Como recusar o convite da sua melhor amiga para madrinha de casamento

Tudo tem um pau de dois bicos, até os casamentos. Por isso, da mesma forma que, para muitas mulheres, o casamento é um motivo de alegria, para outras é um autêntico suplício! Não é à toa que muitas não sonhem com o matrimónio e haja muitas uniões de facto.

Helder Couto PhotoSolicite informação sobre
Helder Couto Photo Helder Couto Photo

Pode parecer estranho, mas é verdade! Se a Joana não se apercebeu que você faz parte dessa fatia de mulheres e mesmo assim a convidou para madrinha, das duas uma: ou não a conhece bem, o que é pouco provável, já que é a sua melhor amiga, ou julga que você é capaz de fazer o “sacrifício” por ela. Não é capaz? Então, vamos lá ver como lhe deve explicar que não foi fadada de todo para frequentar casamentos … Ou não. Se calhar, o melhor é arranjar uma desculpa. Uma mentirinha sem maldade, às vezes, é melhor do que dizer uma verdade dolorosa. Se calhar, um copinho ajuda…

Helder Couto Photo
Helder Couto Photo

1. Viagem de trabalho

Pode não parecer politicamente correcto uma publicação aconselhar a faltar à verdade, mas acredite, para o bem da sua amizade e para não ferir susceptibilidades, é melhor arranjar uma boa desculpa. Envolver o emprego é um bom princípio. Se vier aliado a uma viagem, melhor ainda. É socialmente aceite as pessoas fazerem sacrifícios por causa do seu ganha pão. E se disser que tem de viajar, então aí não há nada a fazer. Ela perceberá que você estará longe e que não pode mesmo comparecer nem ser sua madrinha. Mesmo que o seu motorista seja sui generis e vá de Rolls-Royce.

João Santos PhotographerSolicite informação sobre João Santos Photographer
João Santos Photographer

2. E que tal uma intoxicação alimentar?

Ui, não me diga que ela disse que ia adiar a data do seu casamento, só para a ter como madrinha? Se é assim, pense bem. Ela gosta mesmo muito de si. Não faz o sacrifício por ela? Então, o melhor é mesmo continuar a arranjar desculpas. Perante esta declaração indirecta de amizade, você tem coragem de lhe dizer na cara que não quer ir ao seu casamento e pronto? Sugerimos uma intoxicação de última hora. Pode sempre dizer que passou muito mal na véspera e que não se aguenta em pé. Mas olhe que isso não é muito bonito de se fazer, até porque, à última da hora, arriscaria deixar a sua amiga sem tempo para arranjar uma alternativa a si.

3. Apoie-se nas regras da religião católica

A Joana vai casar pela igreja, certo? Então, você que é ateia deve sentir-se ainda menos à vontade em ser madrinha… Apesar de os seus pais a terem baptizado em bebé, diga-lhe que não. Com sorte (sua), o padre é daqueles que não permite madrinhas não baptizadas. O único problema desta hipótese é que ela pode aceitar que não seja madrinha, mas pode pedir-lhe para ser dama de honor ou uma simples convidada. Propomos que comece já a pensar numa solução B. Talvez aquela desculpa da intoxicação não seja má ideia, nesta fase. Resumindo: primeiro diz que não é baptizada (esquiva-se de ser madrinha). Depois, no próprio dia, diz estar muito mal (esquiva-se de ir ao casamento).

Helder Couto PhotoSolicite informação sobre Helder Couto Photo
Helder Couto Photo
CharismaSolicite informação sobre Charisma
Charisma

4. Fale-lhe das suas finanças

De facto, um casamento implica gastos. E estes afectam não só os bolsos dos noivos, como também o dos convidados. Da madrinha, então, nem se fala! Segundo a tradição, até é ela que tem de pagar o vestido da noiva. Prepare-se que chegámos agora a uma fase mais sincera das desculpas. Diga-lhe que não está assim tão bem de finanças e que não pode comprar-lhe o vestido que ela sempre sonhou. Depois, explique-lhe que também não consegue oferecer-lhe a prenda de casamento que queria e que nem tem capacidade para comprar um vestido para si mesma, à altura de uma estrela de cinema. Esclareça que apenas tem algumas boas peças no seu guarda-roupa. Esta desculpa, que não é bem uma desculpa, pode sair bem sucedida, se a Joana se importar realmente com tudo o que lhe disse. Mas se ela a quiser mesmo como madrinha, vai dizer que não é você que tem de comprar o vestido de noiva, que não se importa com prendas caras e que você vai linda com as peças de roupa que já tem. O pior é que ainda vai enfatizar: “tu vestes-te tão bem! Vai com aquelas calças pretas à boca de sino e a blusa transparente a ver-se o soutien, da KAOÂ!”. Para ainda lhe dificultar mais a vida, vai confessar-lhe que não liga nada ao material e que ainda assim vai ter um casamento de princesa simples e barato. Aí, você ficará com o problema agravado… Como descalçar essa bota?

Ais d'Amor Bride's ClosetSolicite informação sobre Ais d'Amor Bride's Closet
Ais d’Amor Bride’s Closet
KAOÂSolicite informação sobre KAOÂ
KAOÂ

5. E que tal a verdade?!

Agora, sim. Aqui vai a dica que, no fundo, deveria ter sido logo dada. Se bem que a Zankyou quis que você pensasse bem em todos os cenários possíveis e que tentasse perceber como se sentiria ao dar todas aquelas desculpas. Sentia-se bem por se livrar duma coisa que não queria nada ou mal por estar a faltar à verdade à sua amiga? Pois é, se calhar o melhor é munir-se de diplomacia e ser sincera. Explicar-lhe o que você pensa do casamento e que, apesar de ser muito sua amiga, não estaria a a ser a madrinha que ela precisava e merecia. De todas as desculpas, acreditamos que esta é a que melhor lhe fará a si e a ela. Do que está à espera. Vá falar com a Joana. Ah, leve-lhe uma flor e uma caixa de bom-bons… Não vá ser melhor “amaciar” a fera!

Kaza das FloresSolicite informação sobre Kaza das Flores
Kaza das Flores
Maria ChocolateSolicite informação sobre Maria Chocolate
Maria Chocolate

Afinal, não foi assim tão complicado demarcar-se de uma situação incómoda para si. Ou foi? Ups, não me diga, que afinal vai? Faz bem! A Joana merece! Entretanto, já que a boda é só no Inverno, inspire-se nestes looks.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

David Christian
Que cor escolher para o vestido da madrinha: dicas para não errar!
A madrinha de casamento é parte fundamental de qualquer celebração e também alvo de grande destaque, pelo que deve ter sempre um cuidado extra com o seu visual.
Casa dos Arcos
17 conselhos que é melhor não dar a uma amiga que se vai casar
Conselhos e mais conselhos... É isso que você recebe, quando dá a boa nova?! Cuidado! Analise-os bem!
Ideias originais para a mesa dos noivos
Ideias originais para a mesa dos noivos
Quer optem por ter uma mesa presidencial, uma mesa só com os noivos ou qualquer outra opção, esta deve ter sempre um toque especial e ser identificada facilmente.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação