7 assuntos para conversar antes do casamento e evitar o divórcio

Que maravilha, vai casar com o Manel! Você não cabe em si de alegria, o que é normal, já que estão juntos há mais de quatro anos. De facto, já estava na hora de darem o “sim, aceito”, com os familiares e amigos a testemunharem, e de juntarem os trapinhos…

Foto: Aura Studio

… Só que, como qualquer casal, você já reparou que tem algumas diferenças do seu noivo. Ele gosta de campo, você de praia; ele adora vinho, mas você prefere uma boa água fresca; ele gosta de ficar em casa e você de bater perna por aí… Parecem pormenores, mas na hora de partilharem (a sério) uma vida a dois, têm de saber fazer concessões. O pior é que numa relação, a tendência é para um ser mais sacrificado que o outro, acabando sempre por ceder. Você tem de evitar isso a todo o custo. Por isso, há algumas assuntos que deverão debater antes de casar, para chegarem a um acordo prévio e já estarem (mais ou menos) preparados para o que aí vem. Tome nota:

André Lima Photography
André Lima Photography

1. Filhos?

Esta é de caras. Talvez mesmo a conversa mais importante para ter antes de casar. Os dois querem filhos? Quantos? Em que momento? Este assunto é tão sensível que o facto de os cônjuges não chegarem a acordo pode desgastar ou trazer mal-estar à relação. É muito complicado para uma pessoa que sempre sonhou em ter crianças ver esse sonho gorado pelo companheiro. Muitas vezes esse desejo é superior ao de casar e viver com aquela pessoa. Por isso, prepare-se! Se o seu noivo não quiser ter filhos e for mesmo peremptório nisso, o que vai fazer? Esperar que ele mude de ideias, casar assim mesmo ou deitar tudo para o alto (ou melhor, o Manel)? A decisão é sua!

Your Story in Photos
Foto: Your Story in Photos

2. Lides domésticas

Pois é, agora já não têm os papás para vos fazer tudo. Alguém tem de lavar a loiça, a roupa, limpar o chão e aspirar. Uiii. E isto é só um lamiré do que são as lides domésticas. Muitas vezes, os casais optam por “sacrificar” o elemento que tem mais tempo livre. Ou então, dividem as tarefas e pronto! Convém é que antes de levar a escova de dentes para a casa do Manel, saiba como ele é: organizado, respeita o bem-estar de quem vive com ele, preocupando-se com a limpeza e organização da casa, ou prefere deixar nas costas dessa pessoa. Você viu como ele agiu com aquele colega com quem partilhou um quarto, certo? Pareceu-lhe bem? Claro que você nunca vai saber de quem eram as cuecas que viu caídas no chão do corredor, depois daquela festa… A não ser que lhe pergunte e comece assim a conversa número 2. Ele terá de responder, nem que seja no próprio dia da boda… E continuar a franzir a cara!

Deambulando
Foto: Deambulando

3. Questões financeiras

Eis outra das conversas mais delicadas a ter. Sabia que grande parte dos casais se separa por motivos financeiros? Ou porque um gasta demais, ou porque gasta no que não interessa ou porque um não entende que o dinheiro não estica e culpa ou outro… You name it! O que é certo é que quando o dinheiro falta, falha o bem-estar, o raciocínio fica toldado e as pessoas até acabam por perder a razão, provocando desentendimentos desnecessários. Portanto, antes de casar, é importante que perceba bem a situação económica do Manel. Depois, devem chegar a consenso sobre alguns assuntos. O que é importante para vocês, ter casa própria? Ter um carro xpto? Viajar sempre que vão de férias? Poupar dinheiro para uma emergência? E no que diz respeito às contas, pensam em dividi-las ou será quem ganha mais que as vai pagar? Vão abrir uma conta conjunta? Tudo isso deve ser muito bem acordado, antes de “colocarem o nó na garganta”.

Foto: Jaime Neto Photography

4. Relação (mais ou menos) aberta?

É normal que você e o Manel já tenham tido outros relacionamentos antes de se terem um ao outro. Ele é ciumento ou é daqueles que lida bem com as suas conversas, mesmo que esporádicas, com os seus ex? E você suporta a Rita, aquela miúda com quem ele teve antes de si? Estão os dois bem resolvidos? Ótimo! Seja como for, ninguém é de ferro nem aguenta estar sempre a ver o seu marido/mulher de conversa com outro(s), nem que seja só no chat do Facebook. O melhor, é guardar este tópico de conversa para esclarecer isso mesmo. Explique-lhe se se sente mal ao vê-lo a sair com amigas ou se não se importa nada, já que confia nele. E ele, o que esperará de si? Uma “freira” que só pode ter amigAs?

Foto: 135 milímetros

5. A restante família

É normal que os dois tenham hábitos e rotinas familiares das quais não queiram abdicar. Por exemplo, você faz questão de jantar com os seus pais no domingo e ele nem concebe passar o Natal longe dos pais. Isso tem de ser dito antes de casarem, não vão ser apanhados desprevenidos. Até porque essa de passar o Natal só com os pais dele é demais. E se fosse o 24 de dezembro com uns pais e o 25 com os outros? Não dá?! Ui, vai ter problemas…

1Love4Ever Photography
Foto: 1Love4Ever Photography

6. Respeito pelo espaço do outro

É normal que ao início, na fase do encantamento, vocês só queiram estar juntos e façam tudo para satisfazer o outro. Mas vai surgir o momento em que voltarão a querer ter momentos a sós, com os amigos de solteiros, e a continuar aqueles hobbies que tanto gostavam. É importante que respeitem a individualidade de cada um, porque, apesar de agora serem um casal, não deixaram de ser uma só pessoa em separado, com as suas necessidades, caprichos e hábitos. Portanto, já sabe: deixe lá o Manel ir para a night de vez em quando com os amigos da faculdade. Se o ponto 4 estiver bem esclarecido, não há razões para ciumeiras.

Aguiam Wedding Photography
Foto: Aguiam Wedding Photography

7. Trabalho/carreira

Você e o Manel lidam com o trabalho da mesma maneira? São ambiciosos ou só trabalham para poder viver? Às vezes a convivência como namorados não é suficiente para que um entenda se o outro está disposto a sacrificar a carreira para ficarem juntos. Como sabe, há pessoas que saem às 7h00 de casa e só voltam às 21 horas. Você está disposta a “aturar” isso pelo Manel? Olhe, que os patrões dele não querem saber se ele acabou de casar ou não. O pior é que o seu querido quer muito agradar e receber aquela promoção. Esse comportamento pode ser compreendido se vocês tiverem trabalhos e ambições semelhantes. Quem sabe não trabalham perto um do outro e apanham o mesmo comboio? Senão, podem estar a dar início a um problema. O importante é esclarecer os seus planos e expectativas de carreira e ouvir bem as do Manel. Só assim você conseguirá processar bem essa de ele ficar fora de casa horas a fio.

Filipe Santos Fotografia
Foto: Filipe Santos Fotografia

Estes são apenas alguns dos assuntos sobre os quais deve conversar com o seu noivo. Na verdade, muita “água vai rolar” dentro do seu casamento. Cabe a si saber geri-la.

Entretanto, e porque as relações vivem de momentos bons e outros….menos bons, veja o nosso vídeo onde lhe damos conselhos fundamentais para uma relação saudável, incluindo algumas práticas que podem seguir para garantir que a chama não se apague.

Fique também com os 12 segredos para construir um lar feliz com o seu amor. E faça mesmo para que seja feliz, porque assim vai ficar elegante para sempre… Sim, sim, ajuda a manter a linha.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: Por Magia - Photography
Como cuidar da auto-estima em casal: 7 passos para o conseguir
A melhor forma de amar alguém é começar por se amar a si próprio. Desta forma poderá ajudar a sua cara-metade a fortalecer a sua auto-estima e garantir que nada vos debilite
Diana Nobre Fotografia
15 coisas que um casal deve fazer junto ao menos uma vez na vida!
A rotina, em muitas ocasiões, pode acabar com momentos especiais... E como não queremos que caia em comodismos, recomendamos-lhe 15 coisas que todos os casais devem fazer, ao menos uma vez na vida!
Foto: It's all about...
10 maus hábitos a evitar que arruínam até o casamento mais sólido
Como na Zankyou queremos que os casamentos sejam felizes, vamos deixar aqui um alerta, enunciando 10 maus hábitos que provavelmente muitos casais mantêm por demasiado tempo, que vão corroendo o amor!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação