5 passos para organizar um Casamento Medieval

Para muitos, a Idade Média é uma época apaixonante. Personagens como Joana d’Arc, William Tell ou Lady Godiva protagonizaram episódios históricos que ainda hoje enchem o imaginário de muitos. E como não falar do fenómeno televisivo A Guerra dos Tronos, que decorre num universo fictício muito idêntico ao desta época e nos oferece uma estética que segue a tradição de então? De tal forma que há noivos que querem um casamento inspirado neste período da história. E porque não? Se for tudo bem organizado, não há motivos para não ter um casamento medieval.

Imagem A Guerra dos Tronos

Sabia que foi durante a Idade Média que surgiram as primeiras leis do casamento? Foi durante a segunda metade do século XI que foi decretado que nenhum pai deveria permitir que a sua filha se juntasse a um homem sem haver a bênção de um sacerdote. História à parte, vamos então deixar-lhe algumas ideias que poderão ajudar na elaboração de um casamento de inspiração medieval.

Os convites

Para um design medieval poderá fazer os seus convites em casa, poupando algum dinheiro. Arranje papel a imitar pergaminho, em tons de bege ou pérola. Pode queimá-los à volta para lhe dar um ar de antiguidade. Enrole-os e depois use uma fita à volta ou então recorra a um lacre personalizado, com as iniciais dos noivos. Aproveite o papel que sobrar e faça também as ementas e as listas das mesas, por exemplo.

Foto via Pinterest

Claro que pode sempre apostar em ajuda profissional. Afinal, estamos a falar do seu casamento: um dos grandes evento da sua vida! A experiência e conselhos de quem sabe pode ajudá-la a encontrar a solução perfeita para o seu estilo, com mistura de tendências rústicas e mais modernas.

a pajaritaSolicite informação sobre “a pajarita”
a pajarita
a pajaritaSolicite informação sobre “a pajarita”
a pajarita
Uns e Outros - DesignSolicite informação sobre “Uns e Outros - Design”
Uns e Outros – Design

Animação

Para a cerimónia sugerimos música ao som de uma harpa. Muito medieval e melódico. Experimente contactar a emCanto, que oferece uma proposta musical diferente, unindo o som inconfundível da harpa céltica com a voz, que transmite sentimento e emoção. Mesmo com um repertório diversificado, composto por músicas de vários géneros musicais, aceitam também pedidos especiais de outras músicas.

Depois, para ir animando o casamento ao longo do dia, contrate uma empresa especializada que lhe disponibilize malabaristas, bobos da corte e cuspidores de fogo. Como é o caso de Mr.Milk – Espetáculos e Eventos, no Porto, ou da PPanimações – Animação de Eventos, em Lisboa.

Mr.Milk - Espetáculos e EventosAgende uma reunião com Mr.Milk
Mr.Milk – Espetáculos e Eventos
Mr.Milk - Espetáculos e EventosAgende uma reunião com Mr.Milk
Mr.Milk – Espetáculos e Eventos
Mr.Milk - Espetáculos e EventosAgende uma reunião com Mr.Milk
Mr.Milk – Espetáculos e Eventos

A Mr.Milk é uma empresa de espectáculos performativos, teatro para crianças, circo, animação de rua  e criação artística. Oferece diversos serviços adequados para todos os momentos do casamento, para miúdos e graúdos. Podem escolher entre animação com magia, malabarismo, performances artísticas em tecido vertical, modelagem de balões, fogo, andas e monociclo, largada de balões, entre outros.

Mr.Milk - Espetáculos e EventosAgende uma reunião com Mr.Milk
Mr.Milk – Espetáculos e Eventos

Na PPanimações – Animação de Eventos vai encontrar também todos estes (e muitos outros!) serviços. Esta empresa dedicada à animação de eventos e ocasiões especiais trabalha com muita dedicação, profissionalismo e total disponibilidade para animar a sua festa com boa disposição e sem limite de horário. Oferece cuspidores de fogo, artes circenses, palhaços em andas, mimos, etc.,etc., etc. Entre em contacto com eles e exponha-lhes a sua ideia de fazer um casamento medieval. Vai ser um sucesso!

PPanimações - Animação de EventosAgende uma reunião com PPanimações
PPanimações – Animação de Eventos

Ah, e arranje trajes da época para todos os empregados. Fará toda a diferença e ajudará a entrar no espírito da época. À noite, no exterior, aposta nos archotes e nas velas.

Onde casar

Portugal é um país riquíssimo em termos de património arquitectónico, por isso difícil será mesmo escolher um dos muitos locais que respiram história. A nossa sugestão vai para o Convento das Sandelgas, um espaço idílico, onde os sonhos se tornam realidade no dia mais importante das vossas vidas. Ali encontra charme em cada recanto, respirando o peso da História, que se torna uma verdadeira inspiração. Com uma decoração elegante e uma arquitectura maravilhosa, o seu casamento terá o ambiente perfeito para um casamento medieval com um toque de sofisticação.

Convento de SandelgasVisite este espaço!
Convento de Sandelgas
Convento de SandelgasVisite este espaço!
Convento de Sandelgas

Localizado em São Martinho de Árvore, no concelho de Coimbra, o Convento de Sandelgas permitir-lhe-á viver as emoções de um momento único, que se pretende eterno, associadas à solidez e imponência de um convento do século XVII. Reviva a tradição deste monumento, num dia histórico da sua vida, para um casamento medieval inesquecível entre paredes de pedra, capela e jardins seculares, onde poderá desfrutar da tranquilidade e da exuberância da natureza.

Convento de SandelgasVisite este espaço!
Convento de Sandelgas
Convento de SandelgasVisite este espaço!
Convento de Sandelgas
Convento de SandelgasVisite este espaço!
Convento de Sandelgas

No Convento de Sandelgas  irá, certamente, encontrar a união perfeita entre o eterno e o efémero, encontrando à sua disposição o espaço ideal para a realização do seu casamento, independentemente do formato e dimensão do mesmo.

Convento de SandelgasVisite o Convento de Sandelgas
Convento de Sandelgas

O vestido da noiva

Na Idade Média as noivas não casavam de branco, mas se quiser manter a tradição então opte por um vestido elaborado com um tecido rico como o veludo. Pode optar por um vestido bege ou champanhe, combinando-o depois com acessórios, como uma faixa larga na cintura, em cores fortes como o vermelho, a cor de vinho ou o azul. A colecção de Elie Saab, inspirado na moda medieval e apresentada recentemente nas passarelas parisienses Outono-Inverno 2017-18 pode ser a solução.

Coleção Elie Saab – Foto: AFP PHOTO / Patrick KOVARIK
Coleção Elie Saab – Foto: AFP PHOTO / Patrick KOVARIK
Coleção Elie Saab – Foto: AFP PHOTO / Patrick KOVARIK

Os vestidos medievais mostravam generosamente o colo, eram bastante cintados e muito compridos. Inspire-se na época e escolha um vestido a rigor. Para o bouquet, opte por flor de laranjeira. Era o que se usava na época.

Para o penteado, tire algumas ideias com estes 8 penteados inspirados na série ‘A Guerra dos Tronos’

Veja também: Look da semana: noiva medieval

Ementa

Não quer dizer que não possa servir peixe, mas os banquetes medievais eram dominados pela carne, sobretudo a caça. Se quiser seguir à risca as tradições aposte no javali, no faisão ou como alternativa o peru. Acompanhe com castanhas e arroz. Tudo deve ser servido em loiça tosca de barro e as bebidas em canecas, também elas de barro.

Aldeia Catering HotelariaSolicite informação sobre “Aldeia Catering Hotelaria”
Aldeia Catering Hotelaria

A sobremesa pode muito bem ser o bolo dos noivos. A verdade é que pode encenar um momento bastante dramático e entusiasmante se arranjar um “cavaleiro”, que até pode ser o noivo, que corte a primeira fatia do bolo com uma espada. Ao verdadeiro estilo da Idade Média!

Migalha DoceSolicite informação sobre “Migalha Doce”
Migalha Doce
Migalha DoceSolicite informação sobre “Migalha Doce”
Migalha Doce

Como vê, com um pouco de dedicação e trabalho conseguirá pôr de pé o seu casamento medieval. E acredite que será uma festa que ficará na memória dos seus convidados para todo o sempre…

Veja também:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Consiga um convite exclusivo para o desfile da nova colecção 2016 Gio Rodrigues!
3 passos para conseguir o seu convite exclusivo para o desfile Atelier Gio Rodrigues 2016
Consiga o seu convite exclusivo para a apresentaçãao da nova colecção 2016 do Atelier Gio Rodrigues em apenas 3 passos!
7 passos essenciais para escolher os fornecedores certos!
7 passos essenciais para escolher os fornecedores certos!
O artigo que faltava: 7 passos essenciais para escolher os fornecedores certos!
3 passos para realizar um casamento romântico e acolhedor
3 passos para realizar um casamento romântico e acolhedor
É uma noiva romântica? Então não perca estas sugestões para um casamento de sonho!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação