Como escolher o decote do meu vestido de noiva em 5 passos

Como escolher o decote do meu vestido de noiva em 5 passos

A escolha do decote de um vestido de noiva tem mais ciência do que imagina. Portanto, não perca este post e vá linda de morrer para a sua boda

  • Vestidos de Noiva
  • Tendências
  • Noiva

O corte e o decote são os dois pilares que dão alma ao vestido de noiva. Ambos marcam a “personalidade” do vestido e servem de guia para a composição do resto da peça, além de ajudarem a compor o estilo, vital para dar vida aos tecidos e detalhes. Só pelo decote, já dá para perceber a estação do ano em que a noiva vai casar, a sua silhueta e personalidade e, claro, o estilo do casamento.

guardarArte Magna
Foto: Arte Magna

Quer saber qual é o decote certo para si? Aprenda a escolher o decote do seu vestido de noiva em 5 passos.

Passo 1. Pense primeiro na sua figura e… nas mangas!

Como é o seu corpo? Já o analisou? É importante que o faça ou peça ajuda a um profissional, antes de escolher o decote para o seu vestido.

  • Triângulo Invertido: Se a sua silhueta for em forma de triângulo invertido, os decotes perfeitos são em forma de V ou bicudos, assimétricos e caicai, porque ajudam a dar uma ideia de maior definição ao seu corpo.
  • Pera: Caso a sua figura seja do tipo pera ou em triângulo, o decote em V também é uma boa aposta. O mesmo será dizer em relação aos decotes arredondados, quadrados, em barco ou decote halter… Especialmente os decotes muito pronunciados, para chamarem a atenção para o seu peito.
  • Maçã: O corpo tipo maçã, com mais volume na zona abdominal, e curvilíneo, merece um decote em V ou decote quadrado para manter o seu ponto de interesse nessa zona, evitando o decote redondo e o de barco, isto é, tudo o que tenha uma forma arredondada.
  • Ampulheta: O corpo em forma de ampulheta é mais harmonioso, com costas e ancas marcadas e cintura estreita.Em geral, quase todos os decotes ficam bem com esta figura, por isso deve levar em conta o seu tipo de rosto e peito para decidir.Tanto o decote em V, como o halter, bastante elegante, são boas escolhas.
  • Retangular: O corpo retangular, sem muitas curvas, encontrar o seu lado mais sexy nos vestidos justos, que marcam a cintura, e nos decotes profundos.
guardarEfeito Espontâneo
Foto: Efeito Espontâneo

As mangas dos vestidos por norma são desenhadas de acordo com o decote. Mas se escolheu um vestido com mangas< deve ser realista e ter em conta o seu corpo, assim como desmistificar crenças que podem ajudá-la. Por exemplo, temos a tendência de pensar que os vestidos mais justos ao corpo dão a sensação de ampliar o corpo da noiva; no entanto, as mangas podem esconder perfeitamente os braços mais gordinhos e solucionar essa parte. Mas não vale qualquer tipo de manga. Convém que sejam em três quartos, que chegam a meio do braço. Por sua vez, recomenda-se que evite mangas largas ou vestidos de noiva de mangas compridas.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Outro truque é escolher mangas com um tecido semitransparente, já que aportam elegância e transmitem a sensação de que os braços são mais finos. Também recomendamos que leve um xale de renda sobre os ombros, ou um bolero (um casaco justo) que estilize o corpo. Isto no caso de não optar por usar mangas.

guardarNelson Marques + Andreia Torres Photography
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

Passo 2. Tenha em conta o seu tipo de peito

O decote serve para enaltecer a área do peito, por isso é muito importante que escolha o mais indicado para si. A ideia é que as mulheres com busto grande encontrem um vestido com um bom apoio e, ao mesmo tempo, que não deixem os seios demasiado expostos. No caso de mulheres com seios pequenos, o ideal é procurar decotes mais estilizados, que transmitam a ideia que os seios são maiores.

Aprofundando um pouco mais este assunto, recomendamos que as mulheres com seios grandes, levem um decote caicai, um marco para muitas noivas, e uma aposta segura em matéria de sofisticação. Neste caso, os decotes devem ser mais altos que baixos, para evitar subrexposição.O decote halter também é um sucesso para as mulheres com seios grandes, porque ajudam a esconder parte do seu volume e adicionam a elegância desejada.O decote em V ou em bico são dos mais sensuais. Quer experimentar?

guardarNARA - Wedding and Lifestyle Photography
Foto: NARA – Wedding and Lifestyle Photography

Para todas estas noivas, nada de decotes muito pronunciados, que podem aumentar ainda mais o volume do peito, não o beneficiando esteticamente. O melhor ainda são os decotes em V, não muito fechados. Os decotes redondos são de evitar, porque vão aumentar a sensação de peito grande e podem até sugerir que tem mais peso do que na realidade. Já o decote em barco vai melhorar a forma dos ombros e visualmente reduzir o grande volume do peito.A ideia é alcançar o equilíbrio.

Para mulheres com seios menores, o decote dos ombros caídos é um sucesso. O decote quadrado ou francês também serve, porque ajusta a parte do peito e dá-lhe forma, embora não seja muito volumoso. E o decote em V profundo dá um toque de elegância à figura da noiva. O decote redondo, por outro lado, é ideal para modelar e adicionar elegância a estas futuras esposas.

Por outro lado, o decote caicai, mais baixo, também é perfeito, para criar mais sensualidade, assim como o decote barco, um dos mais elegantes. E o decote coração ajuda a simular um peito mais volumoso, graças à sua forma peculiar.

guardarNARA - Wedding and Lifestyle Photography
Foto: NARA – Wedding and Lifestyle Photography

Passo 3. Escolha de acordo com os ombros e as costas

O tipo de ombros ou costas são outros dos fatores que justificam a escolha de um decote em detrimento de outro. Por exemplo, o decote barco é um dos mais simétricos, que vai de um ombro ao outro, por isso fica bem em mulheres igualmente simétricas tanto à frente como atrás.

O decote redondo favorece quase todas as noivas, pela sua simplicidade e poder atrativo. Uma aposta segura, com duas tiras simétricas, em ombros nus ou com mangas.

O caicai (sem alças), um dos mais usados, fica logo acima do peito. É um dos mais sensuais, para mostrar os ombros, em especial se você for mais para o estreita nessa zona. Este decote também realça a sensualidade dos braços (estilizados) e a área superior do tórax.

guardarNARA - Wedding and Lifestyle Photography
Foto: NARA – Wedding and Lifestyle Photography

Estas mulheres de ombros estreitos ou caídos também ficam muito bem com decotes quadrados, já que estes geralmente dão ideia que os ombros são mais largos. Agora, nada de decote em V, porque que não beneficiam em nada este tipo físico.

As noivas de costas largas devem tentar desviar a atenção dos ombros. Neste caso, devem apostar no decote em V e halter, que os mostra, mas não em demasia. No primeiro caso, reduz-se visualmente a linha horizontal do corpo que marca os ombros e passa a dar-se ênfase à vertical. O mesmo acontece com o decote alter, que reduzirá a sensação de ombros largos, com o reforço da linha vertical. Além disso, você pode tentar a sorte com o decote assimétrico, ideal para quase todas as silhuetas.

Mulheres com costas largas ficam a matar com um decote em bico nas costas, já que reduz a ideia dessa amplitude toda. O decote coração também é dos mais usados por noivas de costas largas, precisamente pela mesma razão.

As noivas com costas e ombros estreitos ficam lindas com um decote quadrado ou redondo, porque estes transmitem logo aquela ideia de maior volume. Estas mulheres também ficam bem com o decote banheira, que corta a figura abaixo dos ombros e aumenta visualmente as costas.

Para as mulheres que não têm (quase) ombros ou tenham ombros caídos, um dos vencedores é, sem dúvida, o decote halter ou nadador, também adequados para costas largas. Com as alças do decote alter bem próximas ao pescoço, o efeito dos ombros caídos será apagado. Também o decote barco compensa essa “falha”.

guardarEfeito Espontâneo
Foto: Efeito Espontâneo

Passo 4. Escolha o decote de acordo com a forma do seu rosto e pescoço

A escolha de um decote apropriado também depende muito da forma do rosto da noiva. O ideal é suavizar a forma da face com um decote diametralmente oposto, para evitar a multiplicação dos efeitos ou reações que o rosto pode provocar. E o mesmo vale para o pescoço, já que o decote tem como objetivo criar uma ilusão de ótica, prolongando-o ou encurtando-o.

Para rostos mais redondos, gordos ou pescoços largos, o melhor decote é o quadrado ou em forma de V. Estes não se recomendam para noivas com rostos angulosos, porque o ângulo do próprio decote só servirá para potenciar a forma do rosto. O decote em V, por exemplo, é perfeito para mulheres com uma ligeira papada ou pescoço curto, uma vez que irá estilizá-lo e alongá-lo. Já o decote quadrado, nas mulheres de rostos com a mesma forma, aumenta em vez de suavizar o efeito do rosto. E não é isso que se quer.

O decote redondo também não é adequado para mulheres com cara quadrada ou gorda. Por sua vez, é o melhor para rostos angulares e pescoços curtos, ajudando a alongar e a encontrar esse equilíbrio.

guardarNuno-Belo-Photographer
Foto: Nuno Belo Photographer

No resto dos decotes, o importante é romper com o ângulo do rosto, através de sua forma, e gerar um efeito visual diferente.

Para pescoços curtos e grossos, a ideia é mostrar ombros, portanto o ideal são os caicai, os decotes em V ou tipo barco. Para pescoços longos, o oposto. Ou seja, decotes mais fechados, como os arredondados ou o alter, embora alguns profundos, como o V, possam ficar bem.

Passo 5. Descubra que joias e penteados combinam com cada decote

Na altura de escolher um decote, você deve pensar se este atrairá a atenção ou se será apenas mais um elemento. Tendo isso em conta, você irá introduzir alguns acessórios no vestido que o melhorem no seu todo, mas que não ofusquem a parte que você quer que fale por si, pela sua beleza e sensualidade muito próprias, como é o caso do decote. Por isso, se a ideia for puxar os olhares para o decote, os colares devem ser simples. Em compensação, opte por uns brincos mais vistosos e grandes, longe da vista da zona do peito.

guardar
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

Para o decote assimétrico, um dos mais impressionantes, já que o vestido vem só com uma manga, desaconselha-se o uso de colares, porque estes competem com o efeito do decote. Em vez disso, basta uma pulseira no braço sem manga e uns brincos estilosos.

Para decotes fechados, como o redondo, o ideal é um colar mais longo que realce essa parte. Algo semelhante ocorre nos decotes mais ousados, em forma de V, em que os colares podem adquirir a mesma forma geométrica, desde que fiquem a tocar na pele e não no tecido do vestido.

Em relação aos penteados, para um decote em V, fica muito bem o cabelo solto, tanto à frente como atrás, e rabo de cavalo ou tranças de grande volume, como é o caso da trança bolha. Para o decote barco, aposte num penteado retro ou uma trança em forma de coroa.

Se quiser usar um decote redondo, um dos mais clássicos, opte por algo que quebre essa rigidez. Pode ser um rabo de cavalo, com fiapos de cabelo a cair ou cachos desordenados.

guardarAWE
Foto: AWE

No caso de optar pelo decote assimétrico, tente adotar a mesma filosofia para o seu estilo de cabelo, com um coque lateral ou um corte assimétrico. Para um decote sem alças, nada como um ondulado vintage, rabo de cavalo lateral ou um penteado com badana.

O decote quadrado fica muito bem com o clássico bob, cabelo solto com risco ao lado e com semi-apanhados. Todos são uma excelente opção.

Para golas altas, puxe também pelo cabelo, apanhando-o num rabo de cavalo duplo ou numa trança comprida. No caso de você preferir o elegante decote alter, escolha um coque alto, um bob desarrumado ou cachos estilo vintage.

guardarAndré Lima Photography
Foto: André Lima Photography

Agra que já escolheu o seu decote, convém que o adapte bem ao vestido. Então, saiba como escolher o seu vestido de noiva em cinco passos.Depois, é só escolher as joias, também em 5 passos.

Se em vez de noiva, for convidada, eis os cinco passos para escolher o seu vestido de convidada… Para um casamento à noite.

Descarregue também o ebook 

para a ajudar a organizar o seu casamento

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo
Arte Magna Fotografia Fotógrafos e vídeo
AWE Vídeo para casamentos
Ti Amo Lojas de Vestidos de noiva
André Lima Photography Fotógrafos e vídeo
Nuno Belo Photographer Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!