Lua-de-Mel no Rio de Janeiro: deixe a festa começar!

O Rio de Janeiro é a capital da alegria. E talvez esse seja o seu lado mais conhecido, com os carnavais e praias como o grande atrativo para o turismo nacional e internacional. Mas temos a certeza que vai querer saber tudo sobre a cidade antes de embarcar. Na sua lua-de-mel no Rio de Janeiro, descobrirá que a cidade brasileira é baseada no contraste e diversidade de ambientes, situações e sensações. Pronta para fazer as malas?

R.M. Nunes
Foto: Shutterstock | R.M. Nunes

Dados importantes

O Rio de Janeiro é a segunda cidade mais populosa do Brasil. Devido à influência portuguesa do passado, a sua língua oficial é o português, transformado em português do Brasil com algumas mudanças na fonologia e em algumas expressões. Desta forma, o Brasil é o único país da América com língua portuguesa.

A cidade tornou-se o destino turístico mais visitado pelos habitantes da América do Sul. E não é de admirar, graças ao equilíbrio implementado pelo seu clima tropical (17 graus no mínimo, no inverno, 35 graus no máximo, no verão), influenciado pela humidade que suaviza o ambiente e previne as temperaturas extremas. Assim, as praias estão disponíveis no verão (dezembro-março) e inverno (junho a setembro), e ainda há muito mais para descobrir nos seus 160 bairros, desde a alegria dos seus habitantes até à paisagem espetacular.

Andre Luiz Moreira
Foto: Shutterstock | Andre Luiz Moreira

 “A Cidade Maravilhosa”

O título corresponde ao nome dado à impressionante cidade brasileira. E é o lar do contraste e dos seus ambientes naturais incontroláveis de uma cidade em constante movimento. Exemplo disso é a coexistência das extraordinárias praias, como a imensa Copacabana ou a idílica Praia Vermelha, e os seus espaços naturais, como o Parque Nacional da Tijuca ou o imponente Morro Dois Irmãos, com os bairros expostos e a agitação da vida diária. 

Os centros urbanos, dividem-se em 160, alimentam as 34 Regiões Administrativas do Rio e têm maior destaque no sul, onde constam os mais famosos bairros: Copacabana, Ipanema, Botafogo, Flamengo, Leme, Leblon e Lagoa. No entanto, o Cosme Velho é sede da estação cujos comboios levam ao Cristo Redentor, uma das jóias nacionais embutidas no morro do Corcovado. Na Urca podemos observar a beleza do Pão de Açúcar. No norte, muitos bairros são dedicados ao desporto, com a Tijuca e o Maracanã, encarregados de guardar o Estádio do Maracanã, um dos mais famosos do mundo e um reflexo da cultura do futebol brasileiro. Ao longo das ruas desses bairros, o Carnaval é celebrado de forma marcante e divertida, por isso seria perfeito poder aproveitá-lo na lua-de-mel.

Não perca ainda as nossas 4 dicas para tornar a sua lua-de-mel mais barata.

Aleksandar Todorovic
Foto: Shutterstock | Aleksandar Todorovic

Praias

As praias merecem um espaço separado, porque representam o rosto feliz dos brasileiros e aquele espírito festivo tão contagiante. Copacabana é talvez a mais conhecida em todo o mundo. Não só canções foram escritas e filmes que contam a sua natureza peculiar, mas os seus seis quilómetros de passeio fazem-no um bom local para caminhar ao longo da praia, mergulhar na água ou andar nas ruas circundantes e provar as maravilhas gastronómicas brasileiras.

O Ipanema triunfa entre os moradores locais e entre os turistas, ansiosos pela diversão que é organizada na areia. Surfar e aproveitar a areia da praia são atividades obrigatórias, além da possibilidade da descoberta das virtudes da bossa nova na praia, que abrange também as ruas, lojas e bares que alimentam as ruas do mesmo nome.

A Praia Vermelha é mais intimista. Está rodeada pela natureza e é perfeita para mergulhar no mar ou explorar o seu ambiente natural. A Praia do Lemes é fantástica para o bodysurf e o Arpoador para surfar ou aproveitar as ondas.

Conheça também as nossas 5 propostas insólitas para uma lua-de-mel alucinante.

Catarina Belova
Foto: Catarina Belova | Copacabana
Aleksandar Todorovic
Foto: Aleksandar Todorovic | Ipanema

Top 5 de locais de interesse

1. Parque Nacional e Floresta da Tijuca, Corcovado e Cristo Redentor. O melhor cenário natural da cidade do Rio de Janeiro e a maior selva urbana do mundo, com 28 quilómetros quadrados de extensão. Além das mais belas paisagens, atravessadas por uma infinidade de plantas, animais e cascatas, é também o lar de duas formações rochosas inigualáveis: a Pedra da Gávea e o morro do Corcovado, que oferece uma incrível vista de 360 º graus sobre a cidade.

marchello74
Foto: Shutterstoxk | marchello74

2. Bairro de Santa Teresa. Em perfeita convivência com os ambientes naturais, o Bairro de Santa Teresa é um reduto do passado que permanece vivo com a modernidade do presente. Assim, as casas coloniais e o último bonde brasileiro – o “bondinho de Santa Teresa” – dividem espaço com a cultura urbana, a moda alternativa, a arte em todos os seus aspetos . É altamente recomendável ir ao bairro da Lapa pela Escadaria do Selarón, com 250 degraus marcantes e coloridos de pura criatividade.

Não se esqueça também das 5 coisas que todos os casais fazem durante a lua-de-mel.

Sergio Shumoff
Foto: Shutterstock | Sergio Shumoff

3. Pão de Açúcar. Outra joia natural da cidade que está localizada entre uma incansável festa da natureza, na Baía de Guanabara. O morro pode ser acedido através de um teleférico, que percorre 1400 metros, obtendo uma vista indescritível da baía e de todo o Rio.

Marianna Ianovska
Foto: Shutterstock | Marianna Ianovska

4. Lagoa Rodrigo de Freitas. A última beleza natural que mostramos (não a última no Rio) sobrevive no meio da cidade. Reflete a área urbana do Rio nas suas águas e oferece uma lufada de ar fresco no meio do caos.

Catarina Belova
Foto: Shutterstock | Catarina Belova

5. As favelas. Representam a história mais difícil do país, mas também a mais autêntica. E embora a sua visita sempre tenha sido desaconselhável, devido aos problemas de segurança, muitos deles já não têm estes problemas e recebem os turistas curiosos de braços abertos. É aconselhável visitar as favelas, porque elas ajudam a conhecer a outra face do Brasil, necessária para entender toda a sua cultura e tradição. Santa Marta, Vidigal, Tavares Bastos e Cantagalo são os melhores e mais seguras para visitar, e muitos deles organizam visitas.

Skreidzeleu
Foto: Shutterstock | Skreidzeleu

Todos estes dados são apenas alguns traços da maravilhosa imagem que faz do Rio de Janeiro o local perfeito para a sua lua-de-mel.

Conheça também:

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Ludgi Fotógrafos
6 formas de começar uma relação que dure para sempre!
A Zankyou dá-lhe a conhecer 6 maneiras de começar uma relação com futuro. Sim, o amor pode começar onde menos se espera, por isso deixe de lado os preconceitos e todas as ideias antiquadas!
Quinta Fonte da Aranha
Open Weekend: 14 e 15 de Janeiro na Quinta Fonte da Aranha!
Aproveite o nosso convite especial e habilite-se a ganhar uma noite de núpcias no Palácio de Seteais!
Quinta d'Azenha
8 Espaços de casamento com vista sobre o Mar ou sobre o Rio no Porto que arrasam!
Procura um espaço de casamento com vista para o mar ou para o rio? Descubra as nossas sugestões no distrito do Porto! Com certeza irá encontrar o perfeito para si!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação