Casar: porquê, quando e como? Vocês perguntaram. Mark Manson respondeu

O nome Mark Manson soa-lhe familiar? Blogger, escritor e empreendedor, Mark escreve há anos sobre os ‘segredos’ das relações mais saudáveis e de uma vida feliz. O seu último livro, The Subtle Art of Not Giving a Fuck, esteve no topo de vendas da lista do NY Times. Seguido por milhões de pessoas, já atingiu o estatuto de ‘guru’ mas isso nunca o impediu de também procurar os conselhos dos seus seguidores. Afinal, as melhores relações são sempre reciprocas. O ano passado, antes de casar, foi precisamente isso que fez. Lançou o desafio aos seus leitores casados para que partilhassem com ele a razão pela qual se tinham casado e como e quando o tinham feito. As melhores respostas foram reunidas num dos seus posts. E a Zankyou partilha-as hoje consigo.

1. Porquê?

A resposta não é universal. Cada pessoa tem uma razão sua, muito pessoal, para aceitar esse compromisso. Mas se não existe uma resposta certa, existem certamente respostas erradas. E no seu blog, Mark enumera algumas: pressão social ou familiar, solidão, dinheiro. Se sente que vai casar por qualquer uma destas razões, é melhor que repense a sua decisão. Casar com alguém apenas para preencher uma lacuna que sente na sua vida ou para corrigir algo que acha que está errado é depositar demasiada esperança no poder que a outra pessoa terá na sua vida (imagine a pressão para a outra pessoa), e sem querer fazer o trabalho interior de corrigir o que sente que está errado. A pessoa com quem escolheu partilhar a sua vida deve ser a sua companheira, deve contribuir para a sua felicidade mas não pode esperar que ela tenha o ‘poder milagroso’ de resolver o que você não quis ou não soube resolver sozinho.

Leia também 15 motivos pelos quais vale a pena estar casado!

2. Quando?

Não existe uma idade certa. O processo de amadurecimento é um processo muito pessoal e nem todas as pessoas o vivem da mesma forma. Há pessoas que se sentem realizadas e completas e prontas para dar esse passo aos 30 anos. Outras que precisam de mais tempo. E há mesmo quem precise de menos tempo. O importante é que a decisão esteja tomada quando se sentir bem consigo mesmo e, por isso, pronto para continuar o seu processo de amadurecimento com outra pessoa que se sinta igualmente preparada.

Veja também Qual a altura certa para anunciar o casamento? Como?

3. Como?

Voltamos ao mesmo: não existe uma fórmula absoluta. Cada casal terá a sua dinâmica e cada casal saberá o modelo que melhor resulta para eles. É, contudo, importante ter expectativas realistas e compreender que o casamento é um processo e que não resulta de uma simples decisão, resulta de muitas escolhas feitas ao longo de toda a duração do casamento. Todos os dias tem de reafirmar a decisão de amar a pessoa com quem escolheu partilhar a sua vida. As pessoas mudam e é importante que saiba mudar e evoluir com outra pessoa, ajustando-se às pequenas alterações e influenciando-as também.

Veja também Como definir o estilo do seu casamento: as dicas dos especialistas

Tão importante como saber quando, porquê e como casar, é perceber a importância de comunicar com a sua cara-metade. Falar sobre o que a assusta e sobre o que a entusiasma sem tabus, especialmente antes de decidir dar esse passo.

Leia também Quando o amor, por si só, não é suficiente: 10 coisas que todas as relações felizes precisam!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
As fotografias são as melhores recordações que podemos guardar de um dia tão especial, por isso damos-lhe alguns conselhos para estar perfeita nas fotografias do seu casamento e evitar as falhas que as noivas costumam cometer.
Luminous Photography
10 conselhos para organizar um casamento sem stress
Veja os 10 valiosos conselhos para organizar um casamento sem stress. Pode não acreditar mas é possível, ora veja.
Foto: Ideias Vintage Fotografia
Conselhos para escolher o melhor #hashtag do seu casamento
Não perca a oportunidade de partilhar o seu casamento nas redes sociais mediante uma etiqueta. Que chovam fotos!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação