Quer casar-se de uma vez por todas? Descubra se o seu noivo é "amigo" de compromissos

Assim que leu o título deste artigo, de certeza que a primeira imagem que lhe ocorreu foi a de Chandler Bing (Mattew Perry), da série Friends. É que a fobia que este tinha de se comprometer ficou para a história das comédias românticas. Apesar de na série ser usada para criar cenas hilariantes, na vida real esta pode ser um verdadeiro problema. A fobia de se apaixonar e se relacionar com alguém  (filofobia) é uma realidade que cresce à medida que os anos passam, provavelmente motivada por algum relacionamento que falhou, provocando trauma. Mas há sempre aqueles que apenas gostam de se fazer difíceis e que medos não têm nenhuns…

Nós damos-lhe uma ajudinha para perceber se o seu amor sofre ou não de filofobia. Esteja a tenta a estes sinais:

'Friends'
Foto: ‘Friends’

Educação machista / síndrome de Peter Pan

A educação tem muito a ver com a personalidade das pessoas e a forma como estas se desenvolvem e vivem a vida. Apesar de estarmos em pleno século XXI, ainda há famílias que educam os filhos de forma diferente, conforme o género. As meninas são preparadas para tomarem conta da família e os rapazes a serem mais livres e aventureiros. Talvez por isso sejam muitas vezes chamados de eternas crianças. A falta de responsabilização torna-os mais infantis e incapazes de assumir compromissos. Se for esse o caso do seu namorado, ele só precisa de amadurecer um pouco mais, porque foi afectado pelo síndrome de Peter Pan. O pior é se já evoluiu para algo mais sério. Se tem dúvidas, leve-o a um psicólogo.

 chandler bing GIF

Traumas 

Como foi referido na introdução, há episódios traumáticos e experiências menos boas que levam a que os homens pensem duas vezes antes de assumirem um compromisso amoroso. Ocorre após uma ruptura dramática, de muitos anos de relacionamento, independentemente de o traumatizado ter sido deixado ou ter sido ele a acabar com a relação (por um motivo muito forte). Contudo, a experiência de terceiros também pode traumatizar. É o caso do divórcio dos pais. Por norma, eles são colocados num pedestal, os ídolos dos filhos, mas acabam por provar que não são assim tão infalíveis. Os amigos que se divorciam também não são bons exemplos. Se o seu namorado testemunhou vários casos destes, é bem possível que esteja a desenvolver uma certa fobia a relacionamentos, sim! Cabe a si, demonstrar-lhe que não há razão para medos.

 the west wing GIF

Leveza emocional

Lá por uma pessoa tem medo do compromisso, não quer dizer que não tenha relacionamentos. Só que se envolvem pouco, com medo de se apaixonar a sério. Nesse momento, começa a rejeitar os planos e a fugir de situações que possam aumentar os seus sentimentos. No fundo, são o oposto daqueles que querem precipitar logo tudo. É o caso dos que querem ir logo viver junto do outro ou apresentar o novo namorado aos pais. Se o seu amor fugir do problemas em comum, também poderá ser um sinal de filofobia. Esteja atenta!

 GIF

Auto-sabotagem

Um dos sinais mais evidentes de quem tem pavor a relacionamentos é o facto de sabotar a sua própria relação, muitas vezes, de forma inconsciente. Os filofóbicos começam a tentar encontrar aspectos negativos na pessoa amada. E mesmo que sejam ínfimos ou apenas imaginação, ele dá-lhes uma proporção desmesurada. O seu objectivo é desencantar-se pela pessoa com que namora e evitar assim tomar decisões mais sérias e complicadas de voltar atrás. Muitas vezes, eles acabam por se relacionar com pessoas com as quais já sentem que é muito difícil virem a ter um final feliz. Essas pessoas geralmente têm alguns problemas e são muito diferentes dele. Isto só por si já tranquiliza o filofóbico.

 friends matthew perry chandler chandler bing kill me GIF

Ambiguidade

Talvez esta seja uma das características mais facilmente identificáveis num filofóbico. Quando alguém lhe pergunta sobre o seu relacionamento, ele quase nunca usa palavras que dêem força ao mesmo. Por exemplo, termos como “noiva” tendem a ser substituídas por outros muito mais leves e sem carga afectiva. Este até chega a fugir da palavra “mulher”, quando já é casado. O futuro é incerto e há palavras que, de alguma forma, parecem restringir-lhes a vida. Pelo menos, é assim que ele pensa…

 friends bye nope matthew perry chandler GIF

Indecisão

Se já por si o filofóbico é inseguro, nunca vai mostrar-se seguro na altura de tomar decisões. Não consegue ver claramente nem pensar com calma. Quando lhe perguntam como está a correr o relacionamento, ele mostra-se hesitante e é bem capaz de querer mudar de assunto. O mesmo acontece quando é a namorada a pedir-lhe para se decidir rápido e tomar uma decisão quanto ao casamento. Cuidado que ele é bem capaz de desmaiar. Não o apanhe desprevenido!

 friends no oh no matthew perry chandler GIF

Medo de rejeição

Os filofóbicos procuram o controle excessivo das situações e do parceiro, porque a sua baixa auto-estima tende a potenciar o seu medo de rejeição. Esta situação, por sua vez, leva à tal fobia pelo compromisso. O ciúme também os “assalta”, não fosse a insegurança uma das suas principais características.

 friends book reading read GIF

Solução

A primeira coisa a fazer é identificar esse medo e reconhecê-lo. A partir daí, é importante que os dois elementos do casal trabalhem em conjunto para que os medos desapareçam. Uma consulta num psicólogo pode ajudar muito! Embora esse medo pudesse ter sido evitado com uma educação adequada, é importante que, em adultos, saibamos como a ligar o coração e a cabeça para conseguirmos amar de forma real. Neste ponto, a ajuda do namorado/a é essencial!

 tv love cute friends couple GIF

Detecta algum destes sinais no seu companheiro? Então, não desespere. Ao menos, o problema já foi identificado. Agora, é só dar-lhe força, ajudá-lo e ambos hão-de conseguir ultrapassá-lo. Em breve, estarão casados, vai ver!

Se este artigo lhe interessou, também deve gostar de ler estes:

Dê-nos a sua opinião

9 razões que fazem do vosso melhor amigo, o par perfeito para casar!
9 razões que fazem do vosso melhor amigo, o par perfeito para casar!
Encontrar a metade de uma vida não é tarefa fácil. Os amores e os desamores marcar-vos-ão para sempre e a jornada do "marido ideal" pode transformar-se numa verdadeira aventura. Ele aparecerá claro. E dará aos dias e à palavra "casamento", um novo sentido. No entanto, às vezes o amor, está na porta ao lado!.. E hoje, a propósito disso, deixo-vos com 9 razões que fazem do vosso melhor amigo, o par perfeito para casar! Surpreendidas? Não estejam!
It's all About
Apaixonou-se pelo seu melhor amigo e não é correspondida? Damos-lhe as melhores dicas!
Tem o melhor amigo de sempre? Mas aconteceu o que menos queria, apaixonou-se perdidamente... damos-lhe alguns conselhos para lidar com esse amor proibido!
AhHA! Photos
O Eco Wedding nunca sai de moda, 7 dicas importantes para se ter um casamento amigo do ambiente!
Uma festa de casamento ecológica não só mostra que os noivos têm uma consciência ambiental, como pode ficar muito criativa e diferente.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação