Sabe quais são os benefícios de uma massagem realizada pelo casal?

stress é o “alerta vermelho” de uma rotina pesada: o trabalho, o ginásio, preparar refeições, cuidar dos filhos (caso os tenha), planear o fim-de-semana, dedicar tempo à vida do casal, ligar à família… Um caos! Por isso, recorremos aos resultados da investigação de Sayuri Naruse e Mark Moss, cientistas da Universidad de Northumbria (Reino Unido), para salientar os benefícios de uma massagem a dois, que liberte o corpo e a mente de tensões desnecessárias. O estudo foi apresentado no passado dia 4 de Maio, na Conferência Anual da Sociedade Britânica de Psicologia em Brighton.

Rido
Foto via Shutterstock: Rido

Para começar, a investigadora principal do estudo, Sayuri Naruse, falou sobre os benefícios das massagens realizadas por profissionais, com exemplos e dados que confirmam a sua utilidade para eliminar o stress. No entanto, o estudo também valoriza positivamente a interacção do casal sem a necessidade de recorrer a um massagista ou fisioterapeuta, já que “é possível obter um resultado similar por casais com pouca formação prévia e experiência neste tipo de actividade”. Além disso, o estudo de Northumbria não enfatiza apenas a liberação da pessoa que recebe a massagem, mas também de quem a dá.

Ambas as conclusões foram obtidas após um curso de massagens com a duração de três semanas, que contou com 38 participantes e que incidiu sobre oito áreas de bem-estar físico e mental, stress, superação e satisfação da relação.

Africa Studio
Foto via Shutterstock: Africa Studio

Graças aos questionários entregues aos participantes do estudo e preenchidos antes e após o curso, chegou-se à conclusão que as massagens tinham, de facto, trazido benefícios em relação à eliminação do stress e ao fortalecimento da relação do casal, para além de ter aumentado o bem-estar físico e emocional de ambos. Naruse afirma que uma massagem mútua é “uma forma simples e eficaz para que os casais melhorem o seu bem-estar físico e mental, ao mesmo tempo que demonstram afecto um pelo outro”.

Para finalizar, a investigadora defende a continuação da prática deste tipo de massagens na rotina diária do casal. Com uma ou várias massagens por semana, o stress diário tem muito mais probabilidades de desaparecer. De facto, “a massagem é uma intervenção vantajosa e agradável, não apenas em ambiente terapêutico, mas também integrado na rotina diária de um casal são”, comentou Naruse.

Na Zankyou, somos a favor desta prática, que ajuda a reforçar o vínculo entre o casal e a melhorar o relacionamento no dia-a-dia com a cara-metade. Para além disso, somos conscientes da importância de uma boa massagem, que vai muito mais além do alívio do stress. Com efeito, a massagem ajuda a relaxar, facilita os tratamentos contra o cancro, diminui a dor crónica das costas, potencia o estado de alerta, combate a depressão, aumenta a imunidade do corpo, faz frente ao síndrome pré-menstrual, melhora o sono ao aumentar as ondas deltas do cérebro, previne dores de cabeça e melhora a aparência. Por isso, prepare um ambiente relaxante, perfumado e com música do fundo, convide o seu parceiro ou parceira e deixem-se levar…

Andrey_Popov
Foto via Shutterstock: Andrey_Popov

Apesar dos seus abundantes benefícios, a investigação de Sayuri Naruse e Mark Moss demonstra apenas o primeiro truque de magia proporcionado pela massagem, isto é, a eliminação do stress. O resto virá pouco a pouco.

Gostou deste artigo? Então leia também O que têm em comum os casais que fazem MAIS sexo6 atitudes que revelam maior intimidade num casal que o sexo: venham conhecê-las! Quando o amor, por si só, não é suficiente: 10 coisas que todas as relações felizes precisam!

Dê-nos a sua opinião

AhHA!Photos
Os presentes que os noivos não querem receber. Saiba quais são!
Está prestes a casar e ainda não fez a sua Lista de Casamento online com a Zankyou? Então corre o risco de receber um destes 9 presentes, o pesadelo de todos os recém-casados. Saiba quais são!
João Almeida
6 atitudes que revelam maior intimidade num casal que o sexo: venham conhecê-las!
A vida, a par, tem tantos momentos que merecem ser lembrados... Por sabermos isso, aqui, na Zankyou Magazine, não resistimos: revelamos-lhe, hoje, 6 atitudes que revelam maior intimidade num casal que o sexo!.. Vamos a elas?
Ricardo Meira
Mini-Guia completo para casar na Madeira
A Zankyou preparou-lhe o mini-guia essencial para um casamento deslumbrante no inesquecível arquipélago da Madeira!!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação