O que muda com a Primavera?

É a estação das andorinhas, do desbotar das flores, dos dias longos e das tardes soalheiras. Mas o que mais muda com a chegada da Primavera? A ciência explica as quatro coisas que ficam melhores com a chegada da Primavera.

André Tavares Fotografia
André Tavares Fotografia

É a estação mais romântica

Se os amores de Verão se querem curtos e intensos, os amores primaveris querem-se como romances para a vida. Não é por acaso que muitos animais começam os seus rituais de acasalamento nesta estação. O ser humano não é muito diferente. Os primeiros raios de sol trazem as pessoas de volta para a rua (o Inverno é mais propício a ‘hibernações’) e os níveis de serotonina sobem. Com eles sobem também os níveis de felicidades.

Para celebrar o amor ou simplesmente desfrutá-lo com a sua cara metade, conheça os 11 filmes românticos para dar as boas-vindas à Primavera

Dias mais compridos e mais quentes

A vida social da maioria das pessoas torna-se mais activa nos meses de Primavera. Os dias mais compridos garantem algumas horas extra ao final dos dias de trabalho. Horas para passar a aproveitar nas esplanadas, a ver o pôr do sol e, claro, a namorar.

Mais melatonina e serotonina

Investigadores das Universidades de Edimburgo e Manchester descobriram dois genes, o EYA3 e o TAC1, afectados por mudanças sazonais. A descoberta está documentada na revista Current Biology. Os dois genes em causa estão ligados à tuberalina, uma espécie de molécula que é ajuda na produção de melatonina, a hormona que ajuda a regular o sono, humor , o apetite e a sexualidade.

Na Primavera, a secreção de feromônios (as hormonas responsáveis pela atracção sexual), oxitocina (hormona do amor), serotonina (humor), dopamina (hormona do prazer) e a noradrenalina aumentam exponencialmente. Esta estimulação afecta o humor e, consequentemente, aumenta o apetite sexual.

Descubra também O significado dos sonhos sobre sexo: saiba tudo e relaxe!

Até o suor ajuda

A maioria das pessoas volta às rotinas de exercício físico na Primavera, depois de uma pausa em estações mais frias como o Outono e o Inverno. Em consequência, estamos mais expostos ao suor alheio. De acordo com investigadores da Universidade de Berkeley (Califórnia), o suor age como um estimulante sexual. O grupo de cientistas descobriu níveis elevados de cortisol nas mulheres em reacção aos níveis de testosterona no suor masculino. As respostas mais naturais da maioria das mulheres incluía ainda um aumento do batimento cardíaca. O estudo, publicado no Journal of Neuroscience, valida a teoria de que suor masculino pode funcionar (ainda que inconscientemente) como uma espécie de ‘afrodisíaco’.

Diz a ciência que os amores de Primavera têm o tempo a conspirar a seu favor. E o seu?

Já agora, saiba também quais são os 5 elementos que não podem faltar num Casamento na Primavera .

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

9 séries da Netflix para este Outono/Inverno de "manta e pipocas" em casal
9 séries da Netflix para este Outono/Inverno de "manta e pipocas" em casal
Quando chega o frio, o conforto de casa e mais concretamente o sofá, converte-se no melhor lugar para estar em casal e estas séries serão a cereja no topo do bolo perfeita para esses planos caseiros.
Foto via Instagram Diogo Amaral
21 casais que adorávamos e que gostaríamos que se reconciliassem
O tempo acabou com o amor entre estes casais, mas guardaremos sempre a esperança de que as suas vidas se unam de novo!
Miguel Matos Fotografia
Como ser um casal feliz? 6 Conselhos para que a paixão fale por si!
Esqueça as utopias e centre-se em objectivos reais, daqueles são verdadeiramente alcançáveis. Como cuidar da sua relação, por exemplo!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação