5 hábitos que as mulheres deveriam eliminar da sua vida

Homens e mulheres, todos temos determinados hábitos diários que acabam por ajudar a criar estereótipos e, consequentemente, a obrigar-nos a fazer posts como este! Mas como na Zankyou gostamos de contribuir para a diminuição do fosso entre géneros, para evitar comportamentos e pensamentos sexistas na sociedade, hoje oferecemos-vos este artigo, que reúne uma série de atitudes que algumas mulheres devem perder para evitarem cair em lugares comuns. Sim, porque embora muitas de nós já se distanciem dos estereótipos, muitas outras continuam agarradas a eles. Fiquem atentas aos nossos conselhos!

Nota: Também haverá um artigo destinado aos homens e aos principais comportamentos que devem evitar..

pathdoc
Foto via Shutterstock: pathdoc

1. Ser obcecada pela limpeza

Talvez por causa da pressão da sociedade de antigamente, a limpeza parece ser ainda uma coisa de mulheres. E talvez por isso, a obsessão pelas limpezas continue a ser bem mais pronunciada nelas do que neles. E não deveria ser assim! A igualdade nas tarefas em casa deveria ser um dado adquirido, não um esforço. Sim, os homens e as mulheres deveriam preocupar-se pela limpeza da mesma forma e grau, querendo os dois ter uma casa em condições. Por seu turno, também não é nada saudável quando as mulheres entram em comportamentos obsessivos, deixando de fazer algo em casa ou fora dela que ambos gostem de fazer para repassar pela milésima vez o chão da casa de banho. Por isso, há que mudar de atitude: garantir a partilha de tarefas ou diminuir a preocupação pelas limpezas (desde que, obviamente, a casa cumpra os mínimos de higiene).

Até porque… a Ciência confirma: os homens que se envolvem nas tarefas domésticas têm mais e melhor sexo. Descubra as 3 razões aqui!

Nejron Photo
Foto via Shutterstock: Nejron Photo

2. Ter demasiada preocupação com a imagem

Embora os tempos mudem, as mulheres continuam a ser mais vaidosas que os homens. Por isso, aproveitam qualquer superfície de vidro (ou qualquer outra superfície reflectora) para dar uma olhadela ao seu visual. Mas fará mesmo falta estar a verificar a cada segundo como é que está o cabelo ou a maquilhagem? A naturalidade e a auto-confiança são as melhores armas para a beleza externa de uma mulher, sem ignorar a interna, muito mais importante quando se trata de relacionar-se com os outros. Preocupem-se mais em manter essa faceta no ponto ideal e deixem de lado a superficialidade. A longo tempo, não é benéfico. Alicia Keys deixa-o bem claro na sua cruzada contra a maquilhagem: “Eu não me quero esconder mais”, disse. E agora é ela própria.

E você? No seu casamento e na sua vida: para ter sucesso seja você mesma!

3. Pesar-se constantemente

A balança é uma excelente aliada para controlar o nosso peso, mas em nenhum caso deveria ser utilizada diariamente, pois este comportamento aumenta de forma negativa a obsessão por ter um bom aspecto. A pretensão de emagrecer a qualquer preço pode ser prejudicial para a saúde e, sobretudo, privar-nos de certos prazeres, aos quais nos devemos entregar de vez em quando. Apesar de ser uma atitude positiva lutarem por parecerem bem e pela vossa saúde, não faz mal nenhum mimarem-se de vez em quando ou cederem a um capricho pontual, sem se sentirem culpadas. São pessoas livres e nada, nem ninguém, deve encarcerar-vos, nem mesmo o vosso peso. Para além disso, a suposta perfeição que nos vendem na televisão e no cinema não é sempre assim tão perfeita. Na verdade, ninguém tem a capacidade de avaliar o que é ou não perfeito. A beleza do corpo é subjectiva.

Veja também 4 meses para o seu casamento? Saiba como cuidar de si até ao grande dia!

Dean Drobot
Foto vía Shutterstock: Dean Drobot

Criticar

Este é um estereótipo flagrante que se revela nas ocasiões em que se juntam muitas mulheres. Até pode nem ser o vosso caso, nem o das vossas amigas, mas infelizmente é um comportamento relativamente comum. Falar dos outros, julgar visuais, criticar qualquer comportamento que difere da nossa maneira de ser e outras atitudes de desprezo perante os outros são atitudes que podem desembocar numa espécie de bullying entre adultos. E este tipo de comportamentos nem sequer costuma ficar no grupo, acaba por chegar às pessoas em questão, e nós sabemos as consequências que pode ter nelas! Educação e respeito acima de tudo.

Antonio Guillem
Foto vía Shutterstock: Antonio Guillem

Machismo

O machismo dos homens pode acabar em violência. É, por isso, a pior representação do mesmo, sem dúvida nenhuma. No entanto, um dos machismos mais tristes é o que é professado pelas próprias mulheres, muitas vezes sem se darem conta do que estão a fazer. Elas fazem comentários que englobam as mulheres num estereótipo que ninguém nem nunca deveria ter criado. Vários exemplos: as actividades extra-curriculares, as cores da roupa ou os supostos comportamentos dignos de cada sexo, quase sempre assumindo uma debilidade inexistente. Sim, porque é que as raparigas não podem jogar futebol? Porque as tornaria pouco femininas? Por seu turno, a atribuição de aspectos ou atitudes delicadas também põe uma mulher dentro de um saco que a sociedade há muito tempo se encarregou de fabricar. Porque é que uma mulher que se suja ou diz palavrões é menos mulher? Tudo isto está intimamente ligado aos direitos da mulher e à alienação das mulheres da vida social que vem do passado (e que, por vezes, também acontece no presente), nomeadamente no âmbito laborar, entre outros.

Yuganov Konstantin
Foto vía Shutterstock: Yuganov Konstantin

Por sorte, a sociedade está em contínua evolução e cada vez se vêem menos exemplos de sexismo. No entanto, ainda existem resíduos deste flagelo que a própria sociedade se encarrega de alimentar. Temos de tentar acabar com ele, para não avaliar as pessoas pelo seu género.

Se gostou deste artigo, veja também Papéis femininos de séries televisivas que quebraram os estereótipos e As noivas e os estereótipos: qual o seu?

Dê-nos a sua opinião

135 milímetros
35 coisas que as nossas mães nos deveriam ter dito antes de casarmos: as mães sabem tudo!
Pois bem, são 35 as coisas que todas as mães sabem a respeito da vida familiar e do casamento, que não foram ditas... Hoje, aqui, na Zankyou Magazine, revelamo-las a todas!..
Lounge Fotografia
10 mentiras que TODAS as mulheres dizem, pelo menos, uma vez na vida!
Uma por uma. Rev-me em cada uma destas 10 mentiras - mentirinhas, pronto - que TODAS as mulheres dizem, pelo menos, uma vez na vida... E não resisti a partilhá-las convosco, claro!
AhHA! Photos
18 relógios que todas as mulheres gostariam de ter: o presente de sonho para aquela que amam!
Aproxima-se o vosso aniversário de casamento e ainda não encontraram o presente ideal? Hoje, aqui, na Zankyou Magazine, seleccionámos 18 relógios que todas as mulheres gostariam de ter! Não os percam de vista!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação