Afinal, para que serve um wedding planner?

Olá a todos! Arranco esta minha colaboração com a Zankyou falando da importância dos Wedding Planners. Espero contribuir para “desmistificar” um pouco a actividade, que é com frequência alvo de várias ideias preconcebidas menos favoráveis, que fazem com que seja vista como algo de supérfluo, quase que apenas uma “moda”.

Solicite informação sobre “José Raposo ”
Fotos: José Raposo

Considerados imprescindíveis em muitos países, sobretudo nos anglo-saxónicos, em Portugal o recurso aos Wedding Planners ainda não é vulgar. Crê-se que é um serviço caro, sem grande utilidade, facilmente executado pelos noivos ou algum familiar mais voluntarioso e “com jeito”. Ora, na prática este julgamento prova ser limitado. Acho que a todos os noivos em alguma fase da organização da sua festa lhes passou pela cabeça como seria mais fácil se tivessem alguém a tratar-lhes da tarefa.

Não é um luxo, na medida em que um Wedding Planner tem contactos privilegiados com vários profissionais, que não se resumem apenas a um casamento, conseguindo aliar serviços de confiança a preços competitivos, incluindo alternativas. Trabalha-se igualmente sob orçamento, não há desculpas para “surpresas” de última hora. É determinado um valor máximo para o evento e com este compõe-se um conjunto de soluções, dando maior destaque a aspectos da festa que os noivos seleccionam de uma lista de preferências. Feitas as contas, o custo total acaba por não ser substancialmente diferente. Com a vantagem de que os noivos libertam-se de grande parte das burocracias e complicações. Cabe ao Wedding Planner supervisionar os fornecedores das mais diversas áreas desde o contrato à execução do trabalho.

Outra situação é que muitas vezes existem as ideias, mas os noivos não sabem como as concretizar nem têm tempo de pesquisar. Ou tentam e acabam por se dispersar. Outras vezes não há tempo nem ideias, só vontade de casar! Um bom Wedding Planner acompanha as tendências de mercado, procura sempre inovar, é criativo. Esforça-se por harmonizar combinações com a personalidade dos noivos, criando temas e estilos. Oferece soluções únicas para aquele casal específico!

Solicite informação sobre “José Raposo ”
Fotos: José Raposo

Mais uma vantagem não tão óbvia é que o Wedding Planner, sendo alguém exterior ao seio familiar, é imune aos palpites mesmo que bem intencionados do pai que quer servir cabrito na praia, ou da avó que quer ver a neta com o seu vestido de noiva anos 20 mesmo ela sendo uma roqueira de piercing no nariz (e vai daí até daria uma combinação engraçada!).

É função do Wedding Planner levar a avante o conceito inicial definido com os noivos, resolvendo essas eventuais intromissões, que com um estranho tenderão a ser menores, com sensibilidade. Acabam por se evitar aqueles amuos de parentes e amigos em vésperas do grande dia.

Um Wedding Planner não pode garantir que estará sol no dia do seu casamento, assim como não pode garantir que tudo sairá perfeito. No entanto, é sua função resolver e amenizar o impacto de algum acontecimento negativo ou imprevisto. Não é que vá precisar, mas é bom saber que para (quase) tudo há um plano de back-up.

Resumindo: por uma diferença de custos que não será extraordinariamente significativa, os noivos podem ver tratados variados aspectos, que vão muitas vezes desde o pedido de casamento à lua-de-mel, tudo pela mão de um só profissional, que lhes proporcionará boas garantias de um evento coeso, singular, e de sucesso, libertando-os de canseiras e frustrações. Com um bom Wedding Planner os noivos só têm de se preocupar em ser felizes!

Guest blogger: Berta Balinho Moreira

Publicitária de formação, foi desde sempre uma apaixonada pela temática dos casamentos. Na Primorosa – Design para Eventos, começou por criar convites personalizados, placards e outros elementos gráficos para festas, expandindo, a partir de 2011, a sua criatividade e conhecimentos a outras áreas, como o styling e planeamento. Poderá acompanhar as novidades no seu blogue, no facebook e no twitter.

É especialista numa área associada à temática do casamento e gostava de escrever na Zankyou Magazine? Contacte-nos.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

7 dicas de uma wedding planner: o que os noivos devem evitar fazer durante os preparativos
7 dicas de uma wedding planner: o que os noivos devem evitar fazer durante os preparativos
Neste artigo, apresento 7 dicas para que os noivos, os familiares e os amigos possam desfrutar da fase dos preparat
10 razões para contratar um Wedding Planner
10 razões para contratar um Wedding Planner
10 razões para a contratação de um Wedding Planner.
Socorro! Preciso de uma wedding planner
Socorro! Preciso de uma wedding planner
Precisa de uma wedding planner? Deixe a organização do seu casamento na mão de profissionais com Âme Momentos
The Quinta - My Vintage Wedding: um espaço singular onde celebrar a sua Destination Wedding com elegância e glamour!
The Quinta - My Vintage Wedding: um espaço singular onde celebrar a sua Destination Wedding com elegância e glamour!
The Quinta - My Vintage Wedding: um espaço singular onde celebrar a sua Destination Wedding com elegância e glamour!
Dois é melhor do que um: 5 provas que não precisa de ser solteira para ser bem-sucedida.
Dois é melhor do que um: 5 provas que não precisa de ser solteira para ser bem-sucedida.
Não pense que assim que dizer “O” sim a sua vida mudará radicalmente. Os seus hábitos e as suas rotinas vão mudar um bocadinho, claro, mas o essencial permanecerá o mesmo. Continuará tão genial, trabalhadora, criativa e inteligente casada quanto quando era solteira. Aliás, estar casada com uma pessoa que a ame e que a faça querer ser a melhor versão de si mesma até funcionará a seu favor. Damos-lhe 5 provas disso já de seguida.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação