Sabe quais são os benefícios de uma massagem realizada pelo casal?

Sabe quais são os benefícios de uma massagem realizada pelo casal?

Um estudo da Universidade de Northumbria explica uma das principais vantagens de uma boa massagem entre o casal!

  • Vida a Dois
  • Conselhos
  • International
  • Felicidade
  • Casal
  • Saúde

stress é o “alerta vermelho” de uma rotina pesada: o trabalho, o ginásio, preparar refeições, cuidar dos filhos (caso os tenha), planear o fim-de-semana, dedicar tempo à vida do casal, ligar à família… Um caos! Por isso, recorremos aos resultados da investigação de Sayuri Naruse e Mark Moss, cientistas da Universidad de Northumbria (Reino Unido), para salientar os benefícios de uma massagem a dois, que liberte o corpo e a mente de tensões desnecessárias. O estudo foi apresentado no passado dia 4 de Maio, na Conferência Anual da Sociedade Britânica de Psicologia em Brighton.

guardarRido
Foto via Shutterstock: Rido

Para começar, a investigadora principal do estudo, Sayuri Naruse, falou sobre os benefícios das massagens realizadas por profissionais, com exemplos e dados que confirmam a sua utilidade para eliminar o stress. No entanto, o estudo também valoriza positivamente a interacção do casal sem a necessidade de recorrer a um massagista ou fisioterapeuta, já que “é possível obter um resultado similar por casais com pouca formação prévia e experiência neste tipo de actividade”. Além disso, o estudo de Northumbria não enfatiza apenas a liberação da pessoa que recebe a massagem, mas também de quem a dá.

Ambas as conclusões foram obtidas após um curso de massagens com a duração de três semanas, que contou com 38 participantes e que incidiu sobre oito áreas de bem-estar físico e mental, stress, superação e satisfação da relação.

guardarAfrica Studio
Foto via Shutterstock: Africa Studio

Graças aos questionários entregues aos participantes do estudo e preenchidos antes e após o curso, chegou-se à conclusão que as massagens tinham, de facto, trazido benefícios em relação à eliminação do stress e ao fortalecimento da relação do casal, para além de ter aumentado o bem-estar físico e emocional de ambos. Naruse afirma que uma massagem mútua é “uma forma simples e eficaz para que os casais melhorem o seu bem-estar físico e mental, ao mesmo tempo que demonstram afecto um pelo outro”.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Para finalizar, a investigadora defende a continuação da prática deste tipo de massagens na rotina diária do casal. Com uma ou várias massagens por semana, o stress diário tem muito mais probabilidades de desaparecer. De facto, “a massagem é uma intervenção vantajosa e agradável, não apenas em ambiente terapêutico, mas também integrado na rotina diária de um casal são”, comentou Naruse.

Na Zankyou, somos a favor desta prática, que ajuda a reforçar o vínculo entre o casal e a melhorar o relacionamento no dia-a-dia com a cara-metade. Para além disso, somos conscientes da importância de uma boa massagem, que vai muito mais além do alívio do stress. Com efeito, a massagem ajuda a relaxar, facilita os tratamentos contra o cancro, diminui a dor crónica das costas, potencia o estado de alerta, combate a depressão, aumenta a imunidade do corpo, faz frente ao síndrome pré-menstrual, melhora o sono ao aumentar as ondas deltas do cérebro, previne dores de cabeça e melhora a aparência. Por isso, prepare um ambiente relaxante, perfumado e com música do fundo, convide o seu parceiro ou parceira e deixem-se levar…

guardarAndrey_Popov
Foto via Shutterstock: Andrey_Popov

Apesar dos seus abundantes benefícios, a investigação de Sayuri Naruse e Mark Moss demonstra apenas o primeiro truque de magia proporcionado pela massagem, isto é, a eliminação do stress. O resto virá pouco a pouco.

Gostou deste artigo? Então leia também O que têm em comum os casais que fazem MAIS sexo6 atitudes que revelam maior intimidade num casal que o sexo: venham conhecê-las! Quando o amor, por si só, não é suficiente: 10 coisas que todas as relações felizes precisam!