9 tipos de decotes para o seu vestido de noiva

Todas as noivas têm o seu próprio estilo e sabem que modelo de vestido de noiva gostariam de ter. Mas será que sabem que o decote é um dos elementos mais importantes a ter em conta na hora de escolher o modelo perfeito para o dia do casamento? E que há decotes mais favorecedores do que outros, tendo em conta o tipo de corpo de cada uma?

Se ainda tem dúvidas sobre o que lhe fica melhor a si, deixamos-lhe aqui a descrição dos diferentes decotes que existem, explicando a que tipo de corpo melhor assentam. Sim, porque há decotes que nós podemos adorar ver nos modelos que os vestem, mas que em nós… bem, em nós ficam simplesmente… horríveis!

Noiva LusaVisite a Noiva Lusa
Maggie Sottero via Noiva Lusa

1. Decote barco ou canoa (bateau)

A denominação de decote barco ou canoa está relacionado com a sua forma curva, que parece moldar a forma de um barco de um ombro ao outro. É um decote delicado e um pouco mais formal do que outros tipos de decotes, ideal para as noivas que tenham ombros estreitos, magras e com ancas largas, pois valoriza o busto e o pescoço, equilibrando a silhueta.

Existem diferentes modelos para decotes neste estilo, sendo que os tradicionais são mais fechados, evidenciando apenas o pescoço e muito pouco dos ombros. Quanto mais fechado e subido for o decote, mais encolhe o pescoço e a silhueta – pelo que as mulheres baixas devem evitá-lo – mas, por outro lado, aumenta o tamanho dos seios, sendo, por isso, aconselhável para quem tem pouco peito.

Rosa Clará Lisboa

Para a noiva que queira acrescentar um toque de sensualidade ao visual, pode escolher um modelo mais aberto, que mostre os ombros por completo, ou que tenha um decote maior nas costas.

Atelier Gio Rodrigues
Atelier Gio Rodrigues
Sottero e Midgley via Noiva Lusa

Pode ainda optar pelas transparências, que mantêm a elegância mas revelam um pouco mais de pele.

2. Decote em V ou em U

São dois decotes “universais”, que favorecem quase todas as noivas, pois alongam a silhueta. Para as noivas com os ombros mais largos, ajudam a diminuí-los; para as noivas mais gordinhas, ajudam a afinar mais a silhueta.

O modelo em V, em particular, é o mais indicado para quem tem muito peito, pois disfarça o volume. Mas se tiver seios pequenos, e quiser um vestido de noiva com este decote, também não tem de se preocupar: aqui só tem de diminuir a profundidade do mesmo e, se ainda assim achar necessário, usar um soutien almofadado.

Assim, o tamanho do decote vai de acordo com o gosto pessoal (e do atrevimento de cada uma!): pode ser mais profundo ou com apenas uma subtil abertura.

Muito semelhante ao decote V, o decote em U combina com a maioria dos vestidos de noiva por ser clássico e básico. A sua abertura também pode ser grande ou pequena, dependendo da quantidade de pele que a noiva queira expor.

Vestido Amsale New York

3. Decote redondo

É o mais discreto, elegante e clássico. Confortável e juvenil, o decote redondo assenta bem a todas as noivas e por isso é um habitué em praticamente todas as colecções, apesar de não ser o mais escolhido pelas noivas.

Quer em modelos de tecidos mais pesados ou mais leves, é o decote perfeito para noivas muito magras, pois visualmente dá mais volume. Também é indicado para mulheres de anca larga e cintura estreita, porque desvia a atenção dessa zona, ou para noivas com um peito maior.

Este tipo de decote é possível em vestidos com mangas compridas ou curtas, ou até mesmo sem mangas. A saia pode ser mais estreita ou volumosa, dependendo do que fique melhor com o seu tipo de corpo. Se o decote for mais subido, prefira um penteado preso e alto para alongar a silhueta.

4.Decote recto ou quadrado

Com alças ou sem alças, com mangas ou sem mangas, tal como o decote redondo, este decote quadrado é muito elegante, ficando bem com praticamente todos os modelos de vestido de noiva, sobretudo os de corte império, cuja saia flui abaixo do peito.

Adequado a noivas com ancas largas, uma vez que dissimula na perfeição esta zona do corpo. Também é perfeito se a noiva tiver uma barriguinha mais proeminente, pois desvia a atenção dessa zona, sendo ideal para todos os tipos de peito e para quem não tem uma cintura muito definida.

É ideal para noivas discretas e clássicas.

5. Decote cai-cai

Um dos preferidos das noivas, o decote cai-cai evidencia a área do colo e dos ombros, sendo indicado para as noivas com seios médios, braços definidos e ombros pouco volumosos e delineados. Por seu turno, é um modelo a evitar para quem tem seios muito grandes ou muito pequenos (neste caso, pode adaptar um suporte para fazer volume) É um estilo sexy, elegante e simples.

Atelier Gio Rodrigues

Pode ter um formato mais recto (de evitar para noivas muito magrinhas, pois não dá muitas curvas ao corpo) ou em forma de coração, um decote muito bonito e famoso entre as noivas, que realça o peito e a silhueta, indicado para seios médios e mais arredondados (e não para quem tem seios pequenos, porque reduz o volume.)

Atelier Gio Rodrigues

Se não quiser levar demasiada pele à mostra, pode sempre usar um bolero durante a cerimónia.

6. Decote assimétrico

Os decotes com uma única alça cruzada, que deixam só um ombro descoberto, favorecem as noivas altas e com as costas largas. Escolher este tipo de decote para o seu vestido de noiva também é uma grande aposta se tiver um peito pequeno. Para além do mais, dará um toque muito moderno e sensual.

Rosa Clará

7. Decote Gola Alta

A gola alta ou um decote subido nos vestidos de noiva é uma opção para as noivas mais ousadas e com um estilo mais moderno. Tenha em consideração que este tipo de decote fica bem em mulheres altas e com pescoço longo e fino.

Rosa Clará
Rosa Clará
Rosa Clará

8. Alcinhas

Este modelo é óptimo para quem tem seios médios ou pequenos. Se tem um peito muito volumoso, é melhor optar por uma alça mais larga, para criar uma forma de sustentação dentro do vestido.

MyOwnDress
MyOwnDress

9. Decote Halter

O decote halter é um dos decotes mais sexy, que deixa a descoberto as costas, os ombros e os braços, juntando-se em duas tiras de tecido no pescoço. Apropriado quer para um casamento de dia ou de noite, trata-se de um tipo de decote que expressa a personalidade e a beleza feminina. Além disso, integra-se perfeitamente em qualquer tipo de vestido de noiva.

Rosa Clará

Este tipo de decote – que pode ser aberto ou mais fechado – favorece não só as mulheres com muito peito, porque o molda e dissimula com classe e alguma sensualidade, como também as que têm menos peito, pois os mais fechados podem dar algum volume, com elegância.

Pronovias

Agora que já conhece 9 decotes de vestidos de noiva, espreite as tendências de 2017 e veja qual o decote que melhor se adequa a si!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Foto: FotoClik - Viseu
5 tipos de sapatos de casamento que nunca sairão de moda
Aqui estão os 5 modelos de sapatos de noiva atemporais ideais para destacar o seu look de noiva.
t's all about...
Escolhas inteligentes: o seu vestido de noiva e o seu tipo de corpo
Seja qual for o defeito que acha que tem, lembre-se sempre que ele também faz parte daquilo que a torna única e especial.
Rembo Styling 2018 via Vestidus
O poder dos detalhes: 5 apontamentos tendência que tornam um vestido de noiva único.
A diferença está sempre nos detalhes. E é neles – nos detalhes – que os estilistas se concentram quando estão a desenhar peças únicas. Isto é especialmente verdade para os vestidos de noiva.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação