Casar: porquê, quando e como? Vocês perguntaram. Mark Manson respondeu

O nome Mark Manson soa-lhe familiar? Blogger, escritor e empreendedor, Mark escreve há anos sobre os ‘segredos’ das relações mais saudáveis e de uma vida feliz. O seu último livro, The Subtle Art of Not Giving a Fuck, esteve no topo de vendas da lista do NY Times. Seguido por milhões de pessoas, já atingiu o estatuto de ‘guru’ mas isso nunca o impediu de também procurar os conselhos dos seus seguidores. Afinal, as melhores relações são sempre reciprocas. O ano passado, antes de casar, foi precisamente isso que fez. Lançou o desafio aos seus leitores casados para que partilhassem com ele a razão pela qual se tinham casado e como e quando o tinham feito. As melhores respostas foram reunidas num dos seus posts. E a Zankyou partilha-as hoje consigo.

Ricardo MeiraAgende uma reunião com Ricardo Meira
Ricardo Meira
Ricardo MeiraAgende uma reunião com Ricardo Meira
Ricardo Meira

1. Porquê?

A resposta não é universal. Cada pessoa tem uma razão sua, muito pessoal, para aceitar esse compromisso. Mas se não existe uma resposta certa, existem certamente respostas erradas. E no seu blog, Mark enumera algumas: pressão social ou familiar, solidão, dinheiro. Se sente que vai casar por qualquer uma destas razões, é melhor que repense a sua decisão. Casar com alguém apenas para preencher uma lacuna que sente na sua vida ou para corrigir algo que acha que está errado é depositar demasiada esperança no poder que a outra pessoa terá na sua vida (imagine a pressão para a outra pessoa), e sem querer fazer o trabalho interior de corrigir o que sente que está errado. A pessoa com quem escolheu partilhar a sua vida deve ser a sua companheira, deve contribuir para a sua felicidade mas não pode esperar que ela tenha o ‘poder milagroso’ de resolver o que você não quis ou não soube resolver sozinho.

Leia também 15 motivos pelos quais vale a pena estar casado!

135 milímetrosAgende uma reunião com 135 milímetros
Foto 135 milímetros

2. Quando?

Não existe uma idade certa. O processo de amadurecimento é um processo muito pessoal e nem todas as pessoas o vivem da mesma forma. Há pessoas que se sentem realizadas e completas e prontas para dar esse passo aos 30 anos. Outras que precisam de mais tempo. E há mesmo quem precise de menos tempo. O importante é que a decisão esteja tomada quando se sentir bem consigo mesmo e, por isso, pronto para continuar o seu processo de amadurecimento com outra pessoa que se sinta igualmente preparada.

Veja também Qual a altura certa para anunciar o casamento? Como?

135 milímetrosAgende uma reunião com 135 milímetros
Foto 135 milímetros

3. Como?

Voltamos ao mesmo: não existe uma fórmula absoluta. Cada casal terá a sua dinâmica e cada casal saberá o modelo que melhor resulta para eles. É, contudo, importante ter expectativas realistas e compreender que o casamento é um processo e que não resulta de uma simples decisão, resulta de muitas escolhas feitas ao longo de toda a duração do casamento. Todos os dias tem de reafirmar a decisão de amar a pessoa com quem escolheu partilhar a sua vida. As pessoas mudam e é importante que saiba mudar e evoluir com outra pessoa, ajustando-se às pequenas alterações e influenciando-as também.

Veja também Como definir o estilo do seu casamento: as dicas dos especialistas

135 milímetrosAgende uma reunião com 135 milímetros
Foto 135 milímetros

Tão importante como saber quando, porquê e como casar, é perceber a importância de comunicar com a sua cara-metade. Falar sobre o que a assusta e sobre o que a entusiasma sem tabus, especialmente antes de decidir dar esse passo.

Leia também Quando o amor, por si só, não é suficiente: 10 coisas que todas as relações felizes precisam!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
As fotografias são as melhores recordações que podemos guardar de um dia tão especial, por isso damos-lhe alguns conselhos para estar perfeita nas fotografias do seu casamento e evitar as falhas que as noivas costumam cometer.
Foto André Tavares
First look: a tendência que está a conquistar Portugal
Porque não há-de ser ele o primeiro a vê-la a ela de vestido de noiva?
Foto Via Instagram @apipocamaisdoce
Os Blogs de moda e lifestyle mais influentes de Portugal
Hoje vamos falar-lhes de bloggers de moda e bem à moda portuguesa. Elas marcam as tendências, venha conhecê-las!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação