8 filmes dos Óscares onde acontecem casamentos

Em véspera dos Óscares, é o momento certo para pensar e escrever sobre cinema. E notícias não faltaram nestas últimas semanas sobre a grande gala dos Prémios da Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas, que irá acontecer amanhã, dia 4 de março. Aqui, na Zankyou, estamos também na expetativa, não só pelos prémios, mas também pelo brilho que irá percorrer a passadeira vermelha, que servirá de inspiração às nossas leitoras (e leitores também!) para que também elas possam brilhar num dos dias mais importantes da vida de qualquer casal, seja como convidada ou até como noiva.

Antes, no entanto, fomos dar uma vista de olhos aos filmes onde os casamentos também são protagonistas e que foram nomeados ou receberam um prémio no Dolby Theatre (antes Kodak Theatre) e nos anteriores espaços desta grande festa do cinema.

The Theory of Everything
Photo: The Theory of Everything

1. Quatro Casamentos e um Funeral (1994)

O título já nos dá uma ideia bem evidente do que vamos encontrar. Os quatro casamentos vão ganhando peso ao longo do filme. No primeiro, o casamento serve para apresentar as personagens que terão relevância durante a trama, apesar de serem apenas convidados; no segundo, casam-se dois dos personagens que se apaixonam no casamento anterior; o terceiro será o casamento da protagonista feminina (Andy MacDowell), que esconde um amor (ou algo parecido) por outro homem, o protagonista masculino (Hugh Grant); por fim, o último casamento é do próprio protagonista com outra mulher, que não é Andy MacDowell. Sabem como acaba?

hugh grant film GIF

2. O Senhor dos Anéis: o Regresso do Rei (2003)

As últimas sequências do filme levam-nos a pensar que se trata do casamento de Aragorn e Arwen, mas na verdade as imagens mostram a coroação do rei de Gondor e o reencontro do personagem com a sua amada elfa. Apesar de disso, o casamento está implícito, embora se trate apenas de um maravilhoso encontro, num momento de celebração que nada tem a ver com uma cerimónia nupcial.

Mas no filme temos, efetivamente, um casamento, que chega uns minutos mais à frente na história, entre Sam e Rosita Coto, a celebração de um amor platónico que se torna em realidade após a destruição do anel, sobre as rochas rodeadas de lava. O enlace é simples, muito próprio dos hobbits, mas demonstra a felicidade absoluta de ambas as partes.

The Lord of the Rings: The Return of the King
Photo: The Lord of the Rings: The Return of the King

3. Forrest Gump (1994)

Na última hora do filme, entramos na vida de Forrest Gump, depois da toda a sua história relatada a partir de um banco de uma paragem de autocarro. Há um “antes” e um “depois”. A partir desse momento, quando ele abandona o banco e desata a correr, Forrest descobre que tem um filho, que Jenny quer continuar a sua vida com ele e que ela está gravemente doente.

Jenny decide, então, passar os seus últimos dias com Forrest e o seu pequeno. Para isso, regressam a Greenbow e casam-se numa boda simples e íntima, que serviu para formalizar uma relação de carinho e amor que sempre existiu. Entre esse amor e o egoísmo próprio da juventude, Jenny inicia um final trágico, mas feliz.

Forrest Gump
Photo: Forrest Gump

4. A Teoria de Tudo (2014)

Neste filme sobre Stephen Hawking, que contou com duas interpretações fantásticas de Eddie Redmayne e Felicity Jones, o início da vida em comum do famoso cientista e Jane, que na tela é retratado através de maravilhosas sequências de estética naif e essência poética, passa, precisamente, pelo casamento. Do mesmo, apenas se mostram imagens em planos de pouca duração, mas visivelmente cuidados, com belíssimas cores e uma musicalidade incrível. Tendo em conta que Jane concorda em iniciar a relação com Stephen, apesar de saber o destino do jovem, que insiste que ela o deve deixar para evitar o sofrimento, este casamento, onde o génio britânico já demonstrava alguns dos sintomas da doença, ganha uma maior importância.

eddie redmayne GIF

5. UP – Altamente! (2009)

As imagens de casamento que vemos em UP – Altamente! são apenas planos curtos, que preparam uma das histórias mais alucinantes e encantadoras alguma vez criadas pela indústria da animação. Na verdade, dão contexto ao filme, inseridos no relato da história de amor entre Carl Fredricksen e a sua querida Ellie, que dá mote à grande aventura que o protagonista irá vivenciar.

A morte de Elliee é a triste novidade que conhecemos logo no início do filme e que leva Carl a reencontrar um álbum de memórias, que o fez relembrar um dos sonhos que tinha com a sua falecida mulher. E é assim que, com a ajuda de balões que lhe permitirão atravessar o céu, partirá para realizá-lo: visitar o Paradise Falls.

disney pixar kiss GIF by Disney

6. A Vida é Bela (1997)

O casamento desta história não é algo positivo, mas o final enche-nos de alegria, proporcionando-nos um dos melhores filmes de todos os tempos. Na dita celebração, Guido é um dos empregados que está a servir a família e amigos de Dora, a mulher que ele tinha cativado dias antes, apesar do seu eminente matrimónio com um mandatário do regime de Mussolini, Rodolfo.

Durante o banquete, Guido encontra-se com Dora por baixo de uma mesa  (ele procurava algo que caiu no chão, ela foi ter com ele), os dois beijam-se e ela pede para que fiquem juntos.  Alguns minutos depois, Guido faz sua aparição com um cavalo pintado de verde, no qual se lê “Achtung, cavalo judeu” e pede a Dora, à frente de todos, para que o acompanhe.

romance love GIF by MIRAMAX

7. Braveheart – O Desafio do Guerreiro (1995)

O casamento secreto entre William Wallace e Murron neste épico e magnífico filme de Mel Gibson é um dos mais belos do cinema. Acontece à noite, no meio da floresta, rodeado por uma mística especial, com a mera presença do sacerdote, de uma cruz e a magia do ambiente. O poder deste casamento é ainda mais forte se recordarmos uma das primeiras sequências do filme, em que Murron, quando criança, entrega uma flor a William Wallace, antes dele sair da Escócia.

No entanto, após o casamento, Murron morre nas mãos dos ingleses, motivando a grande escaramuça que escoceses e ingleses enfrentaram no filme (a realidade difere).

braveheart GIF

8. Sensibilidade e Bom Senso (1995)

O casamento não está relacionado com a história principal entre Elinor (Emma Thompson) e Edward (Hugh Grant), mas sim com a do coronel Brandon (Alan Rickman) e Marianne (Kate Winslet). Um casamento que teve um início difícil, porque Marianne amava outro homem. No entanto, esta história acabou por produzir frutos, pois o amor surgiu e ardeu até desembocar num casamento com alto estilo. Há histórias que necessitam de um pouco mais de tempo…

sense and sensibility GIF

Talvez também lhe interesse:

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Noivos & Detalhes
Noivos & Detalhes: o evento que os casais de 2018 tanto esperavam chega a Évora!
Nos próximos dia 9 e 10 de Dezembro, Noivos & Detalhes chega a Évora, levando ao Hotel M'AR De AR Muralha uma selecção de alguns dos melhores fornecedores do sector nupcial.
Stand Zankyou Decorado por Fontenelle Decorações
Exponoivos Lisboa 2018: a Zankyou conta-lhe tudo!
No passado fim de semana, a Zankyou fez parte de uma das maiores feiras de casamento do país - a Exponoivos. Hoje, contamos-lhe tudo!
Foto via IG oficial de Filomena Cautela
Eurovisão 2018: os looks da segunda semifinal
Catarina Furtado, Daniela Ruah, Sílvia Alberto e Filomena Cautela optaram por visuais mais coloridos do que na primeira semifinal

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação