começar pela forma de medir a resistência e tudo o que os resultados podem oferecer.

Edgar Dias Photography | Joias: Machado Joalheiros

A resistência de um material destas características é medida através da escala de Mohs. Em concreto, nesta escala observa-se a relativa dureza de uma pedra ou a resistência ao risco de diversos minerais. Funciona de um a dez, tendo como referência o talco, que é o mineral mais fraco, e o diamante, que detém o prémio do mais forte de todos. Tendo isto em conta, as pedras escolhidas são geralmente o diamante, a safira e o rubi, belas e ao mesmo tempo resistentes, com dez de dureza no primeiro caso e nove nos outros dois.

Foto: NVSTUDIO

Ao pódio de pedras privilegiadas seguem-se outras de grande dureza, mas um pouco inferiores às anteriores. A esmeralda é oito na escala; a água-marinha, gema preciosa, varia entre sete e meio e oito pontos de dureza; a ametista fica no sete; a granada entre seis e meio e sete e meio; e, entre as escolhidos, a última seria a opala, com uma resistência de seis.

Veja também: Ouro rosa, branco ou amarelo para o seu anel de noivado?

Passo 4. Tenha em conta o significado

Embora nem todos os casais procurem atribuir significado aos elementos ou estilo que conferem ao seu casamento, para muitos noivos é importante incluir algum simbolismo em inúmeros detalhes ou procurar mesmo fazer toda a comemoração girar em torno dele. Seja por uma questão de tradição, algo relacionado com superstições ou até por mera brincadeira, a pedra preciosa do anel, que adornará para sempre o dedo da noiva ou noivo, poderá também estar intimamente ligada aos significados oferecidos, de acordo com tradições ou pensamentos.

Edgar Dias Photography | Joias: Elements Jewellery

Dentro do vasto campo dos significados, o diamante, luxo máximo que só pode ser riscado com outros diamantes, representa a perfeição, a vontade, o triunfo, a firmeza e a retidão, além de elevar a energia física. A safira, mostrada como uma azul e enigmática fonte de pureza, tem o título de “pedra do sucesso, da verdade e da sabedoria” e, ao contrário do diamante, eleva a consciência. Por seu turno, o rubi, vermelho e poderoso em termos de presença, é a pedra da confiança e inteligência, e simboliza a descendência, trazendo sorte no amor, afastando a tristeza e reprimindo a luxúria. E a esmeralda, verde e líder da esperança, representa a abundância, proporciona equilíbrio e paciência, tem efeitos sobre a saúde, purifica o espírito e afasta as forças negativas.

Foto: NVSTUDIO

Mas há mais. Sabemos que nem todos podem comprar uma pedra com estas características – ou simplesmente querem experimentar outras possibilidades e ser mais originais. E é aqui que entram em jogo pedras semipreciosas, verdadeiras maravilhas, com abundante dose de beleza e significado. A turquesa, por exemplo, significa amizade, e diz-se que também atrai dinheiro, o sucesso e o amor. Já a ametista é considerada a pedra do espírito, representando a proteção e atraindo energia positiva. Qual de todas estas pedras escolheria?

Veja também: Selar o amor: 7 curiosidades sobre o anel de noivado


Passo 5. Conselho Zankyou

O nosso conselho nesta fase do casamento é o mesmo de sempre: seja você mesma/o. Não se deixe levar apenas pelas opiniões de amigos, familiares ou especialistas. Claro que deve ouvi-los para ter uma ideia e informar-se, mas nada mais. Se é o/a será responsável por escolher a pedra preciosa, tente obedecer aos gostos e desejos da sua cara-metade, não a force a ser uma pessoa que realmente não é. Seja fiel a ela e até mesmo ao seu relacionamento, e não se sinta pressionado/a pelo valor do anel, porque o importante é o detalhe e tudo o que o mesmo significa.

Foto: SLcasamentos

Se for a própria ou próprio, dizemos o mesmo: não deixe de ser você mesma/o. Não pretenda aparentar algo que não é com a pedra que adorna seu dedo. Tente dar pistas à sua cara-metade ou, se for você a escolher, aposte numa peça que a/o representa, porque a partir de agora vai usá-la Sempre. E é para toda a vida! Vai querer um anel artificial? Não esqueça que o anel de noivado deve dizer muito de si, seja ele ostensivo ou simples.

Foto: SLcasamentos

Finalmente, tenha em conta que o anel de noivado não é a única opção para oferecer no momento do pedido de casamento. Existem outras joias ou até mesmo outros presentes que podem resultar muito bem e representar melhor a pessoa em questão e até o vosso amor. Já se o anel de noivado, com a sua pedra reluzente, é a tudo o que ele ou ela sempre sonhou, não deixe de seguir os nossos conselhos!

Veja também como escolher as alianças de casamento, que protagonizam outro momento cheio de emoção e sentimento, ao mesmo tempo que corresponde ao símbolo máximo do amor.

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Elements Contemporary Jewellery
Os anéis de noivado com cores são um sucesso e nós dizemos-lhe porquê!
As joias multicolores são uma aposta sofisticada e requintada que farão com que as suas mãos brilhem de uma forma única. Atrever-se-ia?
Foto: Lugares e Momentos
Restaurantes para casamento no Algarve: os espaços mais deliciosos para a celebração do "sim, aceito"
Conheça os restaurantes do Algarve que combinam os melhores sabores com as melhores paisagens naturais!
Como escolher as alianças para o meu casamento
Como escolher as alianças para o meu casamento
Independentemente do estilo de celebração, a troca das alianças de casamento é um momento cheio de emoções e sentimentos do qual os noivos não abdicam.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação