Como escolher o meu vestido de convidada para um casamento de dia

Já estando à espera ou apanhada de surpresa, a verdade é que recebeu mais um convite para ir a um casamento. “O que vou vestir?” – deve ter sido algo que pensou, nem cinco segundos após o ter recebido. Acertámos?

Foto: It’s all about…

Seja qual for a sua escolha, a verdade é que quer para as celebrações de dia, como para as celebrações de noite, existem regras que deve conhecer. Se depois quiser quebrar o protocolo, está no seu direito, mas é sempre melhor saber o que está a “enfrentar”. Por isso, hoje vamos abordar este tema. Descubra como escolher o seu vestido de convidada para um casamento de dia em apenas 5 passos.

Passo 1. Escolha o corte certo

O que diz o protocolo sobre o comprimento do vestido? Se foi convidada para um casamento de dia, os vestidos longos não são recomendados, a não ser que assuma um papel importante no grande dia, nomeadamente se for a madrinha ou dama de honor. Esta será uma estratégia que se aplica em qualquer época do ano, mas também uma das regras que leva a um dos erros mais comuns, já que, muitas vezes, com o intuito de se produzirem ao máximo para o tão esperado casamento, muitas mulheres não se lembram dela e ultrapassam o limite.

Pitaya

Assim, recomendamos um vestido midi abaixo dos joelhos ou um mini acima deles. Aposte neste tipo de peças que, sendo mais simples do que os vestidos longos, podem ser também muito elegantes e originais, havendo uma grande variedade de escolha de estilos. Com efeito, dado que os casamentos de dia são mais comuns, as opções também são exponencialmente maiores.

Atelier Gio Rodrigues
Sahoco
Pronovias Coleção de Festa

Para um casamento de dia, jumpsuit também é uma excelente possibilidade, pois como é muito menos ornamentado do que o vestido longo, é uma aposta segura.

Veja aqui mais de 100 macacões perfeitos para usar num casamento. 

Sahoco
Pitaya
Pronovias Coleção de Festa

De qualquer forma, os vestidos compridos para casamentos de dia não destoam nos casamentos boémios ou hippies, que geralmente acontecem na praia ou em ambientes rurais. Mas aqui estamos a falar de vestidos muito mais lânguidos e vaporosos, tão leves e sempre tão frescos. Neste caso, o corte do vestido, associado  a uma estética mais informal, não tem a sofisticação própria dos longos vestidos de festa.

Pronovias Coleção de Festta
Pronovias Coleção de Festta
Sahoco
Lanidor

Passo 2. Tenha em conta o tipo de evento

Antes de pensar no vestido que irá usar, tenha em mente que está num casamento e que existem modelos mais adequados do que outros. A partir daí, pode fazer o que quiser, mas o importante é ter noção das suas escolhas.

Photo by Melan Cholia on Unsplash

É claro que há vestidos decotados fenomenais, mas geralmente um casamento requere um visual mais discreto, que se diferencie de alguns eventos mais informais. De qualquer forma, é óbvio que tudo acabará por depender do próprio tipo de casamento. A verdade é que, hoje em dia, a informalidade tem vindo a ganhar terreno aos casamentos mais rígidos e tradicionais, o que quer dizer que, em determinados casos, o protocolo pode ser trocado por conjuntos mais ousados e sedutores.

Pronovias Coleção Festa
Pronovias Coleção Festa

Para um casamento, na realidade, as opções para os convidados são infinitas. Pode usar mangas compridas, um modelo sem mangas ou com traços assimétricos. E para qualquer modelo escolhido, deverá escolher os complementos apropriados, que serão mais recatados caso a peça seja mais vistosa, ou mais marcantes, se o vestido for muito simples.

Pronovias Coleção de Festa
Pitaya
Sahoco

Passo 3. Adapte-se ao local da celebração

Antigamente os locais onde se celebrava um casamento não variavam muito, encaixando-se dentro de padrões habituais. Mas as tendências mudaram e, com elas, as possibilidades são mais diversificadas. Consequentemente, os próprios  casamentos diversificaram os seus estilos e os convidados têm, hoje, muito mais opções para brincarem com os seus looks.

Sahoco

Por isso, quando estiver a escolher o seu vestido para um casamento de dia, tenha em mente o lugar da celebração e, consequentemente, o estilo do casamento, para assim poder optar por um modelo ou outro. Num ambiente mais informal  aposte em estampados ou vestidos mais justos, conjugando com acessórios eventualmente mais moderno. Estes são excelentes opções para casamentos boho, onde o campo ou outros lugares mais especias, como zonas industriais, requerem um vestido mais casual. Se foi convidada para um casamento mais tradicional, opte apenas por uma cor e combine-a adequadamente com os acessórios, deixando de lado os tons excessivamente marcantes e procurando a elegância acima de tudo.

Lojas Amour Glamour by Noivos de Gondomar
Nati Jimenez 2018 via Vestidus
Susanna Rivieri via À Noiva – Moda Convidada
Nati Jimenez 2018 via Vestidus

Passo 4. Tenha em conta a forma do seu corpo e as cores

Antes de comprar o seu vestido, pense em si e na forma do seu corpo. Depois, deixe-se guiar pelos profissionais, que lhe darão as sugestões mais adequadas à sua figura.

De qualquer forma, deixamos-lhe aqui algumas dicas importantes que deverá ter em conta antes de se lançar na procura do modelo perfeito. Começamos pelos corpos em forma de maçã, para os quais o ideal é o corte reto, que evita sobressair a área do quadril, geralmente volumoso por si só. Em geral, se tem a cintura larga, os vestidos de cintura alta ajudam a disfarçar essa parte, dando simultaneamente mais importância a outros pontos, sempre que o corte for executado no lugar certo. Por seu turno, uma saia mais volumosa também poderia ser uma vantagem para esse tipo de figura.

Corte Reto. Créditos: Gio Rodrigues
Cintura Alta. Pronovias Coleção de Festa
Vestido Saia Volumosa. Pronovias Coleção de Festa.

Para realçar o peito, a melhor opção são os vestidos de corte do império, que realçam o busto, bem como o corte que corta o peito por cima e ajuda a marcá-lo da melhor maneira possível. O corte tipo blusa também ajuda as mulheres com pouco peito, uma vez que dá mais volume a essa área, sendo que também dissimula os quadris, caso seja necessário.

Corte Império. Créditos: Asos
Corte que corta o peito por cima. Créditos: Asos

Para as mulheres mais magras, o corte tubo, apertado e muito sexy é perfeito para realçar as possíveis curvas ou, caso se não tenha muitas, dar um toque mais voluptuoso. Já se tiver o torso mais pequeno e gostar de estética vintage, o corte de cintura baixa é ideal, porque aumenta a distância entre os ombros e a cintura, ao mesmo tempo que proporciona um toque retro perfeito para casamentos menos formais.

Corte Tubo. Pronovias Coleção Festa
Cintura baixa. Créditos: Asos

As mulheres altas que não querem exagerar ainda mais a sua altura ficam bonitas e elegantes com vestidos de corte assimétrico, perfeitos para encurtar a figura, não negligenciando a sofisticação.

Corte assimétrico. Créditos: Promlily

Para todos os tipos de mulheres, o corte da túnica, muito semelhante ao reto mas sem marcar as formas, é fantástico e muito versátil. O corte camisa, decorado com botões que incluem praticidade ao conjunto, também ficam como uma luva em quase todo o tipo de mulheres. Por fim, o corte evasé é um dos melhores para qualquer mulher, porque marca sem exceder com os quadris e também alonga as pernas.

Corte evasé. Créditos: Asos

Quanto à cor do vestido, depende muito do tom e do tipo da pele, assim como do cabelo. As morenas ficam bem com o vermelho, mas também com cores intensas em geral, tais como verdes, azuis, grenas e violetas. Se tiver os cabelos escuros e também a pele mais escura, experimente a magia do nude, do turquesa, as cores metalizadas e as tonalidades terra.

Créditos: Gio Rodrigues
Créditos: Gio Rodrigues

No caso de loiras de pele clara, o vermelho cereja, o azul celeste, o roxo e o rosa são uma escolha certeira, podendo brincar com o contraste ou com paletas de cores semelhantes. No caso das ruivas, que também tendem a ter uma tez mais pálida, as tonalidades verdes e pastéis são a chave para o sucesso em qualquer evento.

Créditos: Gio Rodrigues
Créditos: Pronovias Coleção Festa
Créditos: Pronovias Coleção Festa

Passo 5. Combine com acessórios

Os casamentos de dia oferecem muito mais opções em termos de acessórios, sobretudo para a cabeça, onde pode usar um chapéu de abas largas, um canotier, turbante ou toucado, coroa de flores ou até um diadema, ao contrário dos casamentos de noite, onde estes são estritamente proibidos. A acompanhá-los, pode usar jóias simples, esquecendo os brincos longos ou pingentes, para evitar a saturação do visual.

Créditos: Cherubina

Os chapéus são utilizados em casamentos mais formais e tradicionais, sobretudo na primavera e no verão e em épocas em que não chove, já que, embora acabem por  ser um complemento decorativo, a sua principal função é a proteção do sol.

Créditos: Cherubina

O protocolo determina que combine o chapéu com um vestido abaixo dos joelhos, virado para o lado direito, e que o mesmo não seja retirado até ao momento da valsa, caso não seja demasiado grande e incomode durante o banquete.

O ideal é encontrar o equilíbrio com o vestido, isto é, se o conjunto não for muito marcante, o chapéu pode ter maior importância; no caso do vestido ser muito vistoso, deverá escolher um chapéu mais discreto.  A ideia é que ambos combinem e que não se anulem ou sobrecarreguem o visual. Os diademas de brilhantes são também perfeitos neste tipo de celebrações, sendo que em ambos os casos os penteados apanhados são os mais indicados.

Créditos: Cherubina
Créditos: BPonto

Para os casamentos mais descontraídos, boho ou hippie, celebrados no campo ou em praias, são mais apropriados os acessórios simples, coroas de flores, semi coroas ou os canotiers, dependendo do tipo de casamento.

Photo by Valerie Elash on Unsplash

Em relação às joias, o importante é que não atrapalhem o conjunto: se o vestido for simples, podem ter mais peso, desde que não esteja a usar acessórios para a cabeça (embora também dependa muito do tipo de decote, porque as joias não devem entrar em conflito com ele).

Créditos: BPonto

Os sapatos devem adaptar-se ao espaço de celebração: os sapatos para um casamento num hotel não serão os mesmos de um casamento na praia. De qualquer forma, em termos gerais, poderá usar sandálias com ou sem saltos, sapatos de salto alto, cunhas, botins e até mesmo ténis, se o casamento tiver um toque muito informal.

Créditos: Anna Walker
Photo by Nqobile Vundla on Unsplash

Saber todas estas regras e protocolos associados ao casamento é essencial para poder analisar todas as suas opções e fazer as suas escolhas, mesmo que as mesmas se distanciem de todos eles, pois assim será uma escolha informada.

E porque queremos que arrase no próximo casamento para o qual foi convidada, veja também:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como escolher as lembranças do meu casamento em 5 passos
Como escolher as lembranças do meu casamento em 5 passos
É importante agradecer a presença das pessoas especiais que escolheu para partilhar consigo o seu grande dia
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
O bolo de casamento é um daqueles "detalhes" que não pode deixar para trás, pois é, cada vez mais, um elemento crucial de qualquer celebração.
Como escolher as cores para decorar o meu casamento em 5 passos
Como escolher as cores para decorar o meu casamento em 5 passos
Saiba como acertar na escolha das cores para o seu casamento com as dicas certeiras que temos para si!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação