2018: conheça as datas proibidas para casar. Cuidado!

Quando um casal decide casar, começa logo a pensar na data do Grande Dia. Você até já pode ter uma ideia do dia ou época em que gostaria de casar, mas antes de tomar uma decisão concreta, sugerimos que dê uma olhada no calendário de 2108.

De certeza, que já foi a um casamento em que muitos dos convidados estavam mais interessados num jogo de futebol do que no casamento em si. Como tal, mais vale prevenir… Ou você vai querer casar num dia em que os seus familiares e amigos estarão mais interessados na final da liga de campeões ou em colocar uma vela a nossa Senhora de Fátima? Para evitar que isso aconteça, pense duas, três vezes antes de decidir a data do seu casório. Pelo sim, pelo não, aqui vão algumas das datas que deve evitar a todo o custo.

Sublime Films
Sublime Films

1. 25 de março (mudança da hora)

No domingo, 25 de março, muda o horário de inverno para o de verão. Como os relógios adiantam uma hora, você perde uma hora de festa. Passando a explicar: imagine que casa sábado, dia 24, e o espaço onde está a celebrar a sua boda fecha às 3h00 da manhã. Aí passa da 1h00 para as 2h00, automaticamente, perdendo uma hora de animação. Esqueça isso! Mais vale antecipar ou adiar uma semana o casamento…

Aguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding Photography

2. De 25 de março a 1 de abril (Páscoa)

A Páscoa é uma das piores alturas para casar, por dois Grandes motivos. É que, nesta altura, muita gente aproveita para ir de férias. Isso significa que, se você optar por um destes dias, vai estar a estragar as férias de algum (ns) dos seus convidados. Dessa forma, em vez de ele ir feliz para a celebração da união do seu amor com o seu parceiro, fica irritado e a transmitir, mesmo que inconscientemente, más energias. Você não quer isso, pois não? Outro motivo prende-se com a religiosidade da época. Se você se casar pela igreja, provavelmente o padre não abençoará a sua união com tanto afinco, já que está assoberbado com outros afazeres, relacionados com a Páscoa. E é precisamente com a Páscoa que ele está preocupado, não com a sua boda. Pense nisso!

Timoteo Mendes Fotografia
Timoteo Mendes Fotografia

3. 13 de maio (dia de Nossa Senhora de Fátima)

Esta razão prende-se de certa forma com a anterior, no que diz respeito à questão religiosa. Não só os padres estão mais preocupados em celebrar a visão dos pastorinhos, do que o seu casamento, como muitos dos seus convidados também poderão estar mais interessados em ir de peregrinação a Fátima. Sem falar em toda a “loucura” à volta desta festividade… Mesmo os que não “ligam” a esta data, ficam indiretamente tocados por ela. Apesar de dia 13 calhar a um domingo (e não a um sábado), mais vale deixar passar uma ou duas semanas, porque os peregrinos precisam de tempo para voltar para suas casas e refazer as rotinas.

Ilustre Fotografia
Ilustre Fotografia

4. Feriados e possíveis pontes

1 de maio (dia do trabalhador), 10 de junho (dia de Portugal, Camões e das Comunidades portuguesas), 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora), 5 de outubro (instauração da República), 1º de novembro (todos os Santos), 1 de dezembro (restauração da independência) e 8 de dezembro (Imaculada Conceição), calham precisamente em fins de semana ou em dias passíveis de se fazer ponte. Só o dia 15 de agosto é que calha a meio da semana (quarta-feira), mas, como é no mês de férias por excelência, a maioria das pessoas pode aproveitá-lo na mesma para pôr alguns dias para descansar. Mesmo nos feriados que calhem ao sábado, pelo sim pelo não, é melhor não pensar neles para casar, porque alguns dos seus familiares e amigos podem apreciar a data com mais fervor e pretender celebrá-la, sem ter de ir a um casamento. Pense nisso!

TFY Weddings
TFY Weddings

5. 25 de dezembro (Natal)

Embora a ideia de um casamento no inverno, em especial no Natal, possa cativar alguns, pelas suas características bucólicas e românticas, não é de todo a melhor altura para casar. O Natal geralmente é passado em família. Por isso, se escolher esta época festiva para se casar, é provável que perca muitos convidados.

Zi Fernandes
Zi Fernandes

6. Os dias mais quentes do ano

Se não quer ver os seus convidados a suar em bica ou a sofrer de insolação, evite as alturas de maior calor: de meados de julho a meados de agosto. Não há nada pior para um noivo do que reparar que os seus convidados passam o tempo todo do cocktail à procura de uma sombra para se esconderem ou de uma piscina para mergulharem.

AhHA! Photos
AhHA! Photos

7. Copa do mundo

Tal como já mencionámos, o futebol move montanhas. Este desporto é pura e simplesmente o que mais gente junta. Não há cá casamentos, quando dá um jogo importante! Você como noivo(a), com certeza, que não quer ficar para segundo plano, enquanto os seus amigos vão para uma sala paralela assistir a um jogo. Pois é, só que este ano, há um campeonato extra para “estragar” a data de casamento que você poderia estar a idealizar. Sim, referimo-nos à copa do mundo, realizada na Rússia (de 14 de junho a 15 de julho). Este ano, a responsabilidade dos portugueses ainda é maior já que somos campeões europeus. Será que vamos repetir a proeza, desta vez, a nível mundial? Já sabe: mais um mês para riscar do mapa.

AhHA! Photos
AhHA! Photos

Imaginamos que já esteja preocupado(a) a ver o seu calendário a ficar cada vez mais pequeno. É que só no verão, se for a ver bem, julho está completamente proibido. Seja como for, sobram-lhe sempre alguns dias, não se preocupe. Nós dizemos-lhe já quais os que inspiram mais confiança…

Sabemos que janeiro já passou, mas hão de haver outros (de outros anos)… Corte-os do calendário. Dão azar a nível financeiro. Agarre-se já a estes 12 rituais para afastar o mau olhado no casamento. Mas como um casamento não é propriamente um jogo de sorte ou azar, conheça as 8 superstições de casamento que pode ignorar.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

TFY Weddings
8 superstições de casamento que pode ignorar
Hoje vamos tirar-lhe o stress que as superstições de casamento acabam por acrescentar à organização do casamento e até ao próprio dia, dando-lhe um conselho precioso…ignore-as!
Foto: Rui Teixeira Wedding Photography
9 em cada 10 casais cometem estes erros na organização do casamento: venham conhecê-los!
Há uma coisa que queremos partilhar convosco... Ou melhor, 9 coisas... 9 erros que 9 em cada 10 casais cometem enquanto organizam o dia perfeito... Querem conhecê-los? Então, vamos a eles!
Mary Me Eventos | Créditos Fotografia: João Almeida
Dicas para uma noiva tímida: quando é difícil ser o centro das atenções
Procure ultrapassar a timidez direccionando os seus pensamentos para o que representa o momento, pois este é "O" vosso momento.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação