O Adeus a Aretha Franklin, a 'Rainha do Soul' que ensinou o mundo a amar e a respeitar

Para todos os amantes da música (da boa música, é claro!) e das vozes que nos deixam enebriados e com “pele de galinha” desde a primeira nota entoada, a notícia da morte da lendária cantora de soul music, Aretha Franklin, foi como se lhes tivessem tirado o chão. Aos 76 anos, a mulher que a indústria da música apelidou de “Rainha do Soul” (Queen of Soul) morreu em Detroit, nos Estados Unidos.

 Shutterstock
Foto via Shutterstock – Aretha Franklin em NYC, 1992

O mundo da música está de luto  – e não é para menos. Mas, apesar disso, herdou também a história, a vida e a música de uma das maiores vozes que alguma vez existiu, que deleitou o seu público com cada uma das suas interpretações arrebatadoras durante quase cinco décadas. E apesar de não se refletir na sua vida pessoal, a sua tenacidade foi absorvida pela potência da sua voz e da alma com que atuava, enaltecendo a Mulher, sobretudo a Mulher afro-americana, mostrando-lhe como ser independente, livre e capaz de superar e ultrapassar obstáculos.

View this post on Instagram

Fly in peace Queen 👑

A post shared by 👑 Ebony 👑 (@eb_theplug) on

Na Zankyou queremos prestar tributo à poderosa e inconfundível voz que se calou na Terra, mas que ainda está viva em cada casa, bar, teatro e qualquer outro recanto onde continue a ser ouvida. Respect, Natural WomanThink ou Say a Little prayer são alguns dos seus êxitos mais reconhecidos, que se somam a uma lista interminável de músicas de géneros como soul, gospel e R & B. 44 nomeações para prémios, 18 Grammy e 75 milhões de álbuns vendidos, algo que apenas uma rainha da música como ela pode ostentar.

Conheça aqui os temas mais aclamados pela crítica e pelo mundo, de uma mulher que não só ensinou a lutar pela justiça, mas também a respeitar e a amar.  A sua voz, o mais valioso legado:

1. Respect

Respect é um tema que Aretha transformou num hino feminista, apesar de originalmente se focar na vida de um homem que pedia respeito por levar dinheiro para casa. Mas quando caiu nas mãos da diva, o sentido foi alterado e ela transformou esta melodia numa homenagem às mulheres da época e às suas queixas silenciosas.

2. You make me feel (like a natural woman)

Uma homenagem ao amor que diz respeito à mulheres e as faz sentir únicas.

Before the day I met you, life was so unkind, and you’re the key to my peace of mind, cause you make me feel like a natural woman” (“Antes do dia em que te conheci, a vida era tão cruel, e tu foste a chave para a minha paz de espírito, porque me fazes sentir tão naturalmente muher“)

3. I say a little prayer

Um incrível tema gospel, que parece ter “saltado” do altar para o mundo e que na voz de Aretha Franklin o apaixonou. E quem é que nunca trauteou esta música enquanto a ouvia, de olhos fechados, deixando-se levar pelo ritmo e o coro espetacular que o acompanha…

4. Think

Outro hino feminista que ocupou as primeiras posições dos Tops da indústria musical. Aretha interpreta-a no filme The Blues Brothers, de 1980, uma comédia musical divertida e bem humorada, que pode contar com a melhor música, que irradiava da sua alma e coração.

5. I never loved a man (the way I love you)

Esta música explora a qualidade vocal da artista, sendo considerada uma das obras supremas da chamada ‘Lady Soul’, a par de temas como Respect e Do Right Woman, Do Right Man.

Seja qual for a sua geração, certamente que já ouviu pelo menos uma destas músicas. E se for suficientemente afortunada para parar e ouvir com alma e coração qualquer um dos temas que fazem parte desta monumental carreira de sucessos, descobrirá e apaixonar-se-á por uma verdadeira lenda da música soul.

Talvez também lhe interesse:

Dê-nos a sua opinião

Foto Instagram
As fantasias das celebridades neste Halloween
Venha daí ver o que os famosos estão a vestir e a arrasar nos eventos de Halloween que estão já a acontecer um pouco por todo o lado!
Foto Reprodução Instagram
Justin Bieber & Hailey Baldwin estão noivos, apenas um mês após reatarem o namoro!
O cantor canadiano surpreendeu o mundo inteiro com um pedido de casamento mágico nas Bahamas. Sim, Bieber vai casar!
Quando a noiva brilha pela diferença...atrever-se-ia a casar assim?
Quando a noiva brilha pela diferença...atrever-se-ia a casar assim?
Uma das escolhas mais invulgares deste verão é, certamente, a da noiva Lolita Jacobs. A fashionista e diretora de estilo da casa Courrèges optou por vestir uma simples camisa branca para o seu casamento!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação