Saiba por que razão ver (tanta) televisão provoca Alzheimer ... e não só!

Saiba por que razão ver (tanta) televisão provoca Alzheimer ... e não só!

Não se assuste com o título. De facto, ver muita televisão pode ser prejudicial à saúde. Mas, como você gosta de fazer várias coisas por dia, não corre esse risco!

  • Vida a Dois
  • Conselhos
  • Saúde

Não é preciso ser um Einstein para adivinhar que ser viciado em séries ou filmes é perigoso para a saúde. Sim, mas quais são os efeitos negativos?, pergunta você. Um pesquisador australiano ligou esta “actividade” compulsiva a doenças como Parkinson, Alzheimer, diabetes e a até mesmo a problemas renais.

Você costuma ver séries, para descansar durante os seus preparativos de casamento? Depois de ler este post, vai querer desligar a televisão.

guardar
Game of Thrones / Photo Helen Sloan pour HBO

Cada hora passada à frente de um ecrã aumenta em 12% o risco de morte provocada por doenças respiratórias, cognitivas ou renais, conclui o estudo do Dr. Megan Grace, publicado no Medicine & Science in Sports & Exercise, a 17 de Setembro.

O pior é que a pesquisa também revela que mesmo as pessoas que vêem televisão de forma moderada – (2 a 4 horas/dia, mais ou menos a duração de dois episódios do Game Of Thrones) também devem ter cuidado e optar por outra actividade.

guardar
Photo : Jens Kreuter via Unsplash

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

E por que razão aumentam as probabilidades de contrair estas doenças? A resposta é simples e tem uma palavra-chave: sedentarismo. Quem fica sentado, sem se mexer durante horas (só levantando o dedo para fazer zapping), fica mais susceptível de contrair essas doenças.

O facto de já haverem boxes, que permitem gravar todos os programas e vê-los sete dias para trás, torna o seu acesso muito mais fácil. Por isso, são cada vez mais as pessoas a sentarem-se no sofá para verem qualquer coisa que lhe aparece à frente. A sugestão de Megan Grace é que  estique as pernas e se mexa mais entre os episódios. O mais aconselhado ainda é trocar algum do tempo que costuma passar a ver séries a correr no parque ou num ginásio.

Mas isto não quer dizer que deixe de todo de ligar à 7ª arte, em especial se estiver na companhia de quem mais ama. Nós até lhe apresentamos os dez melhores filmes da Netflix para assistir com o seu amor e ficar ainda mais apaixonada por ele. Depois, têm é de se exercitar. Descubra a melhor rotina para ficarem em forma juntos.