Como escolher o perfume para o meu casamento em 5 passos

O cheiro é muito importante. Na verdade, é o melhor dos baús para as recordações, capaz de acionar a memória e fazê-la reviver momentos de todos os tipos. E não só: o seu poder condiz com as personalidades, provoca sensações e coaduna-se com momentos, além de agradar, deslumbrar e reconfortar.

Foto: Estúdios Santa Cruz

Por isso, o seu look de noiva merece uma exibição completa, com a melhor fragrância possível. Para chegar até ela, contudo, existem vários pontos a considerar, muitos dos quais entram em conflito. De seguida, aprenda como escolher o perfume para o seu casamento em apenas 5 passos.

Passo 1. Seja fiel ao seu perfume de sempre

Se é fiel a um perfume há muito tempo ou vai alternando entre algumas fragrâncias favoritas  que refletem a sua essência, porquê mudar no dia mais importante de sua vida? Não há nada como ser identificado por um odor, seja o da pele, da roupa ou do perfume! E num grande dia como é o dia do casamento, nada nem ninguém deveria ser confundido. Você é você 365 dias por ano e o seu perfume é uma das suas marcas de identidade.

Foto: 135 mílimetros

Por seu turno, o seu parceiro quer, neste dia, desfrutar da sua essência, do que o fez apaixonar-se por si e de todo o conjunto, desde o mais superficial ao mais profundo. Lá, em toda essa confusão de sensações, há um lugar privilegiado para o cheiro. Sem dúvida que o seu perfume usual é uma opção maravilhosa e tanto os amigos como os familiares saberão apreciá-la.

Passo 2. Porque é um dia especial… mude!

Se não tem um cheiro característico, se está cansada do seu perfume habitual ou, simplesmente, gostava de mudar num dia especial, o seu casamento será o momento perfeito para dar esse passo e usar uma nova fragrância.

Para fazer a escolha certa, pense na época do ano em que vai dizer o “Sim”, já que o verão e a primavera motivam os aromas mais frescos, tendo os cítricos como protagonistas, enquanto o outono e o inverno falam uma linguagem mais sóbria e compacta, apesar de muito especial, com aromas de madeira que aportam sensações mais quentes.

Foto: Efeito Espontâneo

Para um casamento, também recomendamos uma fragrância que se abra para o exterior, que convide a receber amigos e que se afaste da sobriedade. Neste sentido, os perfumes florais são os que melhor se encaixam, estando intimamente ligados a conceitos como amor e pureza.

Passo 3. Recorra à ciência

Se quiser encontrar a sua fragrância de estrela de um ponto de vista científico e objetivo, quer para o seu casamento como para o dia-a-dia, recorra a profissionais. E aqui entram em cena aspetos biológicos, como a pele ou a gordura corporal, já que nem todas as pessoas aceitam da mesma forma os mesmos perfumes.

Foto: Efeito Espontâneo

Para escolher o perfume certo, o pH da pele é muito importante, tanto ao nível olfativo como ao nível de saúde. Em primeiro lugar, é importante saber que o pH da pele é capaz de modificar o cheiro inicial de qualquer perfume, por isso não existe um mesmo aroma de um perfume para cada pessoa. As fragrâncias possuem características concretas, devido à mistura perfeita dos seus componentes, e estas adquirem uma nova categoria ao entrar em contato com a pele de cada pessoa.

Foto: Efeito Espontâneo

A duração do cheiro também depende muito do tipo de pele e da temperatura do mesmo. As peles secas e frias não mantêm muito o cheiro de perfume, por isso é recomendado usar previamente cremes inodoros e optar por fragrâncias com maior concentração de óleos essenciais. Estes perfumes também são recomendados para peles sensíveis, que sofrem irritação e vermelhidão.

No caso das peles mais oleosas e de alta temperatura recomendam-se perfumes menos intensos, pois tendem a manter muito odor e a intensificá-lo a um nível que pode ser avassalador e desagradável. A eau de parfum ou água de colónia é uma solução perfeita.

Foto: 135 mílimetros

Em termos de saúde, é importante conhecer o pH para saber qual é o melhor perfume para cada pele. O normal é 5,50; no caso de estar abaixo, é preferível optar por as águas de colónia ou eau de parfum que previnam a irritação devido à maior acidez da pele; no caso de estar acima, a excessiva produção sebácea intensifica os odores, mas também perde a defesa contra possíveis agentes bacterianos.

Passo 4. Pense na sua personalidade

Como já lhe explicámos, o odor ajuda a determinar a personalidade de um indivíduo e, por isso, não deve ser deixado ao acaso. No que diz respeito à escolha da melhor fragrância para cada pessoa, é preciso ter atenção que os próprios perfumes possuem uma personalidade, que irão combinar na perfeição com quem os usa ou, pelo contrário, irão colidir.

Foto: Efeito Espontâneo

Para acertar com o cheiro que poderia ajudar a melhorar a nossa definição como pessoas, existem sete famílias olfativas que nunca será demais rever.

Em primeiro lugar, os perfumes florais, que remetem à primavera e ao romantismo, valorizando uma versatilidade interessante, graças à personalidade das diferentes sensações florais. Exemplos: o néroli, a lavanda, a margarida e papoula referem-se a leveza, à frescura e despreocupação; as peónias, tuberosas, lírios, frésias e gardênias são mais fortes e, portanto, combinam com mulheres de ar exótico e sensual; e, finalmente, as mulheres mais românticas e femininas optam pelos destaques aromáticos do jasmim e das rosas.

Foto: Efeito Espontâneo

Por seu turno, os aromas amadeirados oscilam entre duas possíveis personalidades, embora geralmente falem da serenidade, do calor e da força daqueles que os usam. Se forem conjugados com o pinho, cedro ou bambu serão mais frescos, remetendo a espíritos mais livres; já combinados com tons de sândalo, guaiaco ou carvalho tornam-se mais sóbrios, clássicos e imponentes.

Foto: Fine Art Studio Estudiodellas

Uma das famílias de perfumes mais recorrentes é a dos cítricos. A lima, o limão, a toranja, laranja ou tangerina são fontes inesgotáveis ​​de energia e as pessoas que escolhem estas fragrâncias correspondem à mesma filosofia. São ativas, com boa atitude, positivas e de espírito jovem.

Foto: Ideias Vintage Fotografia

A família Fougere, resgatada da fragrância Fougere Royale de 1882, utiliza a bergamota, madeira, lavanda, notas verdes, cumarina e musgo para satisfazer pessoas de personalidade selvagem. As notas que esse aroma desperta surgem da natureza mais profunda e misteriosa, mas também são frescas e procuram o equilíbrio.

As mulheres clássicas e sensuais optam pela família Chypre (o perfume original é de 1917), simultaneamente fresca e quente, fazendo uso de aromas como bergamota, rosa, jasmim, patchouli, âmbar, almíscar e musgo.

Uma das famílias mais sérias, o Couro, tem personalidade, elegância e sobriedade. O uso de cheiros fortes, como madeira, musgo, tabaco ou fumados remete a pessoas clássicas, mas autoconfiantes, que lidam com o poder erótico e são fãs de luxo e conforto.

Foto: Momento Cativo

Uma das jóias da coroa é a família oriental, onde se misturam especiarias, plantas e óleos balsâmicos misteriosos e exóticos. Assim, a baunilha, a pimenta, o cardamomo e o cravo convivem com o gengibre, o cacau e alcaçuz e resinas como o âmbar. A sensualidade e o calor fazem parte da sua marca, assim como a personalidade de ser original e de se destacar.

Passo 5. Procure a emoção

Como também já dissemos, os cheiros despertam toda a espécie de memórias e fazem-nos reviver momentos, sendo capazes de gerar sentimentos de atração ou rejeição dificilmente controláveis. Isto acontece pela estreita ligação dos mesmos com o cérebro límbico ou primitivo, o que os torna grandes veículos emocionais, muitas vezes desde crianças. Tudo é feito inconscientemente, sendo ativadas sensações básicas e muito viscerais, pelo que os perfumes são feitos tendo em conta todo o seu potencial e a capacidade para gerar essa atração. E a verdade é que quase todos os perfumes estão intimamente relacionados com o bem-estar, bom ambiente e o bom humor, conceitos que o ser humano se esforça para alcançar.

Foto: Momento Cativo

Ao escolher um perfume, o primeiro teste determina tudo. Através dele, experimentamos sentimentos de atração ou rejeição e, dentro do bom, definimos se são sentimentos que nos interessam desenvolver frequentemente. Em caso de uma fragrância pontual, como poderia ser a do dia do casamento, é possível que algumas noivas procurem um toque especial e aceitem correr riscos, pois não seria algo para ser usado necessariamente no dia-a-dia.

Geralmente, o sucesso, a segurança, a beleza e o prazer são sensações que queremos transmitir através do perfume. Porque a imagem exibida no exterior é importante para nós e o cheiro ajuda a sustentar essa imagem ou a lançá-la para o ar. Desta forma, o perfume tem um importante fator social, que num casamento pode aumentar a atratividade de uma pessoa.

Foto: Efeito Espontâneo

As famílias de Couros e Madeiras são muitas vezes a melhor opção quando se quer transmitir segurança, como talvez no caso de um casamento, mas são sempre mais indicadas, por exemplo, para uma reunião de trabalho. Para um dia ou noite tão especial, recomendam-se os Orientais, a família dos Foguère e alguns Florais, que são perfeitos pois casam com situações onde primam a sedução e o romance e sabemos que num casamento a pretensão da noiva é a de deslumbrar o seu parceiro e os convidados. Já os Chypre e Cítricos ficam bem no dia-a-dia, mas podem ser leves demais para um casamento. Em qualquer caso, a sua personalidade e a sensação que quer transmitir determinarão a escolha final.

E para deslumbrar no casamento, não é só o perfume que conta. Para além da escolha do vestido de noiva, será importante também fazer uma escolha certeira em relação ao penteado e maquilhagem que vão complementar no look. Por isso, clique no play e siga os nossos conselhos. Vai arrasar!

E para a ajudar na organização do casamento, veja ainda:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como escolher os atoalhados para o meu casamento em 5 passos
Como escolher os atoalhados para o meu casamento em 5 passos
Siga estes 5 passos para escolher os atoalhados perfeitos para o seu grande dia. Não deixe este detalhe para a última hora!
Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Se ainda não escolheu os seus convites de casamento, tem aqui as melhores dicas para fazer uma aposta certeira!
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
O bolo de casamento é um daqueles "detalhes" que não pode deixar para trás, pois é, cada vez mais, um elemento crucial de qualquer celebração.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação