Vocabulário para casamentos: 30 conceitos que tem de conhecer

Vocabulário para casamentos: 30 conceitos que tem de conhecer

Abrace o século XXI com o novo "dicionário" para celebrações nupciais! Atualize-se e conheça os principais termos utilizados

Vocabulário para casamentos: 30 conceitos que tem de conhecer
Foto Íris | Jorge Freitas Photography and Videography
  • Pré-Casamento
  • Recomendações
  • Msn
  • Noivos

O mundo muda, a Terra gira e nada escapa a este “vai e vem”, nem sequer o mundo dos casamentos. Por isso, hoje em dia este universo segue outras normas, muito mais sofisticadas e de acordo com uma determinada linguagem, bem diferente da que era utilizada pelas nossas mães e avós. Os casamentos são autênticos espetáculos, tão variados e ricos como uma arca do tesouro. Assim, se está a planear casar muito em breve, quem sabe não lhe será útil conhecer este novo vocabulário, na sua maioria proveniente do inglês. Perante a escuridão, nada como descobrir a luz do conhecimento!

Organização geral e outros conceitos

First look: momento especial no qual o noivo e a noiva se veem pela primeira vez, mesmo antes da cerimónia, apenas com a presença de um fotógrafo que não perde nenhum detalhe desses instantes únicos. A expressão corresponde a uma primeira impressão, repleta de gestos e sensações irrepetíveis.

Wedding Planner: profissional encarregue da organização do casamento, para apoiar, supervisionar e por em andamento os aspetos mais importantes (e mais dramáticos) do casamento. A sua experiência no sector, o conhecimento de inúmeros fornecedores e os seus estudos de protocolo, permitem uma organização do casamento controlada. Assim poderá dormir tranquila!

Do It Yourself (DIY): traduzido do inglês significa “Faça você mesmo”, por isso no que diz respeito aos casamentos significa que são os noivos a elaborar todos os detalhes, os grandes e os pequenos, para tornarem o seu casamento ainda mais especial, geralmente utilizando produtos originais, reciclados ou restaurados.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Save the date: tal como nome indica em inglês, um save the date significa “reservar a data” para as mais variadas ocasiões, neste caso para o casamento. Sendo um complemento ao convite ou pré-convite, é enviado meses antes deste, simplesmente para avisar os convidados em relação à data, não contendo detalhes como a hora ou o local exato onde irá decorrer. Assim, consiste numa mensagem clara e direta, um breve anúncio do casamento e da data escolhida para o mesmo.

Bouquet: pequeno ramo de flores que, mais do que um simples ramo de noiva, é concebido como um produto de arte floral, fruto de combinações, cores e significados diversos.

guardar
Foto: João Almeida

Estilo e moda

Vintage: estilo sofisticado fruto da reconversão e reutilização da moda, acessórios e conceitos de décadas anteriores. Os produtos considerados clássicos regressam aos casamentos, para agora serem integrados em ambientes mais modernos, muito ligados ao âmbito cultural.

Minimalista: um estilo muito século XXI, onde o “menos é mais” e a simplicidade alcança a máxima elegância e classe. Neste estilo destacam-se composições sóbrias, sem floreados e com cores básicas, tanto num vestido de noiva simples, como noutros detalhes do casamento.

Rustic chic: estilo que consiste numa mistura sofisticada da vida rural e de todas as suas características estéticas, que se refletem quer nos utensílios típicos ou na conceção do próprio ambiente, entre tantos outros detalhes pensados com a elegância e o bom gosto da modernidade. Por outras palavras, consiste em apreciar o conceito de vida campestre, dando-lhe uma volta.

Boho: é uma combinação harmoniosa de motivos e elementos hippies, étnicos, vintage, boémios e rurais, todos eles imersos num mundo de paz e relaxamento altamente espiritual. Não é de admirar, por isso, que se destaquem a suas peças de roupa longas e leves, muitas delas esvoaçantes, reforçadas com bolsos, lenços e chapéus ao estilo Casa da Pradaria.

Trendy: moderno, atual, algo que “está na moda”, que se encontra no topo das tendências.

Midi: corte da saia justo, por baixo do joelho.

Efeito tatoo: sensação que provoca a fina renda que adorna os vestidos em contacto com a pele. O aparente resultado é de uma tatuagem fina e delicada, uma extensão do vestido através do corpo, sempre com um toque de classe.

Decote halter: tipo de vestido que sobe até ao pescoço e ata com delicadeza ao redor da nuca, deixando os ombros e as costas a descoberto. Um look feminino e sofisticado, ideal para as noivas que querem sentir-se especialmente elegantes.

guardar
Vestido Pronovias com Decote Halter

Culinária e doces

Food corner: pequenas mesas de comida selfservice espalhados pelo recinto do casamento, no qual é possível pode desfrutar de todo o tipo de alimentos. Destacam-se pela sua faceta informal, apesar de ficarem bem em todo o tipo de casamentos como um interessante contraponto.

Food trucksuma tendência célebre nos casamentos mais originais dos últimos anos. Através de carrinhas, furgonetas (ou “pão de forma”) ou outros carros cheios de comida, que simulam as roulottes de comida (mas com uma qualidade muito superior). Esta ideia é proveniente dos Estados Unidos e pode completar o Cocktail ou Copo d’água ou – porque não? – servir de menu principal em casamentos íntimos, descontraídos e divertidos.

Candy bar: um balcão de doces disponível durante todo o casamento – que geralmente é um sucesso! Nele podem-se encontrar bolachas (principalmente de manteiga, similares às típicas bolachas de Natal dos Estados Unidos), guloseimas, bolos, muffins, cupcakes e outras invenções previstas para eventos com estas características.

Cocktails moleculares: através da desconstrução dos ingredientes é possível ter bebidas a deitar fumo, transformadas em espuma, em gelatina, em bolinhas de caviar… Esta invenção surge graças à técnica molecular, através da qual se transforma a forma de produtos originais e se criam novas experiências relacionadas com a textura e os sabores.

Naked cakeso bolo de sempre, sem artifícios e coberturas que impeçam de ver o seu interior, o seu coração. Um doce sem surpresas visuais que, no entanto, mantém o seu atrativo na excelência dos seus sabores. Um clássico moderno, sem dúvida.

guardar
Naked Cake | Créditos: Rachel Lynn

Cupcakespequenos “queques” com cores chamativas, sabores curiosos e motivos atrativos. Ideais para os hipsters mais gulosos!

Macarons: tipo de doce francês, produzido em diferentes cores e sabores. Um macarron é uma bolacha à base de clara de ovo (uma massa suspiro), delicada e crocante por fora, um recheio macio e cremoso, que pode ter vários sabores.

Cake popsdoces em forma de chupa-chupa, elaborados com biscoito, manteiga, chocolate e um sem fim de sabores e toppings (que são geralmente utilizados em gelados ou iogurtes) que, para além de alegrarem o paladar, proporcionam um grande impacto visual pelas suas cores e formas.

Cookies: bolachas tradicionais com pepitas de chocolate que não devem faltar para petiscar durante a festa.

Fondant: pasta que se utiliza em pastelaria para decorar bolos, bolachas e biscoitos.

Cake toppersum elemento de sempre rebatizado com uma nomenclatura anglo-saxónica. Trata-se, nem mais nem menos, do que os bonecos para o topo do bolo. Hoje em dia, é possível encontrar de tudo, tal é a variedade de opções.

Leia também: Bolos de casamento: 160 sugestões para adoçar o seu grande dia!

guardar
Créditos: Bakewell | Foto: Passionate

Extras

Photocall e Photobooth: um cantinho devidamente decorado para tirar fotografas divertidas ou uma cabine de fotografias instantâneas onde vocês são estrelas, sejam noivos ou convidados. Normalmente faz-se acompanhar por um pack de complementos (chapéus, bigodes, laços, gravatas…), alguns deles de cartão, para fazer fotografias das fotografias uma maior diversão.

Scrapbookinglivro com páginas em branco, no qual podem ser colocadas fotografias, anotações e outros artigos que façam referência a um momento específico, neste caso ao casamento. 

Lettering: uso da caligrafia à mão para decorar convites, save the date ou outros detalhes que para decorar ou mostrar ao longo do dia do casamento. Às vezes, acompanha-se com ilustrações realizadas com muito mimo e arte.

Beauty corner: “o canto da beleza”, um local abastecido com tudo o que necessário para retocar a maquilhagem e penteado da noiva e das convidadas, em qualquer momento da celebração.

Trash the dresssessão de vídeo ou de fotografia após o casamento, na qual os noivos se vestem novamente e têm plena liberdade de atuação, pois a celebração já ficou lá atrás e as roupas não vão voltar a utilizar-se (em princípio…). Por isso, durante a dita sessão, é possível fazer qualquer coisa, desde meter-se com o vestido num rio até saltar em para-quedas com a indumentária do casamento.

Leia também: Trash the Dress: o vestido de noiva em ambientes descontextualizados

guardar
Trash The Dress | Foto: Power On Photography

Perante os novos tempos, o melhor é deixar-se levar e subir para o comboio da modernidade, o que geralmente não acontece duas vezes!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Power On Photography Fotógrafos e vídeo
Bakewell Bolos de noiva
João Almeida Fotógrafos e vídeo