X

Trend alert! As cores tendência para casamentos em 2016

O estilo da decoração do seu casamento é marcado pelas cores que escolher. Pode optar por um visual monocromático, por duos contrastantes ou harmonizantes ou ainda por um modelo mais discreto em que uma cor assume a grande maioria dos elementos da decoração e é depois conjugada com outras tonalidades que surgem apenas em alguns apontamentos decorativos. O modo como escolher trabalhar as cores no styling do seu casamento vai ajudá-la a personalizar o evento, a transformá-lo numa festa única e exclusiva que reflecte a sua personalidade.

Solicite informação sobre “GUIDA Design de Eventos”
Styling GUIDA Design de Eventos. Foto Dreamaker

Independentemente do estilo e cores que preferir, lembre-se que deve usá-los (cores e estilo) em todos os elementos visuais do seu casamento, inclusive nas peças de design gráfico que escolher usar: convites, livro de registos, marcadores, plano de mesas. Interessa-lhe que haja algum sentido de harmonia a ligar as várias componentes do seu casamento, até mesmo em relação às cores do bouquet que escolher e à tonalidade de branco do seu vestido. Um bom ponto de partida são as sugestões Pantone para 2016:

Foto via Mary Me

Para a ajudar nesta tarefa hercúlea de reduzir este leque infinito de possibilidades, hoje apresentamos-lhe as cores que serão tendência em 2016. Não somos nós que o dizemos. Confiámos essa tarefa a duas das mais proeminentes wedding planners portuguesas: a Maria Luís Vaz Teixeira (da Mary Me) e a Lúcia Simões (da GUIDA Design de Eventos). E eis o que elas nos revelaram:

As cores pastel e o castanho acobreado “iced coffee”

«As cores pastel e as cores secas vão estar em voga», explica-nos a Maria. Estas tonalidades são, aliás, um clássico. Nunca desiludem. «A ousadia vai ser deixada de parte relativamente às cores mas, por outro lado, estará presente nos vestidos de noiva, por exemplo», defende a wedding planner. «Em 2016, a grande tendência serão os vestidos sem costas, as mistura de estilos e as formas geométricas mas esperam-se casamentos com cores mais serenas», acrescenta.

Entre as cores pastel, a cor pantone Iced Coffee, promete dominar.

Solicite informação sobre “Mary Me”
Foto via Mary Me

Os dourados e prateados

Surgem sobretudo como cores complementares e como apontamentos.«Assim se acrescenta um pouco de classe e requinte ao estilo dos casamentos», defende a wedding planner que fundou a Mary Me. Em 2016, o styling boho chic vai perder um pouco de força.

Solicite informação sobre “Mary Me”
Foto via Mary Me
Solicite informação sobre “Mary Me”
Foto Mary Me

As cores quentes e o rosa pêssego (Peach Echo)

Já tinha dado ares da sua graça em 2015 mas parece que em 2016, esta elegante cor pantone continuará a deslumbrar, especialmente nos bouquets de noiva. É um cor que resulta quando combinada com outras tonalidades claras, acrescentando um pouco de vida a cenários monocromáticos.

Solicite informação sobre “Mary Me”
Foto via Mary Me

A Gestora de Projectos da Guida Design de Eventos Lúcia Simões explica: «Cores suaves, tons neutros entre o pêssego e branco creme, ou cores metálicas como azul-escuro, lilás cinza e preto farão a palete que se combinará com brilhos, matérias mais rústicas como madeira ou tecidos naturais. O minimalismo é acentuado com uso de peças de design de inspiração nórdica, onde o geometrismo exotérico é tendência pelo significado de criação e multiplicação».

Solicite informação sobre “Styling GUIDA Design de Eventos”
Styling GUIDA Design de Eventos. Foto Marlene Ferreira

As candy colors e o amarelo Buttercup

Nada diz Primavera como a inocência delicada e distraída do amarelo. Para 2016, a Pantone escolheu o amarelo Buttercup (algures entre o amarelo limão e o amarelo torrado) como o amarelo de eleição. E é tão fácil perceber porquê! As nossas wedding planners sugerem-no também, ao amarelo e ao leque de candy colors que nunca desiludem: tonalidades doces e suaves para casamentos românticos.

Solicite informação sobre “Mary Me”
Foto via Mary Me

Para tirar o melhor partido de cores mais vivas, como o amarelo, a Lúcia Simões oferece uma solução: «Também as cores mais garridas estarão em voga e se no interior do país, o burel, o linho e bordados vão à mesa e sublimam a boda, por vilas do Ribatejo e Litoral, as flanelas e os tecidos de chita e padrões tradicionais, assim como fianças pintadas à mão elevam o folclore ao novo chique.»

Solicite informação sobre “GUIDA Design de Eventos”
Styling GUIDA Design de Eventos. Catering Humor ao Lume. Foto Dreamaker

Agora que sabe as cores que vão estar em evidência em 2016, só precisa de fazer um exercício simples: cruze estas tonalidades com as suas cores preferidas e escolha as duas (três, no máximo) que quer que dominem o cenário do seu casamento.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação