Casamento Folk: dicas para seguir a tendência

Diferente e ousado, o folk inspira-se no estilo hippie e étnico e consegue incorporar diversos elementos que lhe permitem celebrar a sua união de uma forma descontraída, mas não menos original. O objetivo é conseguir criar uma atmosfera especial para o grande dia, mas sem abdicar do conforto. Neste artigo, revelamos tudo o que precisa de saber para ser bem sucedida.

Foto: Cassie Rosch Photography

Como todos os estilos, o folk não é para todos os casais. Mas se por si só já se considera uma hippie incurável, gosta do estilo boho, adora estar em contacto com a natureza e está convencida de que os casamentos deveriam ser eventos mais casuais, está no sítio certo! A tendência folk traz consigo as melhores inspirações das culturas ancestrais. A decoração é baseada nos detalhes característicos do vestuário dos índios, na construção das suas cabanas e nos tecidos que eles usavam para se proteger do clima. O que é certo é que cada detalhe tem uma personalidade única e, o melhor de tudo, ideal para trazer alguma singularidade à sua união.

Foto: Westlund Photography

Onde realizar a cerimónia

Escolha um local ao ar livre, numa quinta, num jardim, ou mesmo debaixo de uma tenda. Preferencialmente, aposte numa época do ano em que possa aproveitar o final da tarde para criar um ambiente acolhedor, jogando com os efeitos proporcionados pela luz natural. Não é necessário casar em pleno verão, mas um clima ameno será uma boa opção.

Foto: Westlund Photography

Vestuário dos noivos

A noiva poderá escolher um vestido com franjas e bordados de renda. A silhueta, de preferência, deve ter alguma fluidez para que possa estar em sintonia com todos os elementos da tendência folk. Por sua vez, o cabelo ligeiramente ondulado ou com uma trança será o ideal. Em alternativa, pode optar por aplicar algumas flores ou pequenos ramos no cabelo, se quiser fazer um penteado mais elaborado. Em matéria de sapatos, considere apostar num par de botas ou sapatos baixos com os quais se sinta confortável. Já o noivo, deve apostar em algo mais colorido e vibrante para contrastar. Um fato de cor forte e um chapéu ou um lenço no pescoço serão a combinação perfeita.

Inspire-se com os 9 mais belos espaços de casamento no Alentejo.

View this post on Instagram

Serious hair goals! 🔥 – Photo by @chelsea_fabrizio

A post shared by Dirty Boots and Messy Hair (@dirtybootsandmessyhair) on

A cerimónia

Não é necessário realizar o casamento numa igreja. Na verdade, uma cerimónia no campo é o que mais combina com este estilo. Bancos de madeira, tecidos macios e tapetes serão capazes de proporcionar um maior contraste. Também as flores e os ramos poderão adicionar um toque mais ligado à natureza. Pode também optar por organizar a cerimónia numa casa de campo ou espaço fechado previamente decorado para o efeito. No folk a palavra de ordem é – conforto.

View this post on Instagram

Heading to Bend today to check out some venues, see old friends/past clients (same thing) and hang out with new clients/new friends as well. Stay tuned tomorrow on @junebugweddings to see more of this glorious wedding we designed last Summer. We’re obsessed. What are everyone’s weekends plans!? Weddings? Trips? Tell us all the things 👏🏼 // • • • • • • • • • • • #weddingdesigner #coopershallwedding #portlandweddingphotographer #elopement #portlandweddingplanner #weddingplanning #intimatewedding #industrialwedding #destinationweddingplanner #elopementplanner #bohobride #floraldesign #bohowedding #weddingfloral #tablescape #floralinstallation #weddingtablesetting #weddingdress #weddingtable #northwestweddings #palmspringswedding #europeelopement #desertwedding #pnweddings #pendelton #alternativewedding #togetherjournal #junebugweddings #uniquewedding #ceremonybackdrop

A post shared by mae&co event design (@maeandco_creative) on

Decoração

Texturas de madeira natural e tons terra são a chave para o sucesso. As flores em tom de cereja combinam particularmente com estes elementos, desde que a sua disposição natural seja respeitada. Para a tendência folk, é importante que esqueça a palavra perfeição e, ao invés disso, permita que cada elemento se expresse exatamente como ele é. Elementos inspirados em culturas ancestrais serão uma obrigação, assim como os caçadores de sonhos. O melhor desta tendência é que pode fazer uso e abuso da mistura de estilos, cores, figuras geométricas e todos os tipos de detalhes. Não esqueça ainda os galhos das árvores e alguma folhagem. Por outro lado, as cordas e tecidos de cor clara são ideais para transmitir um ambiente de tranquilidade. Se procura igualmente outro estilo não convencional, não perca os 6 temas tendência de casamento mais cool para este 2018.

Foto: Westlund Photography
Foto: Cassie Rosch Photography
Foto: Cassie Rosch Photography
Foto: Westlund Photography

Não perca esta oportunidade e deixe o seu espírito livre na hora de escolher os elementos para o seu casamento. Desde os convites, passando pelos marcadores de mesa e menus, aposte na utilização de materiais artesanais. Inspirada?

Poderá também gostar de ler:

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Foto André Tavares
First look: a tendência que está a conquistar Portugal
Porque não há-de ser ele o primeiro a vê-la a ela de vestido de noiva?
Foto Want That Wedding via Pinterest
Triciclo Piaggio, a mais recente tendência para casamentos
Longe vão os tempos em que os noivos procuravam a limusina mais sofisticada para a primeira viagem como casal.
Foto Vanessa & Ivo - Something Blue
Gipsy chic: a tendência mais inusitada para 2017
A ideia é a apostar em festas simples e despretensiosas, de espírito boémio e nómada, marcadas por uma relação forte com a natureza.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação