Como escolher o meu vestido de convidada para um casamento à noite em cinco passos

Como escolher o meu vestido de convidada para um casamento à noite em cinco passos

Os casamentos noturnos tendem a pedir mais sofisticação, cores escuras e vestidos compridos. Mas há exceções. Convidamo-la a ler este post e a pôr as suas dúvidas de lado

  • Convidadas
  • Recomendações
  • Msn
  • Convidados

O protocolo relacionado com o tipo de vestuário é uma das dúvidas que mais assola os convidados de casamento. Ainda mais quando este não acontece no horário mais comum (o diurno). 

guardar
Foto: Edgar Dias Photography | Vestido: Noiva Lusa | Jóias Elements Jewellery

Para celebrações noturnas há regras diferentes, mas nós vamos ajudá-la a cumpri-las sem dificuldade. Não se preocupe, não vai chegar a enlouquecer! Embora essas regras não escritas nem sempre sejam seguidas à risca, vale a pena conhecê-las para transgredi-las conscientemente. Concorda? Então, saiba como escolher o seu vestido de casamento à noite em cinco passos. São eles…

Passo 1. Escolha o corte ideal para o vestido

Independentemente da época do ano, à noite, os vestidos das convidadas tendem a ser compridos. No entanto, há novas tendências que falam da importância do vestido curto em todos os casamentos, qualquer que seja a hora do dia. Os compridos, de acordo com os especialistas de moda nupcial, são reservados para madrinhas e damas de honor, enquanto o resto das convidadas pode optar por modelos mais curtos. Depende de si.

Se você optar por usar um vestido mais para o curto, considere um modelo de cor escura, tal como a própria noite. Se você preferir um modelo longo, saiba que o preto sempre foi a cor ideal. Em especial agora, que se eliminou a proibição dessa cor nos casamentos. No entanto, você pode arriscar muitas outras tonalidades. Por exemplo, o vermelho, que triunfa pela sua intemporalidade e elegância – perfeito para qualquer época do ano e para qualquer tipo de mulher.

guardar
Coleção Vestidos de Festa Pronovias 2019

Passo 2. Tenha em conta o tipo de casamento

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Depois de ser convidada para um casamento noturno, você deverá saber que tipo de casamento é. Ou seja, qual o estilo e tema do mesmo. Assim, já terá meio caminho andado para decidir o que vestir. Embora existam casamentos padrão, em que os convidados seguem uma linha similar, as coisas começam a mudar. A tradição não morreu, mas cada vez há mais liberdade e flexibilidade para noivos e convidados se expressarem, seja por que via for. A forma como vão vestidos é uma delas.

Para um casamento boho, hippie, vintage ou folclórico, não faz muito sentido que você vá vestida como se fosse para uma cerimónia dos Óscares. Mas se o lugar ou o estilo da boda sugerirem elegância, aposte num vestido longo, que irá deslumbrar todos os convidados e noivos.

guardar
Ana Torres

Passo 3. Adapte-se ao local da celebração

É também fundamental que combine o seu vestido ao espaço onde tudo vai acontecer. Tendo em conta a peculiaridade dos cenários, as alternativas são diferentes e o leque de escolhas alarga-se. Imagine um casamento celebrado numa praia! Um vestido longo com saltos não lhe deverá passar pela cabeça, se houver areia e água pelo meio, então o ideal aqui seria escolher um vestido mais curto, com cores claras e tecidos leves. O mesmo aconteceria em contextos rurais, onde pode haver lama ou plantas. Nesse caso, o melhor seria optar por um vestido que lembrasse o tema campestre e usar calçado confortável.

guardar
Gio Rodrigues. Cerimónia e prêt-à-porter

Para festas em espaços mais sofisticados e luxuosos, como hotéis, propriedades ou palácios, o longo vestido de festa é a escolha perfeita, tendo sempre em conta o estilo do casamento, claro. Neste caso, use saltos altos e fique super elegante!

Passo 4. Leve em consideração a forma do seu corpo e a cor do vestido

Tendo em conta que há anos que você vai a casamentos, já deve saber o que lhe fica bem e o que você gosta de vestir. Caso contrário, consulte profissionais. Eles a ajudarão a perceber quais os vestidos que mais destacam a sua silhueta e, tanto quanto possível, ocultam os seus pontos fracos, desde que seja essa a sua intenção.

Se você tem a pele muito fina, o vestido ideal para si deve ter um padrão que dê ideia de volume e de uma aparência mais compacta. Se você tiver pouco peito, pode sempre recorrer a um modelo que a vista de modo a subir um pouco essa área, dando ideia de que é maior. Concorda?

guardar
Coleção Vestidos de Festa Pronovias 2019

Caso a forma do seu corpo seja de triângulo invertido (ombros mais largos que os quadris), os vestidos sem alças são perfeitos para si. Isso reduzirá o espaço entre os ombros e, com uma peça de cor clara, adicionará volume às ancas.

Para o tipo de corpo retângulo, mais ou menos igual e com poucas curvas, o vestidos sem alças é o ideal. E se este for ajustado à cintura, transmitirá uma ideia de que você é mais curvilínea do que na realidade é. Isso a favorecerá muito.

Para as mulheres com silhueta oval, quadris mais largos, o melhor é um vestido escuro, que deixe de lado o brilho, com alças à volta pescoço para fortalecer a região do ombro.

guardar
Coleção Vestidos de Festa Pronovias 2019

Quanto à cor do vestido, este depende muito do tom e do tipo da pele e cabelo. As morenas triunfam com o vermelho, mas também com cores intensas em geral, como verdes, azuis, grenás e violetas. Se você tiver cabelo e pele escura, experimente a magia das cores nuas, turquesa, metálicas e tons terra.

No caso de loiras de pele clara, nenhuma fará má figura, se usar um vestido vermelho cereja, azul celeste, roxo e rosa, jogando com contrastes ou com paletas de cores semelhantes. Para as ruivas, que também tendem a ser mais pálidas, os tons verdes e pastéis são a chave para um look de sucesso.

guardar
Gio Rodrigues. Cerimónia e prêt-à-porter

Passo 5. Combine o vestido com acessórios

Os acessórios certos dependem muito do estilo do casamento e, consequentemente, do vestido que você escolher. E como “menos é mais”, convém não abusar. Assim, se o seu vestido já tiver um tecido em relevo, cheio de desenhos, muita renda e até acessórios agregados, evite colocar mais acessórios. Use do bom senso!

Num vestido com estas características, as tiaras, chapéus de palha e grinaldas de flores descartam-se, porque não fazem sentido, em especial à noite. No que diz respeito aos tocados, deve fazer o mesmo raciocínio, a não ser que use um muito pequeno, ficando a parecer um mero detalhe, como é o caso dos broches.

guardar
Carla Ruiz. Barcelona Bridal Fashion Week

Se o vestido for simples, pode sempre usar joias mais vistosas e com volume. Mas se o vestido já por si tiver muitos rococós, o melhor é optar por uns brincos pequenos, tipo pérola ou uma pulseira fininha. Seja como for a sua indumentária, deve usar nem que seja só uma joia. Estas são fundamentais!

Destaque para os brincos longos e as joias com diamantes, que brilham sem que você pareça uma árvore de Natal. Também as peças de prata, ouro e as gemas coloridas ficam bem numa convidada chique. Já as peças minimalistas são uma ótima opção para as convidadas mais discretas. Acima de tudo, na escolha das joias, deve ter em conta o seu gosto pessoal. Depois, é usá-las com conta, peso e medida!  

guardar
Joias Sofia Tregeira. Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

Sempre se disse que os vestidos compridos ficam bem acompanhados por saltos altos, para que estes fiquem à vista, evitando também que o vestido roce no chão. E, de facto, é uma boa opção, mas não a única. A última moda dita que se use sapatos rasos com este tipo de vestido, sejam fechados ou sandálias. Esta é uma moda que nasceu em Paris, um dos lugares mais elegantes do mundo, acompanhando estilos que fogem ao excesso de preparação. Talvez seja por isso que estes sapatos (raso) tenham triunfado e se tornado numa referência do novo chique.

Tente que os sapatos não sejam muito chamativos, se a ideia for dar protagonismo ao vestido, graças às suas rendas, pedrarias e estampados. Se, por outro lado, a ideia for levar um vestido mais simples, já poderá apostar nuns sapatos mais vistosos.

guardarAguiam Wedding Photogtaphy
Foto: Aguiam Wedding Photogtaphy

Num casamento à noite, recomendamos que leve uma clutch, discreta mas jovem. Este acessório só terá destaque, se você quiser, portanto, vai depender da peça que escolher. Seja como for, esta pequena bolsa traz sempre o toque de elegância que você tanto quer transmitir. Esta não é apenas prática e fácil de usar, é também uma aposta sofisticada com a qual deve jogar de maneiras diferentes. Pode optar por uma clutch de cor diferente da do vestido, gerando contraste, por exemplo. Também pode optar por uma clutch tipo joia, que se destaque ante um vestido bastante simples.

guardarCasa Assuf
Casa Assuf

Casacos e xales em casamentos de inverno, ou no verão em locais com noites mais frias, são perfeitos para si que adora um visual prático, mas charmoso!

guardar
Gio Rodrigues. Foto de Miguel Dias Ferreira

Como vê, não é assim tão difícil compor um visual que combine com uma boda à noite. Basta uma pitada de bom senso, a partir do seu gosto pessoal, e ter algumas noções de moda nupcial.

Descubra também as nossas dicas e segredos para ser a convidada perfeita no seu próximo casamento.

E agora sugerimos que saiba como escolher o seu vestido de convidada, se o casamento for durante o dia. Se mesmo assim ainda tiver dúvidas, acerte no seu outfit tendo em conta o local e a hora da celebração! A partir daí, é só ter em conta as novas regras para ser uma convidada digna de filme.

E para ajudar na organização do casamento

Descarregue o nosso ebook 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Edgar Dias Photography Fotógrafos e vídeo
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Noiva Lusa Lojas de Vestidos de noiva
Gio Rodrigues - Cerimónia Moda para convidados
Sofia Tregeira Joalharia e bijuteria
Pronovias Lisboa Lojas de Vestidos de noiva

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!