5 passos para organizar um Casamento medieval

Para muitos, a Idade Média é uma época apaixonante. Personagens como Joana d’Arc, William Tell ou Lady Godiva protagonizaram episódios históricos que ainda hoje enchem o imaginário de muitos. De tal forma que há noivos que querem um casamento inspirado neste período da história. E olhe que se for tudo bem organizado não há motivos para não ter um casamento medieval.

Solicite informação sobre “”
Um casamento medieval

Sabia que foi durante a Idade Média que surgiram as primeiras leis do casamento? Foi durante a segunda metade do século XI que foi decretado que nenhum pai deveria permitir que a sua filha se juntasse a um homem sem haver a bênção de um sacerdote. História à parte, vamos então deixar-lhe algumas ideias que poderão ajudar na elaboração de um casamento de inspiração medieval.

1) Os convites
Com esta sugestão até poderá fazer os seus convites em casa, poupando algum dinheiro. Arranje papel a imitar pergaminho, em tons de beige ou pérola. Pode queimá-los à volta para lhe dar um ar de antiguidade. Enrole-os e depois use uma fita à volta ou então recorra a um lacre personalizado com as iniciais dos noivos. Aproveite o papel que sobrar e faça também as ementas e as listas das mesas, por exemplo.

Solicite informação sobre “Convites”
Ideias para o convite e para a animação

2) Animação
Para a cerimónia sugerimos música ao som de uma harpa. Muito medieval e melódico. Depois para ir animando o casamento ao longo do dia, contrate uma empresa especializada que lhe disponibilize malabaristas, bobos da corte e cuspidores de fogo. Ah, e arranje trajes da época para todos os empregados. Fará toda a diferença e ajudará a entrar no espírito da época. À noite, no exterior, aposta nos archotes e nas velas.

3) Onde casar
Portugal é um país riquíssimo em termos de património arquitectónico por isso difícil será mesmo escolher um dos muitos locais que respiram história. A nossa sugestão vai para as Pousadas de Portugal, na sua maioria instaladas em edifícios seculares. Seleccionamos três – Pousada de Amares, em Santa Maria do Bouro, edificada num mosteiro cisterciense datado do século XII; Pousada de Óbidos inserida no interior das muralhas do castelo; Pousada do Alvito que nasceu da recuperação dum castelo quinhentista existente nesta vila alentejana. Além de serem locais perfeitos para um casamento medieval, as Pousadas de Portugal ainda disponibilizam serviços de catering, além de ali poder alojar os convidados que venham de longe. Melhor era impossível!

Solicite informação sobre “Locais de casamento ”
Locais onde casar

4) O vestido da noiva
Na Idade Média as noivas não casavam de branco mas se quiser manter a tradição então opte por um vestido elaborado com um tecido rico como o veludo. Pode optar por um vestido bege ou champagne, combinando-o depois com acessórios, como uma faixa larga na cintura, em cores fortes como o vermelho, a cor de vinho ou o azul.

Os vestidos medievais mostravam generosamente o colo, eram bastante cintados e muito compridos. Inspire-se na época e escolha um vestido a rigor. Para o bouquet, opte por flor de laranjeira. Era o que se usava na época.

Vestidos inspirados na Idade Média

5) Ementa
Não quer dizer que não possa servir peixe mas os banquetes medievais eram dominados pela carne, sobretudo a caça. Se quiser seguir à risca as tradições aposte no javali, no faisão ou como alternativa o peru. Acompanhe com castanhas e arroz. Tudo deve ser servido em loiça tosca de barro e as bebidas em canecas, também elas de barro.
A sobremesa pode muito bem ser o bolo dos noivos. A verdade é que pode encenar um momento bastante dramático e entusiasmante se arranjar um “cavaleiro”, que até pode ser o noivo, que corte a primeira fatia do bolo com uma espada. Ao verdadeiro estilo da Idade Média!

Solicite informação sobre “Banquete ”
Sugestões para decoração das mesas

Como vê, com um pouco de dedicação e trabalho conseguirá pôr de pé o seu casamento medieval. E acredite que será uma festa que ficará na memória dos seus convidados para todo o sempre…

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Look de novia medieval
Look da semana: noiva medieval
Se escolheu casar num castelo, aqui fica o look ideal para que o seu casamento seja o concretizar de um autêntico c...
Experimente uma lua-de-mel na Croácia com sabor medieval e mediterrâneo
Experimente uma lua-de-mel na Croácia com sabor medieval e mediterrâneo
Um país de extraordinária riqueza que tem muito sucesso entre os grandes viajantes.
7 passos essenciais para escolher os fornecedores certos!
7 passos essenciais para escolher os fornecedores certos!
O artigo que faltava: 7 passos essenciais para escolher os fornecedores certos!
3 passos para realizar um casamento romântico e acolhedor
3 passos para realizar um casamento romântico e acolhedor
É uma noiva romântica? Então não perca estas sugestões para um casamento de sonho!
5 passos básicos para encontrar o vestido de noiva perfeito
5 passos básicos para encontrar o vestido de noiva perfeito
Desvelamos os 5 passos básicos para encontrar o vestido perfeito!
Consiga um convite exclusivo para o desfile da nova colecção 2016 Gio Rodrigues!
3 passos para conseguir o seu convite exclusivo para o desfile Atelier Gio Rodrigues 2016
Consiga o seu convite exclusivo para a apresentaçãao da nova colecção 2016 do Atelier Gio Rodrigues em apenas 3 passos!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação